Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

DaVinci Resolve vs. Final Cut Pro

David
16/01/2024 • Arquivado para: Editores de vídeo

Quando se trata de edição não linear, existem alguns aplicativos que podem funcionar com a mesma consistência e estabilidade. Para usuários de Mac, a escolha mais óbvia é o Final Cut Pro; no entanto, existem algumas opções que estão surgindo, como o DaVinci Resolve da Blackmagic Design. O aspecto mais importante de um editor de vídeo é sua otimização com o sistema operacional (SO). O que estamos vendo é praticamente uma batalha entre DaVinci Resolve 14 vs. Final Cut Pro X em 2020.

Existem muitas opções disponíveis no mercado, e é óbvio que uma pessoa que é iniciante ou está prestes a iniciar uma carreira em edição de vídeo ficará confusa. Não há nada com que se preocupar, pois estamos aqui para ajudá-lo com uma comparação detalhada. Para um iniciante, é muito importante que a interface seja fácil de usar e também esteja dentro do orçamento.

Agora, sem mais delongas, é hora de mergulhar nas semelhanças e diferenças que esses aplicativos têm a oferecer. É sabido por todos os usuários de Mac que os aplicativos nativos que vêm como cortesia no pacote não são tão ricos em recursos e, também, uma grande parte dos aplicativos suportados não oferece suporte em outras plataformas. O DaVinci Resolve da Blackmagic Design também está disponível para Windows, e alguns recursos básicos são disponibilizados gratuitamente.

Comparação geral

Antes de passarmos para a comparação detalhada, é muito importante dar uma olhada rápida em todos os recursos e variações.

Recursos

Davinci Resolve

Final Cut Pro

Interface do usuário (IU)

Pode ser um pouco complexo para iniciantes

A interface do usuário no FCP é intuitiva e fácil de usar

Compatibilidade (SO)

Está disponível para Windows e Mac

Só é compatível com Mac

Preço

Vem com uma versão gratuita e paga de US$299

Vem na única versão paga de US$299

Suporte 4K

Sim

Sim

Áudio

Poucas opções de áudio estão disponíveis, como mixagem, edição, etc.

Uma ampla gama de opções está disponível, por exemplo, keyframing (quadro chave), som surround, predefinições de áudio, etc.

Plug-ins

Poucos plug-ins estão disponíveis, e mais estão sendo desenvolvidos a cada dia.

Sendo mais popular, uma ampla gama de plug-ins está disponível.

Gráficos de movimento

Recursos básicos de animação estão presentes. Ele fornecerá opções completas de efeitos visuais (VFX) por meio do Fusion

Pode integrar com o Apple Motion para todas as animações e keyframing (quadro chave)

Multicâmera

Compatível

Compatível

Correção de cor

Um conjunto avançado de ferramentas de gradação de cores está disponível

Com algumas predefinições de filtro, as ferramentas de gradação de cores são limitadas

Interface

Agora que estabelecemos o básico, é hora de cavar um pouco mais fundo. Estamos tentando cobrir apenas os aspecto necessários, para fornecer uma imagem muito clara de ambos os aplicativos. Esperamos que, depois de passar por toda a comparação detalhada, você encerre o debate entre DaVinci Resolve vs. Final Cut Pro.

À primeira vista, a interface do usuário de ambos os aplicativos pode parecer bastante semelhante para você. No entanto, ao usar o aplicativo, você verá uma série de diferenças e também algumas mudanças sutis no design.

A linha do tempo oferecida pelo Final Cut Pro (FCP) é magnética, onde permitirá aos usuários adicionar ou empilhar camadas umas sobre as outras. Por outro lado, DaVinci Resolve oferece uma variedade de guias que você precisará escolher de acordo com o tipo de vídeo em que está trabalhando.

A interface pode ser dividida em 3 partes. A partir da seção esquerda, você terá o local onde todas as suas mídias permanecerão. Você pode arrastar e soltar na linha do tempo. No canto superior direito, você terá a prévia da filmagem.

Todas as principais ferramentas, como cortar, adicionar etc., serão feitas na linha do tempo na parte inferior. Se você perguntar qual aplicativo é o vencedor entre DaVinci Resolve vs. Final Cut Pro nesta seção em termos de facilidade de uso, será DaVinci Resolve. Você entenderá o motivo depois de passar pela interface do usuário do FCP.

Neste, você obterá um total de uma interface onde a linha do tempo posicionada abaixo é magnética. O que isso significa é que, se você deseja excluir um clipe entre um vídeo, ele não deixará nenhum espaço no meio. Os efeitos à direita permitirão que você explore sua criatividade de todas as formas possíveis. Além disso, o DaVinci também possui uma gama mais ampla de ferramentas de correção de cores e edição de áudio.

Performance

Seguindo em frente, um criador precisará de seu aplicativo para ter o melhor desempenho. Sim, a interface desempenha um papel significativo, mas se estiver repleta de bugs e falhas, não adianta investir tanto valor nela. Isso não apenas será um desperdício de dinheiro, mas também afetará drasticamente a produtividade do criador.

Vamos discutir o desempenho executando algumas comparações. Com um projeto semelhante sendo executado em ambos os aplicativos, o FCP foi capaz de concluir a tarefa em apenas 46 segundos com uso quase mínimo da CPU e usando aceleração máxima na GPU.

Já o DaVinci Resolve concluiu a mesma tarefa em 2 minutos. Comparando com o DaVinci Resolve, uma filmagem em 4K e 30 fps no formato de foi capaz de reproduzir cerca de 27 fps com 1 lookup table (LUT) e caiu para 21 fps com 2 LUT.

Os números não eram tão fáceis de igualar no FCP, mas a batalha foi acirrada. Ao usar um notebook, todos os aplicativos de edição de vídeo têm mais dificuldades durante a renderização.

Vamos dar uma olhada. Em nosso teste Final Cut Pro vs. Davinci Resolve, descobrimos que o FCP levava cerca de 4 minutos para exportar um projeto 4K de um minuto. Ele maximizou o uso da GPU e consumiu uma porcentagem menor de energia da CPU. O que vimos a seguir não era esperado: DaVinci Resolve conseguiu realizar a mesma tarefa em apenas 1:41 minutos. Ele usou quase todo o poder da CPU.

Plataforma

Quando se trata de ter resultados mais orientados para o desempenho, é altamente baseado na plataforma em que você o usa. O Final Cut Pro, exclusivo da Apple, funciona melhor com especificações de ponta e você não poderá usá-lo em nenhuma outra plataforma. O DaVinci Resolve também oferece suporte ao Windows.

Como a edição de vídeo não é uma tarefa muito leve, é óbvio que não importa qual aplicativo você vá usar, ele vai querer especificações poderosas para funcionar sem problemas. Para aqueles que estão fazendo a transição para o Mac, o Final Cut Pro saíra mais caro, pois você precisará arcar com o custo de um novo sistema junto com o custo do próprio aplicativo.

Principais recursos

Ambos os aplicativos, seja DaVinci Resolve ou Final Cut Pro, são para criadores de conteúdo profissionais e, portanto, vêm carregados com recursos. Cabe a você decidir qual deles é melhor para implementar e se adequar mais ao seu fluxo de trabalho. Embora menos popular, o DaVinci é mais adequado para o usuário moderno.

A maioria dos criadores ainda está usando o FCP simplesmente porque está incorporado em seu fluxo de trabalho, e seria muito cansativo aprender um aplicativo completamente diferente. Para lhe dar uma ideia melhor, aqui estão alguns dos principais recursos.

Correção de cor

Em seus primeiros dias, o DaVinci era apenas uma ferramenta para gradação e correção de cores dos vídeos. Não há dúvidas de que ele terá ferramentas muito melhores para oferecer quando se trata de gradação de cores em relação ao FCP. Não é como se o FCP não oferecesse recursos para correção de cores; você obterá curvas, predefinições, tabelas de pesquisa, roda de cores, etc.

Títulos e gráficos de movimento

Se você está se perguntando se poderá usar os aplicativos para seus projetos de animação, sim, pode. O Final Cut Pro e o DaVinci Resolve fornecem recursos gráficos em movimento por meio do Motion e do Fusion. Esta seção tem um vencedor claro, o Final Cut Pro X (FCPX). Ele evitará que você tenha que pular entre aplicativos, pois tem toda uma gama de modelos de animação disponíveis.

Áudio e multicâmera

Enquanto estamos no debate entre DaVinci Resolve 16 vs. Final Cut Pro X, é importante também observar a capacidade para multicâmeras. Ambos os aplicativos vêm com uma variedade de métodos de sincronização que você pode usar. Quanto ao áudio, foi até o FCP7 que o Final Cut levou a melhor, graças ao aplicativo de áudio dedicado, Soundtrack Pro. No entanto, alguns dos recursos foram levados para o FCPX, mas uma grande parte dos recursos avançados desapareceu para sempre.

Qual escolher

Assim como qualquer outro aplicativo, esses aplicativos também têm sua base leal de usuários. A maior limitação que posso apontar é que o FCP é estritamente para usuários de Mac. Para iniciantes, o Final Cut Pro é uma escolha melhor e também possui uma interface mais intuitiva e semelhante a um aplicativo.

Considerando que, por outro lado, o DaVinci Resolve é para uma produção mais profisisonal de vídeos. Se o seu fluxo de trabalho precisar que você corrija as cores de seus vídeos com precisão, você deve optar pelo DaVinci. Há uma coisa que você precisa ter em mente, que não importa o quão extensos recursos você obtenha, o resultado dependerá apenas da sua criatividade.

David

David

chief Editor