Tutorial do Lightworks
Existem muitas ferramentas de edição de vídeo no mercado, algumas gratuitas e outras pagas. E embora todas essas ferramentas sejam projetadas para facilitar a edição perfeita de seus vídeos, todas elas têm maneiras e recursos diferentes para atingir esse objetivo. Um dos mais reconhecidos desses editores de vídeo é o editor de vídeo Lightworks.
Este editor de vídeo oferece uma versão gratuita e paga, com a variação entre os dois sendo os recursos. Em seu passado recente, o Lightworks era um editor de vídeo famoso por ser usado para editar filmes de Hollywood, mas desde então foi reduzido para ser útil na edição de vídeos digitais de hoje. Uma das coisas que é muito impressionante sobre Lightworks é que a versão gratuita oferece uma gama de recursos que rivalizam com a maioria dos programas pagos, embora ele suporta menos opções de exportação.
Neste artigo, vamos compartilhar com você um tutorial completo do Lightworks. Nele, vamos compartilhar com você como fazer o download e como usar o Lightworks para ajudá-lo a decidir se esta é a melhor ferramenta para suas necessidades de edição de vídeo.
Baixar e instalar
Vamos começar com onde você começaria ao usar qualquer tipo de software: baixe e instale o programa.
Lightworks funciona em Windows, Mac e Linux. Para descarregar qualquer uma das versões do programa, vá para https://www.lwks.com/ em seguida, selecione a versão que deseja baixar.
Os usuários do Windows podem baixar a versão de 32 bits ou a versão de 64 bits, dependendo do sistema operacional em execução. Após o download do arquivo executável, clique duas vezes nele e siga as instruções do Assistente de instalação para instalar o programa.
Os usuários de Mac podem descarregar a versão mais recente do "DMG", clicando no botão "Baixar DMG". Uma vez que o DMG é baixado, você pode simplesmente arrastá-lo para "Aplicativos".
Os usuários do Linux podem baixar os arquivos DEB ou RPM clicando nos botões correspondentes.
Requisitos do Sistema
A seguir estão os requisitos de sistema que você deve ter para usar o Lightworks em seu computador, dependendo do sistema:
Especificações / OS |
Windows |
Mac |
Linux |
Versão dos sistemas operacionais suportados |
Windows Vista, Windows 7, Windows 8/8. 1 e Windows 10 |
Mac 10.9 e superior |
Ubuntu / Ubuntu / Xubuntu 14.04 e superior Mint17 e superior Fedora 20 e superior |
Especificações do sistema recomendadas |
Chipset Intel i7 ou mais rápido, chipset AMD rápido Chipset Intel i7 ou mais rápido, chipset AMD rápido 3 GB de RAM ou superior Dois monitores de alta resolução (1920 x 1080) ou superior Placa gráfica PCI Express (NVIDIA ou AMD) com 1 GB ou superior e suporte para DirectX 9 (Apenas Windows) Unidades de mídia e sistema separadas (podem ser internas ou externas, desde que a interface seja adequadamente rápida) Placa de som compatível 200 MB de espaço em disco para instalação do Lightworks |
||
Grafico |
Gráficos NVIDIA e AMD |
Como editar vídeos no Lightworks
O Lightworks oferece aos usuários várias opções de edição de vídeo, embora as opções que você obtém dependam da versão do Lightworks que você possui. O tutorial a seguir está centrado em algumas das opções de edição mais comuns disponíveis no Lightworks e como usá-las.
Criar um novo projeto
Para começar, você precisa baixar e instalar o programa no seu computador. Você pode encontrar o link e instruções sobre como instalar o programa acima. Assim que o programa estiver instalado no seu computador, siga estes passos simples para criar um novo projeto:
Passo 1: Na interface principal do programa, clique no link "Criar um novo projeto" na tela.
Passo 2: Uma nova caixa de diálogo aparecerá solicitando que você nomeie o projeto. Digite seu nome preferido para o projeto no campo fornecido. Nessa mesma caixa de diálogo, você também pode selecionar a taxa de quadros conforme necessário e, se quiser usar taxas de quadros diferentes no mesmo vídeo, selecione a opção "Taxas mistas" no menu suspenso.
Clique em "Criar" topo abra uma nova página do projeto. Nesta página, você verá uma aba log. Você pode usar esta aba Log para abrir quatro títulos na tela para acessar vários recursos exclusivos, incluindo o seguinte:
- O título dos Visualizadores localizado no canto superior direito da tela tem marcadores de Sinalização e Metadados
- O título de Edição tem várias opções para editar o vídeo, incluindo opções para editar a linha do tempo, visualizar vídeos selecionados e controlar várias seções do projeto
- O título VFX pode ser usado para gerenciar o tamanho do visualizador, mas também terá configurações que permitem gerenciar o alinhamento de títulos e legendas
- O título de Áudio destina-se a ajudá-lo a gerir facilmente quaisquer definições de áudio no projeto
Importar mídia
Depois de criar um novo projeto, você precisará adicionar os materiais de origem que irão para o vídeo. Veja como fazer isso:
Passo 1: Clique na aba Arquivos locais.
Passo 2: Clique em "Locais" para procurar no seu computador os arquivos que pretende adicionar ao projeto. Você pode achar que não pode adicionar arquivos de mídia incompatíveis com a taxa de quadros escolhida.
Passo 3: Selecione o método de importação de arquivos na lista pendente. Você pode escolher "Criar link", "Copiar local" ou "Transcodificar".
Passo 4: Agora clique no arquivo de mídia desejado para importar. Se pretender importar mais do que um ficheiro, pode usar as teclas "Ctrl + Shift" do teclado para selecionar todos os arquivos.
Reproduzir usando o Visualizador
O Visualizador permite que você reproduza o vídeo durante a edição para garantir que o processo de edição esteja indo como deveria. Veja como usar esse recurso valioso:
Passo 1: Para abrir o vídeo no Visualizador, você pode clicar duas vezes no vídeo ou arrastar e soltar o título para o Visualizador. O vídeo será aberto no Visualizador com seu título ou nome na parte superior do Visualizador.
Passo 2: Você pode então usar o atalho de teclado para reproduzir o arquivo de mídia. Você também pode percorrer o vídeo usando o marcador vermelho na faixa indicadora.
O Gravador de Tela tudo-em-um e Editor de Vídeo
- Gravar simultaneamente o tela do ambiente de trabalho e a webcam
- Edite clipes gravados rapidamente com uma ampla gama de ferramentas profissionais
- Muitos modelos e efeitos integrados
- Exporte para MP4, MOV, MKV, GIF e vários formatos
Adicionar um vídeo à linha do tempo
Para começar a editar o vídeo, você precisará adicioná-lo à linha do tempo. Esta parte é muito fácil, basta ir para a aba "Editar" e, em seguida, basta arrastar o vídeo para a linha do tempo.
Se quiser ampliar o conteúdo do vídeo, utilize o ícone "+" no canto superior esquerdo da tela. Basta clicar nele até que o conteúdo esteja no tamanho desejado.
Editar os videoclipes
Se houver várias seções do videoclipe que você gostaria de remover do vídeo, veja a seguir como cortar o videoclipe:
Passo 1: Passe o mouse sobre a seção do clipe que deseja cortar ou aparar. Você deve ver colchetes brancos aparecerem. Coloque o botão esquerdo do mouse onde estão os colchetes.
Passo 2: As partes próximas da área que deseja cortar aparecerão em amarelo, indicando que o clipe selecionado foi separado do resto do vídeo.
Passo 3: O Visualizador agora estará no modo "Visualização de corte", mostrando os quadros em ambos os lados da seção que você acabou de cortar.
Passo 4: Clique no botão "Pré-visualizar" abaixo do visualizador e ambos os vídeos começarão a ser reproduzidos em uma sequência. Este recurso destina-se a permitir que você tenha certeza de que cortou o vídeo no local correto.
Passo 5: Quando tiver certeza, você pode sair da "Visualização de corte" clicando no botão "Fechar".
A aba "Editar" permite que você faça muito mais do que apenas cortar os vídeos. Você pode adicionar algumas transições e até mesmo editar o áudio para criar um vídeo único e atraente.
Exportar o vídeo
Depois de concluir todas as edições que você gostaria de aplicar o vídeo, você precisará exportar o vídeo para facilitar o compartilhamento. Para exportar o vídeo, siga estes passos simples:
Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no clipe, linha do tempo ou sequência e selecione "Exportar" nas opções que aparecem.
Passo 2: Escolha o formato para o qual deseja exportar o vídeo. As várias opções incluem formatos de câmera, arquivos de mídia, backup de Intercâmbio, alvos, títulos de submenu e presentes, entre muitos outros.
Passo 3: Vai aparecer uma caixa de diálogo que lhe permitirá selecionar quaisquer configurações adicionais para o vídeo. Depois de selecionar todas as suas configurações preferidas, clique em "Iniciar" e o programa começará a exportar o vídeo de acordo com suas especificações.
Lightworks oferece muitas opções quando se trata de edição de vídeos. Mas, como você pode ver no tutorial acima, pode ser muito difícil trabalhar com ele, especialmente para iniciantes. Mas uma vez que você entenda, pode ser muito útil para editar todos os tipos de vídeos e exportá-los em uma variedade de formatos.
David
chief Editor