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Como criar um ótimo Guia do Usuário

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre negócio

As empresas de software se concentram em recursos técnicos, como desenvolvimento web e UX Design. Embora muita importância esteja sendo dada a essas esferas, o guia do usuário é geralmente negligenciado.

escrever guia dos usuários

Um bom guia do usuário pode ser considerado um grande indicador do crescimento e desenvolvimento contínuo de uma empresa. Como mais de 70 por cento dos clientes preferem resolver as coisas por conta própria, um guia do usuário decente é importante.

Isso pode ser considerado como um fator decisivo entre uma experiência satisfatória ou miserável do cliente. Se o produto de uma empresa é complexo, é essencial informar aos usuários como usá-lo. Um manual do usuário equilibrado pode trazer excelentes avaliações dos clientes para qualquer produto.

Parte 1
O que é um Guia do Usuário

A Documentação do Usuário, também conhecida como Guia do Usuário ou Manual do Usuário, refere-se às informações fornecidas aos clientes para mostrar a eles como podem usar um produto ou serviço.

Essas informações referem-se a um guia passo a passo para ajudar o usuário a acessar o produto ou serviço de forma eficaz. Além disso, o guia do usuário pode vir de várias formas. Guias para videogames informam como usar os botões e controles.

Já no caso dos softwares, o guia fornece informações sobre como um usuário pode fazer uma compra e quais os benefícios dela. Os formulários fiscais geralmente vêm com o guia, que ensina como preenchê-los.

Por exemplo, o manual fornecido por empresas como a IKEA é altamente descritivo e detalhado com imagens e ilustrações. A informação textual, no entanto, é fornecida por outros meios, como vídeos.

Os Guias do Usuário são escritos com a presunção de que eles não possuem conhecimento ou habilidades associadas ao produto. Por isso, eles são focados em receber os melhores resultados.

Por exemplo, se o guia for sobre uma máquina de lavar, ele fornecerá detalhes sobre as melhores configurações para fazer lavagens ecológicas, a quantidade de sabão em pó necessária ou como impedir que suas camisas brancas fiquem rosadas.

Parte 2
Qual a importância de um Guia do Usuário

Um bom Guia do Usuário oferece uma variedade de benefícios aos clientes. Na maioria das vezes, é considerado importante apenas para iniciantes. No entanto, os usuários experientes também podem consultá-lo para refrescar suas memórias sobre o uso dos produtos ou serviços.

Existem várias razões pelas quais um bom guia é essencial. Algumas delas estão listados abaixo:

Para ajudar os compradores

Um Guia do Usuário bom e informativo é perfeito para os compradores, pois fornece uma descrição detalhada de como o produto pode ser utilizado. Isso significa que a empresa não está apenas focada em vender o produto, mas, em vez disso, se dedica a aprimorar a experiência geral de uso.

Isso ajudaria a empresa a aumentar seu valor, o que faria os clientes voltarem sempre que necessário. Para elevar o nível de sua marca, é essencial criar um bom guia, que melhore a experiência do público.

Como consequência, os clientes também ficariam muito felizes em fazer avaliações excelentes dos produtos ou serviços.

É útil para os usuários

Por exemplo, um cliente compra um celular e o liga. O que acontece se nada aparecer na tela? O cliente recorreria ao Guia do Usuário fornecido pela empresa.

Sempre que os usuários têm dúvidas sobre seu produto ou serviço, eles procuram primeiro mais informações nos manuais. Portanto, a empresa deve fornecer um manual decente, pois ajudar uma pessoa é sempre melhor!

Pode reduzir o trabalho de sua equipe de suporte ao cliente

Caso tenham problemas, os clientes geralmente entram em contato com o serviço de atendimento ao cliente. Em vez de perturbar sua equipe repetidamente, a empresa pode ajudá-los fornecendo um Guia do Usuário bem descritivo.

Ele pode ajudar os usuários sendo um guia de referência fácil. Isso também vale para a equipe de atendimento, que pode utilizar a documentação criada pela empresa para sanar as dúvidas dos clientes.

Se a empresa incluir detalhes importantes, como um índice, as informações podem ser acessadas facilmente. Além disso, se for um documento eletrônico que pode ser encontrado na internet, seria ainda melhor.

Quando os usuários encontram problemas em qualquer coisa relacionada ao produto ou serviço, eles não demoram muito e ligam diretamente para o departamento de atendimento. No entanto, mais de 70% dos clientes acessam o site da empresa em caso de problemas, em vez de usar os telefones e e-mails.

Não é justo dizer que o guia pode eliminar completamente as dúvidas ou consultas, mas pode reduzir o volume de ligações, mensagens e e-mails como um todo. Isso ajudaria a reduzir o estresse extra no departamento de atendimento ao cliente.

Melhora a experiência do cliente com o produto ou serviço

Um Guia do Usuário bem descritivo, detalhado e ilustrativo sugere que a empresa se preocupa com a experiência do cliente, o que também melhora suas avaliações. Isso mostra como a empresa se preocupa em potencializar seu desempenho.

É assim que se cria um bom guia do usuário que tenha uma variedade de benefícios para oferecer. Na maioria das vezes, é considerado importante apenas para iniciantes. No entanto, os usuários experientes também podem consultá-lo para refrescar suas memórias sobre o uso dos produtos ou serviços.

Parte 3
Como fazer um bom Guia do Usuário

Abaixo estão mencionadas algumas das melhores maneiras pelas quais uma empresa pode criar um Guia do Usuário eficiente.

Comece planejando

Antes de pensar muito e começar o Guia do Usuário, existem algumas questões que devem ser consideradas pela empresa:

  1. Qual é o objetivo do guia?
  2. Quais são as necessidades dos usuários?
  3. Quais são os problemas mais comuns associados ao guia do usuário?
  4. Quais são as melhores formas de estruturar o conteúdo?
  5. Onde o guia deve ser disponibilizado para os clientes acessarem?
  6. O criador deve considerar a perspectiva do cliente e entender suas necessidades e exigências. Ao testar o guia, o criador deve se se colocar na posição do usuário final, o que fornecerá o melhor resultado.
  7. Analise se as funções e recursos são de fácil acesso e adequadas para os clientes.
  8. Consulte a equipe de atendimento, que seria ideal para conhecer as necessidades dos usuários, já que poderiam contar quais são as perguntas que as pessoas geralmente têm.
  9. Além disso, deve-se verificar o guia do usuário de empresas concorrentes para ver quais falhas e problemas evitar na hora de fazer sua própria documentação.

Escreva em linguagem fácil e simples

Em vez de usar palavras complicadas, uma linguagem simples com frases curtas facilita muito a interpretação e a compreensão. Em vez de usar gírias, uma linguagem fácil, que possa ser entendida facilmente por todos, é a melhor maneira de escrever a documentação.

Use recursos visuais para melhor compreensão

Juntamente com a adição de informações vitais, a empresa deve fazer questão de adicionar imagens e recursos visuais para aumentar a facilidade de compreensão dos clientes. Como esses recursos ficam mais retidos na memória, isso ajudaria a compreender melhor os conceitos. Normalmente, você pode criar um guia em vídeo para o seu produto ou um vídeo de demonstração para mostrar o conceito da sua marca, o que tornará seu produto mais confiável. Recomendo que você experimente o DemoCreator para fazer as gravações necessárias. Além disso, neste software, você pode editá-las adicionando anotações, legendas e outros efeitos que desejar.

processo de gravação de tela

Siga uma ordem específica

Em vez de escrever informações soltas aqui e ali, a empresa deve garantir que elas sejam coerentes mostrando o passo a passo. Isso ajudaria seus clientes a compreenderem melhor o que for passado.

Conclusão

Espero que tenhamos fornecido uma resposta satisfatória à sua pergunta sobre como criar um bom guia do usuário. Mesmo que todos os outros fatores sejam negligenciados, ele deve ser projetado e criado de forma que se torne altamente útil para os compradores.

A documentação deve aprimorar a experiência do cliente e encantá-lo, além de ajudá-lo com suas dúvidas. Além disso, ela deve ser facilmente acessível e possuir detalhes visuais para facilitar a compreensão.

David

David

chief Editor