Editor de vídeo de código aberto grátis
A edição de vídeo no mundo moderno se tornou uma necessidade básica e as mídias sociais se tornaram um fator muito importante em nossas vidas. Criar conteúdo de vídeo não é apenas para profissionais, mas também para pessoas comuns que desejam compartilhar informações ou manipular vídeos. As pessoas que criam tutoriais e outros vídeos desse tipo também precisam de um editor de vídeo. Um editor de vídeo gratuito e de código aberto é um programa importante que os usuários precisam ter.
Os editores de vídeo são divididos em categorias de código fechado e código aberto. Os programas de código fechado fornecem funções básicas como corte, adição de faixas de áudio e velocidade de renderização. O programa de edição de vídeo de código aberto geralmente é um pouco mais especializado e adiciona um toque que o código fechado não pode adicionar.
O programa de edição de vídeo de código aberto pode ser personalizado de acordo com as necessidades do usuário. Pessoas com algum conhecimento prático de codificação preferem estes tipos de programas. A indústria de edição de vídeo cresceu rapidamente, especialmente nos primeiros anos, e existem muitas opções. O maior obstáculo para os usuários é escolher o melhor programa de edição de vídeo gratuito e de código aberto. Aqui, damos algumas opções.
Top 8 editores de vídeo de código aberto
LiVES
O LiVES é um sistema de edição de vídeo projetado para ser simples sem comprometer a qualidade. É o editor de vídeo gratuito de código aberto mais útil para iniciantes e, embora seja menor em tamanho, possui muitos recursos avançados. O LiVES realiza suas ações misturando desempenho de vídeo em tempo real e edição não linear em um programa de qualidade profissional.
Este é um editor que é preciso no que diz respeito ao enquadramento e amostragem. Também pode ser usado na forma de uma ferramenta de VJ para fornecer performances de nível profissional. Além de suportar os padrões mais recentes.
Ele possui os seguintes recursos.
- Fornece edição que é precisa para quadros.
- Edita vídeos em tempo real.
- Pode ser controlado usando um teclado, MIDI e um controle.
- Fornece suporte a várias faixas.
- Fornece controle de teclado VJ enquanto a reprodução está acontecendo.
- Suporta plugins.
- É compatível com muitos frameworks de efeitos como áudio LADSPA, entre outros.
Vidcutter
O Vidcutter está entre os melhores programas de edição de vídeo gratuitos de código aberto. Ele fornece serviços como corte e junção de vídeo. É compatível com os formatos de vídeo mais populares, como MP4, AVI, MPEG, MOV e FLV.
Este programa continua sendo atualizado com novos recursos. Ele se desenvolveu para ser adequado para requisitos mais modernos e requisitos de quadros. Possui barras de progresso que permitem ao usuário acompanhar o progresso que foi feito em um clipe. Ele também oferece uma opção de transmissão, áudio ou vídeo no editor. Possui os seguintes recursos.
- Funciona muito bem para cortar vídeos e juntá-los.
- Existem opções para gravar clipes de acordo com as preferências do usuário.
- Existe uma opção para salvar os projetos e trabalhar neles mais tarde.
- O backend é suportado pela FFmpeg.
Flowblade
O Flowblade é um programa editor multifaixa e não linear que foi lançado sob a licença GPL3. É um editor de vídeo de código aberto gratuito e pode ser usado por iniciantes ou profissionais. Ele fornece as ferramentas que são padrão da indústria na criação de fluxo de trabalho, movimento e corte de vídeos. Possui uma ferramenta de correção de cores, mas é somente para Linux.
Estão disponíveis os seguintes recursos.
- Oferece controle avançado da linha do tempo.
- Fornece edição em níveis de várias faixas.
- Também fornece a ferramenta G'Mic.
- A maioria dos formatos de vídeo e áudio são suportados pelas bibliotecas FFMpeg.
Openshot
O Openshot é um editor de vídeo gratuito de código aberto para iniciantes e profissionais sendo extremamente popular entre os usuários. É particularmente popular para as pessoas que possuem um mac e é o mais eficaz para elas. Oferece um instalador DMG para Mac OSX para que o usuário não precise compilar ou instalar manualmente.
Os seguintes recursos fazem do Openshot uma ótima opção para os usuários.
- Suporta quase todos os formatos de vídeo e áudio existentes.
- Fornece a estrutura para animação de quadros-chave.
- Também fornece o suporte a multifaixas.
- Possui integração à área de trabalho com suporte para arrastar e soltar.
- A transição de vídeo ocorre com as visualizações em tempo real.
- Oferece efeitos de animação 3D e mosaicos.
- A linha do tempo é avançada e fornece recursos como suporte a arrastar/soltar, rolagem, zoom e encaixe.
Avidemux
O Avidemux é recomendado por muitos, especialmente aqueles usuários que procuram um editor de vídeo básico de código aberto em todas as plataformas. Este é um programa que oferece recursos para salvar, cortar, adicionar filtros e executar tarefas básicas. Este programa está sempre em desenvolvimento, apesar dos relatos de que pode ter sido abandonado. Existem alguns recursos que deixam este programa entre os mais procurados, listados abaixo.
- Está disponível em plataformas Linux, macOS, Windows e BSD.
- Suporta todas as principais plataformas de vídeo, como MP4, AVI e outros formatos.
- Tem a capacidade de cortar vídeos, além de fornecer suporte a filtros.
- É fácil de usar e particularmente adequado para iniciantes.
Virtualdub
É um utilitário de processamento e captura de vídeo para a plataforma Windows de 32 e 64 bits. Embora não tenha o poder de um editor como o Adobe Premiere Pro, ele é criado e simplificado para operações lineares rápidas de vídeo. Possui a capacidade de processamento em lote para o processamento de um número maior de arquivos e isso pode ser estendido com a adição de filtros de terceiros. É voltado principalmente para o processamento de arquivos AVI, mas pode ler os arquivos MPEG-1 e também é capaz de lidar com as imagens BMP. Tem as seguintes características.
- Oferece taxas de quadros fracionárias, portanto, o usuário pode obter os quadros exatos por segundo.
- Possui acesso otimizado ao disco para um uso muito mais consistente do disco rígido.
- Tem um medidor de volume integrado, bem como um histograma para monitorar o nível de entrada.
- Existe uma opção para reduzir em tempo real e reduzir o ruído, bem como a troca de campo.
- Tem monitoramento detalhado que inclui os níveis de compactação, espaço livre em disco e uso da CPU.
- Possui atalhos de teclado e mouse para que as operações sejam mais rápidas.
- O layout da interface é limpo.
Pitvi
Este é mais um editor de vídeo de código aberto disponível apenas para Linux. A interface do usuário é extremamente fácil e amigável para o usuário e oferece recursos que podem ajudar na realização de algumas edições avançadas também. Ele pode ser instalado com a ajuda do Flatpak ou procurando o código fonte disponível no site. As características deste programa são as seguintes.
- Todos os principais formatos de vídeo são suportados pelo uso do GStreamer Multimedia Framework.
- Existem linhas de tempo avançadas que são independentes das taxas de quadros.
- Existem efeitos animados junto com transições.
- Existem formas de onda de áudio.
- Possui visualizações em tempo real para recortar.
Cinelerra
O Cinelerra é muito popular quando se trata de edição de vídeo de código aberto. Existem muitas versões e cada versão oferece algo novo em termos de capacidade e recursos. O Cinelerra GG está entre os mais preferidos.
Está entre os editores mais baixados e está em uso há muito tempo, também vem sendo usado por muitos cineastas. Oferece filtros e opções de áudio como nenhum outro programa e possui um poderoso compressor. Existem novos recursos que continuam sendo adicionados a este programa, especialmente quando se trata de correção de cores.
- Tem uma linha do tempo avançada.
- Possui sistema de rastreamento de movimento.
- Tem estabilização de vídeo.
- Possui correção de cores.
- O áudio pode ser masterizado.
Conclusão
Além dos programas recomendados, existem outros, como o programa de edição de vídeo gratuito e de código aberto kdenlive, juntamente com alguns outros que também podem fazer as mesmas tarefas. Esses programas são boas opções para aqueles que procuram uma experiência um pouco melhor do que usar um programa de código fechado. Os programas de código aberto dão um toque mais profissional ao espectador e criam uma experiência como nunca antes. Eles são muito mais populares hoje em dia nas redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeo.
David
chief Editor