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Como inverter a sala de aula: 6 modelos e 9 atividades

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre gravação de tela

A sala de aula invertida é um modelo que oferece a estrutura básica de um curso e suas tarefas de casa por meio de vídeos. Normalmente, os alunos assistem um vídeo curto que aborda os pontos-chave de uma próxima palestra com antecedência, a fim de dar a eles uma ideia do que devem esperar dela.

Idealmente, com o uso de várias ferramentas digitais eficientes, os estudantes se envolvem mais no debate e na busca de respostas durante a aula.

 Contasse

Parte 1. O que é uma sala de aula invertida?

Muitos reformistas acreditam que o modelo de sala de aula invertida é a revolução que precisamos ver no campo da educação, mas esse é apenas o primeiro passo para isso.

É verdade que quando os alunos têm ideias básicas gravadas em suas mentes, eles serão mais ativos durante a aula, mas não podemos confiar nessa técnica para melhorar o sistema educacional.

Como muitas outras, esta é uma ferramenta que pode ser utilizada para se ter uma aprendizagem eficaz. Ainda é o professor quem deve ministrar a aula e assumir o controle de quando e como usar as ferramentas disponíveis.

Parte 2. Questões a considerar ao usar a sala de aula invertida

1. O conteúdo fornecido estimula o processo de pensamento?

A maioria dos alunos questionará a necessidade de assistir ao conteúdo que seu professor os apresenta, especialmente se não o considerar inspirador ou se ele não os fizer querer ampliar suas habilidades intelectuais.

2. Você sabe usar os modelos mais engajantes?

Sendo professor, é preciso sempre saber usar diferentes técnicas ou modelos envolventes como o ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) ou o UBD (Understanding by Design) para tornar esse método mais eficaz.

3. Você planejou quais recursos tecnológicos usará na sala de aula invertida?

O modelo de sala de aula invertida precisa de um planejamento adequado, no qual o professor deve definir se enviará o mesmo vídeo para todos os alunos ou se eles terão a opção entre dois ou mais para o processo de aprendizado. 

4. Como identificar os resultados da sala de aula invertida?

Para tirar o máximo proveito desse modelo, é necessário refletir e calcular a eficiência do método e ver como ele está ajudando os alunos no processo de aprendizado. 

Parte 3. Modelos e atividades para a sala de aula invertida

Modelo 1. A sala de aula invertida padrão

Nesse modelo, os alunos geralmente precisam assistir a um vídeo, ouvir um áudio ou ler um material antes da aula, o que lhes permite obter informações e entender os principais conceitos do assunto. 

O professor pode envolver a sala de aula em um debate por meio de perguntas, organizar um questionário de múltipla escolha para garantir o aprendizado, etc. Este método aumenta o tempo de interação entre professor e alunos e ainda dá mais tempo para uma conversa individual com cada um deles para responder a perguntas ou melhorar o processo de aprendizagem.

Modelo 2. A sala de aula invertida falsa

Este modelo é eficaz para alunos que não têm computadores ou acesso à internet em casa e também para os alunos mais jovens. O modelo de sala de aula invertida falsa permite que os estudantes vejam os vídeos durante a aula e estudem em seu próprio ritmo. Isso permite que eles vejam as informações por conta própria enquanto o professor está lá para orientá-los e responder às suas perguntas. Depois que todos terminam de assistir ao conteúdo atribuído, o professor usa outras atividades para ver o que eles aprenderam com o material fornecido. Este método também garante que todos os alunos estejam realizando a tarefa e que cada um deles esteja engajado na conclusão dela.

Modelo 3. A sala de aula invertida focada em demonstrações

Algumas disciplinas específicas, como química, física, etc., exigem a repetição do conteúdo para permitir que os alunos absorvam as informações que estão sendo compartilhadas em sala de aula. Esse método também garante que eles tenham tempo para processar o conteúdo em seu próprio ritmo, pois ele é repetitivo e eles podem apreendê-lo sempre que seus conceitos forem esclarecidos.

Modelo 4. A sala de aula invertida focada em debates

Este tipo de modelo é especialmente útil no ensino de assuntos que precisam de contexto como, por exemplo, literatura, arte, história, etc. Nele, o professor reproduz um conteúdo relevante que pode ser um TED Talk, um vídeo do YouTube, um documentário ou qualquer outra palestra relacionada ao tema e, depois, um tempo específico é designado para realizar a discussão. Ela ajuda no compartilhamento de ideias derivadas do conteúdo que foi mostrado, levantando questões para discutir posteriormente e esclarecendo conceitos entre os alunos. As atividades em sala de aula podem ser divididas em duas categorias:

A. Atividades individuais:

Atividade 1: Round Robin

 Round

Nesta atividade, a sala de aula é dividida em pequenos grupos de 4 a 6 alunos e eles têm de 5 a 15 minutos durante os quais um membro diz uma palavra relacionada ao conteúdo que foi mostrado. Depois disso, outro membro diz uma palavra relacionada à primeira e assim por diante. Esta atividade é encerrada quando cada integrante tiver proferido de cinco a seis palavras sobre o tema.

Atividade 2: Método Aquário

 Aquário

Um grupo de 3 a 5 alunos recebe de 15 a 20 minutos para discutir o tópico em questão e o resto da turma ouve atentamente. O professor pode interrompê-los, se necessário, para direcionar a conversa, enquanto os outros alunos podem fazer anotações e criticar a discussão. Após a conclusão da atividade, todos podem fazer comentários e iniciar um debate.

B. Atividades em grupo:

Atividade 1: Método Think-Pair-Share

 Pensar

Os alunos recebem um conteúdo importante ou uma pergunta para responder entre 5 e 15 minutos. Assim que terminarem, eles discutirão suas respostas ou pensamentos em duplas e depois toda a turma participará.

Atividade 2: Entrevista em Três Etapas

Nesta atividade, os alunos são agrupados em pares. Um aluno questiona o outro sobre o conteúdo que aprendeu do vídeo ou de aulas anteriores. Eles terão que fazer perguntas por conta própria. Terminada esta parte da atividade, a dupla compartilhará as informações que coletaram com outra dupla.

Atividade 3: Agrupamento por Afinidade

Os alunos são divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e recebem de 30 a 45 minutos para escrever suas ideias individualmente e depois compartilhá-las com o restante do grupo. Esta atividade garante que cada um deles aprenda as mesmas coisas que o outro aprendeu.

Atividade 4: Ensaio Diádico

Cada aluno vem para a aula com uma pergunta estruturada sobre o vídeo ou tópico relacionado e pede para que outro aluno a responda. Dentro de um intervalo de tempo de 30 a 45 minutos, todos responderão as perguntas uns dos outros e, posteriormente, compartilharão as respostas com o resto da turma enquanto o professor adiciona, direciona e manipula tudo o que foi respondido para enquadrar no que está sendo ensinado.

Atividade 5: Estudo de Caso

Os alunos têm de 1 a 2 horas para esta atividade e são divididos em grupos de 3 a 6 pessoas que usam informações teóricas e as aplicam em situações da vida real. Depois de terem encontrado uma solução para os problemas, podem partilhar sua conclusão com o resto da turma.

Modelo 5. Professor invertido

 Invertendo

O professor também pode fazer uso do modelo de sala de aula invertida, atribuindo aos alunos o processo de criação de conteúdo por meio da encenação. Os alunos serão convidados a reproduzir seus vídeos durante a aula. Existem dois métodos para isso:

Atividade 1: Encenação

Os alunos assumem diferentes papéis e fazem encenações para demonstrar o que aprenderam na aula. Isso também ajuda outros estudantes a entender melhor o tópico.

Atividade 2: Grupo de Investigação

Os estudantes são divididos em grupos de 2 a 5 pessoas e têm entre 1 e 2 horas para discutir um artigo atribuído anteriormente pelo professor. Isso permite que eles tenham uma compreensão mais profunda do assunto.

Modelo 6. Sala de aula invertida virtual

Este tipo de modelo é ideal para estudantes universitários, onde os professores podem apresentar um vídeo ou documentário durante a aula, atribuir mais tarefas e coletar trabalhos. Nesse tipo de ambiente, os alunos recebem um tempo para ter uma discussão individual com seus professores para aprender mais sobre determinados assuntos.

Conclusão:

Acima, aprendemos sobre os 6 modelos e 9 atividades relacionados à sala de aula invertida, que é um modelo que oferece a estrutura básica de um curso e sua lição de casa por meio de vídeos. Se os alunos quiserem fazer a gravação da tela da sala de aula invertida para rever os pontos principais de uma próxima aula, o Wondershare DemoCreator será uma ótima ferramenta para usar. Ele pode não apenas gravar a palestra, mas também ajudá-lo a destacar os pontos-chave. Ao mesmo tempo, após o processo de gravação, ele ajuda você a fazer edições adicionais.

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David

David

chief Editor