Como fazer um manual do usuário para o software
Toda vez que ficamos presos em algum lugar enquanto operamos uma máquina ou qualquer software, nosso instinto é acessar o manual do usuário para entender seu funcionamento. Um manual do usuário bem documentado vem com imagens detalhadas junto com a nomenclatura adequada para lhe dar uma ideia melhor.
Quando você tiver desenvolvido um aplicativo de software, haverá certas coisas com as quais somente você estará familiarizado. Ao operar o software, os usuários podem precisar ter uma melhor compreensão dele e usá-lo em todo o seu potencial. Se você está aqui, provavelmente significa que você está navegando na Internet para obter a resposta para sua pergunta 'como fazer manual do usuário para software?'
Estamos aqui para orientá-lo em detalhes completos e até o final; você será capaz de dominar as habilidades de escrita do guia do usuário. Um guia de usuário detalhado sobre como criar um manual de usuário de vídeo para software economizará muito tempo. Isso ajudará a fazer com que as pessoas entendam o funcionamento do produto.
Isso não só evitará que os usuários liguem para o centro de atendimento toda vez que algo acontecer, como também construirá uma reputação de sua empresa no mercado. Certas empresas optaram por um manual de usuário digital ao invés de adicionar papelada à embalagem.
O que deve ser incluído em um guia do usuário
Começando com o básico, nesta seção, vamos entender o conteúdo/pontos que você precisa abordar no guia do usuário. O guia do usuário que você está fornecendo no pacote deve conter todos os aspectos técnicos, e tudo deve ser mencionado em detalhes.
Existe um formato definido que deve ser seguido para dar-lhe uma aparência mais profissional. Vamos mencionar os pontos que você precisa cobrir na ordem cronológica abaixo.
Capa
Na capa, você é obrigado a dar-lhe um apelo atraente, mencionando o número do modelo com gráficos limpos e mínimos.
Seção de direitos autorais
A próxima página do seu guia do usuário deve mencionar todos os detalhes relacionados às regras de direitos autorais.
Uma página de conteúdo do prefácio
Após o copyright, você precisará adicionar um texto falando sobre todos os detalhes deste guia, seguido de um índice onde cada cabeçalho é mencionado junto com o número da página.
Objetivo do guia
Nesta seção, você pode escrever uma descrição do guia em um tipo de visão geral. Ele dará aos usuários para entender o que eles podem esperar dele.
Público-alvo
Certos aplicativos de software são instalados apenas por um técnico em seu local. O guia do usuário deve mencionar o público a que se destina.
Uma isenção de responsabilidade
Quando se trata de software, várias coisas não estão no controle de ninguém. Na seção de isenção de responsabilidade, você deve mencionar as coisas fora do escopo.
Guia
Aqui, você deve mencionar o funcionamento principal do software e também pode adicionar o guia para funções secundárias.
Perguntas frequentes sobre solução de problemas
Esta seção reconhecerá todos os problemas comuns e as etapas que você precisa seguir para solução de problemas. Isso resolverá muitos problemas e, em seguida, você poderá adicionar perguntas frequentes para esclarecer ainda mais a confusão.
Detalhes de contato e índice (para guias maiores)
No último, você deve adicionar os detalhes de contato caso o problema não seja resolvido por este guia. Os dados de contato devem incluir o e-mail/telefone da equipe técnica da empresa.
Para aqueles que ainda estão perguntando 'como criar manual do usuário para software?' a boa notícia é que ainda não terminamos. Vamos cobrir mais alguns aspectos e perspectivas que cobrirão quase todas as coisas que você precisa para escrever um guia de usuário profissional.
Como fazer um guia do usuário para software
Se você está achando difícil escolher o método no qual deseja que seu guia esteja disponível, estamos aqui para ajudá-lo. A criação de um guia do usuário envolve duas maneiras comuns. Nesta seção, vamos discuti-los e, depois de passar pelo processo de cada um, você poderá decidir facilmente.
Método 1: Escreva uma página de guia do usuário
Para todas as pessoas da velha escola aqui, esta será a opção certa e acredite ou não; o conteúdo escrito tem algumas vantagens significativas sobre o guia de vídeo. Sim, pode parecer estranho, mas com conteúdo escrito, você tem a flexibilidade de acessá-lo em qualquer lugar, enquanto se for para o vídeo, precisará ter um dispositivo conectado à internet. Aqui estão algumas dicas a seguir ao ir para o conteúdo escrito.
Conheça seus usuários
É responsabilidade da empresa entender quem é o público-alvo e qual é o nível geral de conhecimento. A linguagem utilizada no guia deve ser totalmente otimizada de acordo com o nível de experiência do leitor.
Defina o problema
Ao escrever o guia, você deve apontar o problema que pode ocorrer e que você está fornecendo a solução aqui. Se o problema que você está reconhecendo aqui for um pouco mais longo, você deve dividi-lo em partes menores para melhor compreensão. Depois de apontar o problema, é hora de fornecer o processo passo a passo para resolvê-lo.
Descreva tudo
Em uma configuração profissional, se você estiver usando palavras como 'coisa', 'coisas', 'peças', etc., isso não lhe dará muita atenção. Se você estiver sendo descritivo e usando todo o jargão técnico e tentar explicar tudo, será um guia muito melhor.
Ao ponto
Um manual do usuário não deve se transformar em um livro onde você está se referindo a alguns episódios. O guia deve ser exatamente preciso e mencionar apenas as partes necessárias.
Adicione boas fotos
No manual, haverá algumas situações em que você precisará adicionar algumas ilustrações para esclarecer o ponto; você deve fazer isso adicionando algumas imagens de boa qualidade ou representação gráfica.
Evite a voz passiva
Não hesite em explicar tudo e tente não pegar a rota do ‘é’. Para alguns usuários, essa abordagem pode criar confusão.
Usar um modelo
Quando você está escrevendo um manual para o seu produto, ele deve estar em total sincronia com o tema da sua marca. Isso pode ser feito facilmente usando um modelo para manter a consistência.
Evite balbuciar
Quando você está tentando explicar um ponto ao usuário final, é muito importante manter o ponto e não começar a falar sem motivo.
Método 2: criar um vídeo de guia do usuário
Respondendo sua pergunta 'como fazer guia do usuário para software?', chegamos ao segundo método, ou seja, criar o tutorial em vídeo. Um tutorial em vídeo é considerado uma economia de tempo e também pode ser útil para fornecer as etapas exatas para resolver o problema ou concluir a configuração. Aqui estão as dicas que você precisa ter em mente antes de começar a filmar o vídeo.
Anote o plano
Quando você decide seguir a rota do vídeo, a primeira coisa que você deve fazer é criar um plano aproximado no papel de todos os pontos que você precisa cobrir. Deve incluir o nível de conhecimento do público, quais são as questões em questão, etc. Você não precisa escrever um roteiro detalhado.
Filme o processo
O próximo passo será filmar o processo da questão. Não há necessidade de falar sobre o assunto durante as filmagens. Isso pode ser feito facilmente através de voz.
Corrigir erros no editor
Após a conclusão das filmagens, é hora de ajustar um pouco e corrigir todos os erros no pós-processamento. Aqui, você também poderá adicionar o texto ao vídeo para dar aos usuários uma melhor compreensão.
Voice-over ou usar narrador automático
Se você estiver optando por um narrador automático, precisará escrever o script completo que o software lerá. Você pode optar pela narração, onde poderá contar todo o processo em sua voz sem escrever nenhum script.
Compartilhe o arquivo
Depois que o vídeo é filmado e renderizado, é hora de compartilhá-lo. Se você deseja que seu público-alvo encontre o tutorial facilmente, pode adicionar um código de barras na embalagem que os usuários podem digitalizar para assistir ao vídeo.
Grave um vídeo usando o Wondershare DemoCreator
Entendemos a importância do aprendizado online nesses tempos de pandemia. A melhor maneira que se pode pensar no caso de ensinar os problemas relacionados ao software é um gravador de tela de boa qualidade. Se você está com um orçamento muito baixo e não consegue encontrar a resposta para 'como fazer um manual de usuário de vídeo para software?', este é o software que atenderá a todas as suas necessidades. Quando você começa a procurar um gravador de tela, encontra uma gama de opções, mas é bem difícil escolher aquele que pode oferecer boa qualidade junto com uma série de recursos. Aqui estão alguns dos recursos que você achará úteis na criação de um tutorial em vídeo.
Excelente gravação com feed de webcam
O software, Wondershare DemoCreator, permitirá que os usuários gravem a tela com qualidade excepcional e você também pode adicionar as anotações com bastante facilidade. Você pode adicionar o feed da webcam à gravação, incluindo a voz para explicar tudo de uma maneira melhor.
Limpar IU
A interface oferecida pelo Wondershare é bastante intuitiva, e você poderá encontrar todas as configurações com bastante facilidade. Todas as opções relacionadas à gravação serão exibidas na parte superior em formato horizontal.
Gama de opções
Embora seja apenas um aplicativo de gravador de tela, você terá várias opções nas quais poderá selecionar facilmente a área que deseja gravar, ajustar as bordas, definir a resolução do vídeo etc.
Preços
O software está disponível nas versões gratuita e paga. A variante gratuita adicionará a marca d'água Wondershare, enquanto a versão paga vem com uma assinatura de US$ 29,99/ano.
Como gravar o vídeo
Wondershare DemoCreator é uma ferramenta bastante fácil de trabalhar, onde as etapas que você precisa seguir não são difíceis e você pode obtê-las facilmente. Sem mais delongas, vamos aos passos.
Você precisará visitar o site oficial dosoftware de gravação de telade onde precisará fazer o download do software. Está disponível apenas para a versão de 64 bits do Windows 7, 8.1 e 10.
Execute o pacote de instalação .exe; você receberá as instruções na tela para concluir a instalação.
Abra o aplicativo e você será recebido por 2 opções, Capture e Video Editor. A configuração incluirá o seguinte.
- A área da tela que você deseja capturar ou a janela/tela inteira.
- O DemoCreator gravará os sons do computador e também do microfone; você pode desativá-los adequadamente.
- Configure a resolução da câmera e também algumas configurações avançadas, como aceleração de GPU, escolha de codificadores, configuração de teclas de atalho, etc.
Após a conclusão da configuração, pressione o botão Gravar ou você também pode pressionar F10 para encerrar a gravação.
O software vem com um editor embutido que você pode usar para cortar, adicionar ou editar qualquer parte do seu vídeo.
Pensamentos finais
É hora de encerrar, e esperamos que tenha ajudado você a esclarecer toda a confusão que você tinha até agora. Existem várias pessoas com a mesma pergunta 'como criar manual do usuário para software?', e quando se trata de software, nem todos são capazes de entender a linguagem usada ao descrever o problema. É muito importante que você forneça a solução da maneira mais simples possível.
Há também uma coisa que você deve anotar, e se é a solução que você está fornecendo for para vários produtos, você deve mencioná-la ali mesmo. Tente manter um tema/modelo atraente, para que os leitores não achem difícil de passar.
David
chief Editor