Dicas para aulas pré-gravadas
Micro palestras ou vídeos de uma hora para alunos de pós-graduação: o mundo percorreu um longo caminho nos mecanismos de ensino. As salas de aula tradicionais não são apenas chatas para os alunos, elas podem ser terrivelmente angustiantes para os professores. Nesse sentido, a pandemia da Covid-19 trouxe consigo restrições de distanciamento social que mudaram a dinâmica do ensino, talvez para melhor. Essas mudanças introduziram um software sofisticado de gravação de vídeo e tela que permite que os professores apresentem suas aulas. Um desses softwares é o Wondershare DemoCreator, que permite os usuários gravar, editar e compartilhar vídeos para equipes e alunos.
Por que escolher aulas pré-gravadas
Sessões ao vivo podem oferecer pequenas perturbações, essa forma de vídeo tira os contratempos das transmissões ao vivo da equação. Imagine um vídeo em que um palestrante se desvia do tópico ou não aborda uma questão específica. Muitas ocasiões podem justificar o uso de software de gravação, incluindo o desejo de capturar todas as informações de uma só vez. Por exemplo, um professor pode decidir abordar determinados tópicos de antemão e enviar o vídeo aos alunos para fins de estudo. DemoCreator resolve isso com facilidade.
- Para começar, o palestrante pode editar vídeos e remover informações desnecessárias. Isso é muito útil porque os alunos normalmente têm um curto período de atenção. Vídeos curtos capturando tópicos específicos são muito mais valiosos do que apresentações de uma hora. Essas sessões gravadas são úteis quando os alunos precisam revisar. Também são úteis quando um palestrante precisa revisar o conteúdo para sessões futuras ou esclarecimentos.
- Alguns alunos podem não ter tempo para se sentar ao lado de um computador para assistir transmissões ao vivo. Estudantes em áreas remotas, ou sem eletricidade, encontram esses problemas. Os vídeos pré-gravados permitem uma aprendizagem assíncrona.
- O resultado se torna mais interessante ao realizar uma transmissão ao vivo para responder perguntas. Simplificando, o palestrante pode decidir enviar informações por meio de vídeos compartilhados ou links e, em seguida, hospedar uma sessão ao vivo para responder a perguntas. É uma maneira fantástica de eliminar as lacunas na comunicação entre os alunos e seus professores.
- É claro que as dificuldades técnicas nem sempre podem ser evitadas, especialmente com transmissões ao vivo. Isso é combatido usando vídeos gravados. Você pode cortar imagens ou áudio distorcidos, usando narrações ou legendas para substituir ruídos desnecessários.
Que tal ter uma transmissão ao vivo, que não é inteiramente ao vivo? Ok. Vamos explicar.
Quase todo mundo tem problemas de imagem, mas não relacionados as suas gravações. Alguns de nós podem querer evitar de ter o rosto ou atributos físicos aparecendo em um vídeo. Uma abordagem criativa é ter uma sessão ao vivo com os alunos, mas hospedar material gravado ou leituras em segundo plano. Se não houver gravação disponível, experimente roteiros para garantir que sua mensagem seja recebida. Outros métodos de ajuste fino incluem.
Ilustrações – você pode desenhar ao longo da tela conforme seu público, neste caso, os alunos seguem visualizando sua transmissão. Um exemplo é resolver problemas matemáticos usando uma ferramenta de desenho útil, semelhante à encontrada no screencast-o-Matic. Abra o programa, ou palavra, e explique os derivados como se estivesse em uma sala de aula.
Micro Aulas – cuide de seus alunos com períodos curtos de atenção. Crie sessões gravadas menores com foco em tópicos específicos para os momentos em que os alunos estão on-line. Deixe os cronogramas restantes para sessões que não precisam de muita interação ou atenção.
Cobertura múltipla – esses vídeos curtos podem ser distribuídos para pais e alunos para contemplar sessões de uma semana. Uma vez que os pais recebem o material, eles podem repassar o conteúdo com os alunos e concluir antes dos prazos. Isso também dá aos palestrantes tempo para criar mais vídeos para a semana seguinte e, de fato, para o resto do período.
Aulas pré-gravadas ajudam a aumentar a produtividade dos alunos, enquanto os engajam para se comunicarem melhor entre si e com o mundo. O uso de aulas pré-gravadas dá aos alunos tempo para refletir sobre o material aprendido e fornecer feedback. Vamos dar uma olhada em algumas vantagens de aulas pré-gravadas.
- Alunos tímidos ou mais lentos podem ler o material em seu próprio ritmo e enviar os resultados mais tarde.
- Os pais descobrem, em primeira mão, os pontos fortes e fracos de seus filhos.
- Ao preparar um vídeo pré-gravado, os professores têm tempo suficiente (presumimos) para serem criativos. Isso cria vídeos mais detalhados que facilitam o aprendizado mais rápido para as crianças.
- Trabalhar de casa: os pais matam dois coelhos com uma cajadada só.
- Estudantes doentes e afastados não têm motivos para não entregar a lição de casa.
- Os alunos podem entregar seus próprios vídeos como relatórios ou respostas a tarefas. Isso, inevitavelmente, acende uma faísca criativa neles também. O que nem sempre é possível com o aprendizado em sala de aula.
Dicas úteis para criar aulas pré-gravadas
Embora a criação desses vídeos pareça uma abordagem legal e inovadora para o ensino, tomar precauções antes e durante as gravações é vital.
Como é pré-gravado, você terá tempo para editá-lo, usando um software de edição de vídeo posteriormente. Isso significa que os professores devem gravar continuamente seu material, apenas segmentando o conteúdo que fariam em uma sala de aula.
Limite os gestos ao explicar as teorias aos alunos. Isso ajuda a manter a atenção dos alunos, em vez de distraí-los. Se houver algum ruído ou movimento ao fundo, ele pode ser desfocado usando o DemoCreator
Sente-se o mais próximo possível da câmera – utilize um espaço com ampla iluminação. É frustrante para os adultos, quanto mais para os alunos, ter que se concentrar no áudio quando um vídeo está distorcido.
Conclusão
Aulas pré-gravadas não eram tão comuns antes da pandemia de 2020, e, ao que parece, elas vieram para ficar. Elas oferecem oportunidades ilimitadas para os professores serem criativos e alcançarem os alunos. Enquanto o uso de sessões ao vivo exige a responsabilidade dos alunos durante o horário de aula, os vídeos pré-gravados tornam todos responsáveis. Isso porque professores, alunos, pais e responsáveis terão tempo livre para atender as crianças. Cumulativamente, essas vantagens só podem levar a melhores resultados no final do ano e experiências de aprendizado aprimoradas aos alunos.
David
chief Editor