Crie Vídeo de Apresentação para Entrevista de Emprego

David
02/09/2024 • Arquivado para: Dicas sobre gravação de tela

Em um mercado de trabalho lotado, seu currículo precisa estar cabeça e ombros acima de todos os outros, se você quer ter a chance de realizar o seu sonho. Portanto, embora possa não ser uma exigência na maioria dos mercados de trabalho, mais e mais pessoas estão optando por incluir apresentações em vídeo de si mesmas como parte de seu currículo. A natureza envolvente do vídeo garante que você deixará uma impressão duradoura em seu empregador potencial, aumentando assim as chances de receber pelo menos uma ligação de volta, se não o emprego.

Mas, assim como todos os outros aspetos do seu currículo, o vídeo de autoapresentação precisa mostrar o melhor de “você”. Isso significa que o conteúdo deve ser relevante, mas também que a produção deve ser estelar. Você não pode esperar que um possível empregador assista ao vídeo até o fim, independentemente da duração, se a qualidade não for perfeita.

Se é a primeira vez que cria um vídeo de autoapresentação ou se deseja aprimorar aquele que já criou, este artigo será muito útil para você. Nele, compartilharemos com você a melhor ferramenta para criar um vídeo de apresentação e o melhor conteúdo para incluir no vídeo.

Como Fazer um Vídeo de Autoapresentação

Antes que você possa se preocupar com o conteúdo a incluir em seu vídeo introdutório, é vital que você escolha a maneira certa de fazer o vídeo. Embora existam muitas ferramentas que você pode usar para criar o vídeo, apenas uma garante que você será capaz de gravar o vídeo com a qualidade desejada e, em seguida, editar o vídeo para obter a melhor versão. Esta ferramenta é o Wondershare DemoCreator. A seguir estão alguns dos recursos que o tornam a solução ideal;

  • Ele permite que você capture a melhor qualidade de vídeo e som de sua webcam
  • O vídeo pode ser capturado exclusivamente, usando uma taxa de frames que você pode configurar a seu gosto
  • Você pode então usar várias ferramentas de edição muito fáceis para editar o vídeo e fazê-lo da maneira certa
  • É tão fácil de usar que você pode fazer tudo isso em apenas 3 etapas simples.

Teste Grátis
downlaod democreator100% seguro
Teste Grátis
downlaod democreator100% seguro

Para usar o DemoCreator para fazer um vídeo de apresentação, siga estas etapas simples;

Etapa 1: Baixar e Instalar o Programa

Comece instalando o programa em seu computador. Baixe o instalador para o seu computador e clique duas vezes nele para iniciar o processo de instalação.

tela de gravação do democreator

Quando o processo estiver concluído, basta clicar duas vezes no ícone do programa para abri-lo e começar a gravar o vídeo.

Etapa 2: Definir as Configurações

Na janela principal do programa, clique em “Capturar” para selecionar esta opção e como usaremos a webcam para gravar o vídeo, basta configurar as opções “Áudio” e “Câmera”.

configurações de captura de tela

Clique na guia “Áudio” e certifique-se de que “Capturar” esteja selecionado na seção “Microfone”. Você também deve se certificar de que “Não capturar” está selecionado na seção “Áudio do computador”, uma vez que não queremos capturar nenhum som além da sua própria voz.

Agora, clique na seção “Câmera” e certifique-se de que “Capturar” esteja selecionado na seção “Câmera” para ligar a webcam. Você também pode escolher a resolução e a taxa de frames que deseja usar.

Etapa 3: Começar a Gravação

Clique em “Capturar” para iniciar a gravação.

O programa começará uma contagem regressiva de 3 segundos, antes do início da gravação. Você pode usar a tecla “F10” para interromper a gravação ou a tecla “F9” para pausar.

tela de início de gravação

Assim que a gravação for concluída, não se esqueça de salvar o vídeo. Os melhores formatos a serem usados são MP4, MPEG-2 e MPEG-4.

Parte 2: O que Dizer em um Vídeo de Autoapresentação

Com a primeira etapa fora do caminho (agora você sabe que pode criar um vídeo de alta qualidade), vamos chegar ao que talvez seja o especto mais importante do vídeo: o conteúdo. Lembre-se de que o discurso que você fará no vídeo será o seu cartão de visita e você pode querer preparar o discurso com antecedência. Portanto, não é uma boa ideia apenas improvisar aqui; você precisa estar preparado.

A seguir estão algumas dicas para ajudar a escrever seu discurso com base no que você deve dizer em um vídeo de autoapresentação;

  • Não tenha pressa em escrever o discurso; demore o tempo que for necessário para determinar o que vai dizer. Lembre-se de que você deseja apresentar seus melhores atributos e não é uma boa ideia esquecer nenhum deles.
  • Enquanto você pensa no que dizer, também é uma boa ideia determinar como você vai dizer isso. Pense em uma maneira interessante de apresentar seus atributos ao seu empregador em potencial.
  • Como você está criando um vídeo com o objetivo de procurar emprego, é sempre uma boa ideia incluir sua formação e experiência de trabalho no vídeo.
  • Também é uma boa ideia incluir os motivos pelos quais você acha que seria a pessoa certa para a organização ou empresa deles. Use uma linguagem que diga ao seu empregador em potencial por que você acha que é a pessoa certa para o cargo.
  • Tenha confiança ao fazer o discurso do seu vídeo. Quando as palavras saem claramente, você soa e parece preparado, um fator que pode ser muito vantajoso para seus clientes potenciais.
  • Certifique-se de que seu som é o mais natural possível ao gravar o vídeo. Não tente articular a língua com um sotaque diferente ou você tropeçará em todas as palavras.
  • Mantenha contato visual e você pode fazer isso facilmente olhando para a câmera o tempo todo e imaginando que está tendo uma conversa cara a cara com uma pessoa.

Um dos outros aspectos mais importantes a ter em mente ao escrever seu discurso é a duração. Os vídeos de autoapresentação mais eficazes são aqueles mantidos com menos de 3 minutos de duração. Mais do que isso e você corre o risco de perder a atenção do seu empregador em potencial. Portanto, ao planejar a palestra para o vídeo, pratique algumas vezes para garantir que ela permaneça dentro da duração de 2 a 3 minutos.

Depois de terminar a preparação do discurso, veja como apresentar as informações para efeito máximo;

  1. Apresente-se

Idealmente, esta parte do vídeo deve ser a mais curta, pois você fornecerá apenas as informações mais relevantes. Na sua apresentação, você deve incluir seu nome, idade e país de origem. Se tiver tempo, você também pode mencionar alguns dos idiomas que fala.

  1. Fale sobre sua Educação

A maioria dos empregadores deseja saber o seu nível de educação e, portanto, este é um componente importante do seu vídeo introdutório. Mencione o seu nível de escolaridade e todos os diplomas que possui e as especialidades que estudou.

  1. Fale sobre sua Experiência

Esta é outra informação muito importante para o empregador, independentemente da posição para a qual você está se candidatando e, portanto, deve ocupar grande parte do vídeo. Mencione algumas das empresas relevantes para as quais trabalhou no passado, pois isso mostrará ao seu potencial empregador que você é apaixonado pelo seu trabalho.

Parte 3: O que Evitar Dizer em um Vídeo de Apresentação

Assim como há algumas coisas que devem ser incluídas em um currículo de vídeo, há algumas coisas que você não deve dizer. Elas incluem o seguinte;

  • É muito importante evitar falar mal de seu empregador anterior. Isso só vai pintar você de uma luz ruim e reduzir suas chances de conseguir o emprego,
  • Não inclua nenhum detalhe pessoal de sua vida. Além de seu nome, idade e país de origem, seu empregador provavelmente não tem interesse em quaisquer outros detalhes pessoais, como seu estado civil.
  • Não use o currículo em vídeo para substituir um currículo escrito. Existem alguns empregadores que ainda preferem um currículo escrito e, como você pode descobrir mais em um currículo escrito do que em um vídeo, ter os dois também será benéfico para você.
  • Também é importante certificar-se de que você está vestido adequadamente para a entrevista em vídeo. Não vista algo que você não usaria em uma entrevista de emprego pessoal e mantenha o vídeo o mais profissional possível.
  • Se você for postar o vídeo na internet, não se esqueça de definir a visibilidade para “privado”.

Os vídeos de autoapresentação são apenas uma das ferramentas em seu arsenal que você pode usar em sua busca pelo emprego perfeito. Mas eles são uma ferramenta importante, pois dão ao seu empregador em potencial uma ideia clara de quem você é e o que eles podem esperar de você. Portanto, quando feito corretamente, um vídeo auto-introdutório pode melhorar significativamente suas chances de conseguir o emprego dos sonhos.

David

David

chief Editor