Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

A melhor maneira de fazer um ótimo vídeo de integração

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre negócio

A integração é uma etapa do processo de contratação que talvez seja uma das mais importantes, senão a mais importante. Se você contratou um novo funcionário e depois se esqueceu de mostrar como a empresa funciona, pode demorar muito até que ele seja produtivo, pois ele passará algumas semanas aprendendo, em vez de se integrar à equipe.

A integração geralmente inclui treinamento, mas o processo é muito mais do que isso. Esse é um processo que visa dar ao novo funcionário todas as ferramentas de que ele precisa para ser produtivo assim que entra na empresa. Como essas informações se aplicam igualmente a todas as novas contratações, as empresas geralmente escolhem usar vídeos para fazer a integração.

Você pode criar uma série de vídeos desse tipo, cada um projetado para fornecer informações sobre uma seção específica da empresa. Mas qual é a melhor maneira de criar um vídeo de integração eficaz? Daremos algumas das melhores dicas para ajudá-lo a fazer isso, mas começaremos explicando como criar vídeos desse tipo.

Parte 1
Guia passo a passo para criar vídeos de integração

Para criar um ótimo vídeo desse tipo, você precisará de uma ferramenta que torne o processo o mais fácil possível. Quando você não precisa se preocupar em aprender a usar o programa, estará mais focado no que importa: o conteúdo do vídeo.

Uma das melhores ferramentas é o Wondershare DemoCreator e o motivo é simples: ele é muito fácil de usar. Uma vez que você tenha o conteúdo organizado do jeito que você deseja, poderá gravar o vídeo em questão de minutos.

Teste Grátis
downlaod democreator100% seguro
Teste Grátis
downlaod democreator100% seguro

Veja a seguir como usar o DemoCreator para criar seu vídeo de integração:

Passo 1: Instale o programa em seu computador

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar o DemoCreator. Para fazer isso, basta baixar o instalador do programa no site e abri-lo para iniciar o processo de instalação.

tela de gravação do democreator

Quando a instalação estiver concluída, abra o programa para continuar.

Passo 2: Configure-o da forma que quiser

Na janela principal, clique em “Gravar” e, na próxima janela, você verá várias opções que você pode alterar conforme necessário.

Clique na guia “Tela” para escolher se deseja gravar a tela inteira ou uma seção específica dela. Aqui, você também pode escolher a taxa de quadros.

configuração da tela

Se você estiver gravando a tela e as imagens da webcam, clique na guia “Câmera” para escolher a que você usará e a resolução em que deseja gravar o vídeo.

Clique na guia “Áudio” para escolher se deseja gravar o “Áudio do Computador” e do "Microfone”.

Passo 3: Comece a gravação

Clique em “Gravar” ou pressione “F10” no teclado para iniciar a gravação. O programa fará uma contagem regressiva de 3 segundos antes de iniciá-la.

mude a área de gravação

Você pode pressionar “F10” novamente para pará-la.

O vídeo será salvo na pasta escolhida no computador.

Parte 2
As melhores dicas para criar vídeos de orientação

Agora que você sabe como criar o vídeo, só falta o conteúdo para incluir nele. A seguir estão apenas algumas dicas para ajudá-lo a criar o vídeo de integração perfeito:

Certifique-se de que ele é envolvente e interessante

Nem é preciso dizer que, a menos que o vídeo seja envolvente e interessante, há muito poucas chances de seus novos funcionários o assistirem até o fim. Eles podem, portanto, perder informações cruciais que poderiam ter tornado o processo de transição muito mais fácil.

Há uma chance de que eles já estejam interessados nas informações do vídeo, caso contrário, não teriam se candidatado ao emprego. Isso significa que você não precisa trabalhar muito para tornar o vídeo mais interessante. Alguns recursos visuais devem bastar para quebrar a monotonia da narração. Você também pode tornar o vídeo muito mais interessante o mantendo o mais curto possível.

Outra maneira de torná-lo divertido é incluir alguns dos funcionários mais antigos e identificá-los pelo nome ou, melhor ainda, permitir que eles se apresentem. Isso eliminará um pouco da ansiedade que surge ao conhecer novos colegas de trabalho e tornará o vídeo muito mais interessante.

Mantenha o vídeo curto e simples

Além de tentar tornar o vídeo mais divertido e interessante, a melhor maneira de garantir que seus novos funcionários o assistam até o fim é mantê-lo curto. A maioria das pessoas acha muito difícil assistir a vídeos realmente longos até o fim e, muitas vezes, param no meio do caminho.

Existe uma maneira fácil de garantir que eles vejam-no até o fim, que é usar uma série de vídeos curtos em vez de um único longo. Você pode gravar alguns vídeos curtos, de 10 a 15 minutos de duração cada, com cada um abordando um tópico específico. É muito mais fácil assistir a 6 vídeos de 10 minutos do que um único de uma hora.

Comece com o básico

Mesmo tentando manter os vídeos curtos e interessantes, é importante estruturá-los corretamente. A maioria dos empregadores quer ir direto aos detalhes, ao funcionamento interno da empresa e seus projetos complexos e se esquece do mais importante sobre os vídeos de orientação: eles são feitos para apresentar a empresa ao novo funcionário.

Portanto, é muito importante que você comece com o básico: quem somos, o que fazemos e quem são nossos clientes? Estas são as perguntas que a maioria dos empregadores assume que o novo funcionário já sabe. Na verdade, pode ser uma boa ideia dedicar o novo vídeo a esses fundamentos e, em seguida, usar os vídeos seguintes para mostrar mais detalhes sobre a empresa e como o trabalho funciona.

Esforce-se para inspirar o novo funcionário

Os vídeos podem ser uma maneira poderosa de inspirar e construir conexões emocionais. Você tem uma chance melhor de inspirar um funcionário assim que ele se junta à sua empresa, e não depois de já estar com você por um tempo. Uma das melhores maneiras de fazer isso é destacando como sua função na empresa pode fazer a diferença no local de trabalho e, quando aplicável, no mundo. Tente ser o mais motivacional possível sem mentir.

Mostre-lhes o futuro

Nada é mais interessante para os novos funcionários do que saber que seus futuros são brilhantes e promissores. Portanto, não é apenas importante mostrar a eles como serão benéficos para a empresa, mas também como a empresa os beneficiará. Mostre até onde seus cargos os levam, tanto em termos de avanço na hierarquia quanto de remuneração, e você terá capturado seus interesses por todo o processo de integração e talvez até como uma parte produtiva da empresa.

Ofereça a oportunidade de que aprendam mais

Você não conseguiria incluir tudo o que seu funcionário precisa saber em alguns vídeos de orientação. Portanto, ao final do último vídeo, é importante informar que existem recursos adicionais que podem ser usados ​​para obter treinamento avançado.

Cada organização tem uma variedade de vídeos de treinamento que visam educar os funcionários sobre a conduta adequada durante o trabalho ou até mesmo a ética adequada. Certifique-se de que os novos funcionários saibam que tudo isso está disponível sempre que precisarem, torne as informações acessíveis e incentive-os a vê-las no tempo livre.

Mais do que tudo, o processo de integração precisa ser o mais pessoal possível. Certo, não é prático criar um vídeo para cada novo empregado, mas você pode personalizar as recompensas que dá depois que eles concluem uma seção do processo. Esse processo de recompensa também é uma ótima maneira de motivá-los a concluir a orientação rapidamente. 

David

David

chief Editor