Prática recomendada de Blended Learning

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

Com a paralisação da educação em sala de aula, o eLearning tornou-se o novo meio para oferecer educação, garantindo a qualidade da sala de aula. A tecnologia está no comando agora, e tornou-se muito conveniente para educadores e alunos interagirem em um nível pessoal cara a cara sem realmente se encontrarem pessoalmente.

O Blended Learning é a melhor combinação de anos de aprendizagem em sala de aula e avanços tecnológicos. Ele elimina a restrição de tempo e espaço e pode ser ajustado de acordo com as necessidades dos alunos e professores. A faceta mais atraente do blended learning é que ele incorpora os pontos positivos do ensino tradicional e do eLearning, deixando de lado os aspectos menos atraentes.

A maior desvantagem do aprendizado tradicional é que ele requer comprometimento e não pode ser modificado. É muito rígido na conduta e requer uma presença pessoal. Para os alunos desta era, a educação não é a única coisa acontecendo em suas vidas.

Alguns estão trabalhando meio período, alguns se matricularam em vários cursos, enquanto alguns não podem frequentar as aulas todos os dias por causa de uma vida social muito agitada ou doenças. Para esses alunos, a educação online é mais atraente. Mas, novamente, uma abordagem completamente online tem uma grande desvantagem. Nem tudo pode ser ensinado ou aprendido por meio de uma videochamada.

Definição de Blended Learning

O aprendizado misto é onde os dois modos de educação, tradicional e online, se encontram no meio do caminho. É um método flexível de transmitir educação que faz uso de mais de uma abordagem e envolve sessões de aprendizado on-line e presenciais.

Os alunos preferem esse modelo porque lhes dá mais controle sobre como, quando e onde receberão as aulas. Também lhes dá um acesso mais confortável ao material de estudo. Também é conhecido como aprendizado híbrido e pode ser extremamente benéfico para alunos que não funcionam bem em um ambiente social como o de uma sala de aula ou isolado, como estudar em casa.

Além disso, a Blended Learning não é apenas ideal para fins educacionais; também pode ser utilizado para treinamento corporativo. O aprendizado on-line facilita o acesso de alunos e funcionários ao material do curso de qualquer lugar. Assim, eles podem ser consistentes mesmo se estiverem sentados em algum café às 8 da manhã.

Os instrutores podem gravar as aulas, fazer upload do material de estudo, agendar testes e fornecer um prazo para o envio de tarefas que eles podem avaliar conforme sua conveniência. E atividades que não são possíveis online e exigem interação em tempo real podem ser planejadas de acordo com a consulta dos alunos. Essa é uma maneira de garantir que o que está sendo ensinado on-line seja aplicado off-line.

Tipos de Blended Learning

Embora existam mais de 10 tipos de Blended Learning, discutiremos os 5 principais:

1. O modelo presencial

Esse modelo de Blended Learning é muito parecido com uma sala de aula tradicional, mas usa a tecnologia como um meio secundário para alguns aspectos do aprendizado. O compartimento online de aprendizagem é comparativamente menor e usado com menos frequência. Os professores usam a tecnologia como um meio de complementar o aprendizado em sala de aula e não substituí-lo.

Se alguns alunos estiverem enfrentando problemas na sala de aula e ficando para trás, eles podem ser auxiliados por meio de atividades de aprendizado on-line. Os professores podem formular questionários e fornecer uma abordagem visualmente mais estimulante para que os conceitos possam ser melhor compreendidos.

Também pode ajudar os alunos que aprendem rápido, mas sofrem de tédio devido ao ritmo lento do aprendizado em sala de aula. Eles podem participar de sessões interativas onde podem aprimorar suas habilidades e também aproveitar o processo de aprendizado. Laboratórios de informática e projetores na escola ou um computador pessoal em casa são os meios pelos quais o modelo de driver presencial é implementado.

2. O modelo online

Esse modelo é exatamente o oposto do modelo presencial, e toda a comunicação entre alunos e professores é feita pelo modo online. Esse modo de eLearning está crescendo muito rapidamente, pois tornou a educação acessível até mesmo para pessoas que vivem em áreas remotas.

Também atende pessoas que sofrem de alguma deficiência física ou doença crônica e não podem visitar o campus pessoalmente. Estudantes com empregos em tempo integral ou residentes em países diferentes também podem se inscrever em cursos baseados no modelo online.

Esse modo de aprendizado é uma ótima oportunidade para alunos que preferem trabalhar sozinhos e sem distrações. Os instrutores podem formular questionários online, atribuir projetos e agendar testes. Em seguida, os dados coletados dessas atividades podem ser usados ​​para inferir o progresso individual de cada aluno.

A maioria dos alunos tem uma boa compreensão da tecnologia e é claramente mais orientada para este método do que o tradicional. Ele permite um alcance mais amplo da educação, ao mesmo tempo em que oferece a oportunidade de controlar o horário e o local da educação para alunos e instrutores.

3. O modelo flexível

Esse tipo de aprendizado envolve sessões on-line e off-line, mas depende muito da primeira. Os professores apenas facilitam o processo de aprendizagem e não estão tão ativamente envolvidos.

Enquanto os instrutores podem ser consultados a qualquer momento por e-mail, chat ou chamadas de voz, o processo de aprendizado é feito inteiramente ao gosto do aluno. O material didático é disponibilizado online e os cursos também são pré-gravados. Um prazo é fornecido para concluir o curso, bem como para as tarefas e os testes.

Os alunos têm a opção de decidir o horário e o local de aprendizagem, facilitando a realização de outras tarefas simultaneamente. Funciona melhor para os alunos que não podem manter a frequência regular ou têm empregos de meio período para sustentar suas famílias ou sua educação.

Também é ideal como método de ensino à distância, e os alunos que moram em lugares distantes podem se beneficiar muito com isso. As reuniões podem ser organizadas de comum acordo entre alunos e professores. Esse método também é ideal em uma situação de pandemia em que alunos e professores correm alto risco e não podem se reunir regularmente.

4. O modelo de rotação

Esse modelo, como o nome sugere, oscila entre reuniões presenciais e sessões de aprendizado online. Ele emprega o antigo modelo de estação de aprendizado em que uma estação estaria em uma sala de aula tradicional e a outra em um ambiente online.

Dessa forma, os alunos obtêm o melhor dos dois mundos. Eles começam a trabalhar nos aspectos sociais e interativos da vida e escolhem aprender em seu próprio ritmo. Dá uma chance justa para os alunos que não são aprendizes rápidos, pois o material de estudo é acessível on-line e pode ser compreendido em uma velocidade pessoal.

Também tem mais envolvimento por parte dos instrutores, onde eles podem integrar oficinas para ajudar os alunos a aplicar o que aprenderam. Isso também ajuda os professores a acessar o progresso da turma, e os alunos que precisam trabalhar mais podem ser atendidos pessoalmente.

As estações também podem ser ajustadas de acordo com os alunos. Uma estação com encontros presenciais pode ser realizada para alunos que precisam de ajuda em um determinado assunto, e os alunos que estão indo bem podem continuar com a estação online.

5. Modelo auto-misto

Neste modelo, os alunos se matriculam em vários cursos que podem ser realizados online ou offline. Um aluno que frequenta uma determinada escola/faculdade durante o dia pode fazer um curso on-line onde estudará no horário pós-escola/faculdade. Dessa forma, até os cursos que não são oferecidos naquela escola/faculdade podem ser estudados.

Eles também podem fazer cursos complementares para ajudar nos estudos em andamento e obter uma melhor compreensão e notas. Isso funciona melhor para alunos não convencionais que não dependem muito de instrutores e materiais de estudo fornecidos por suas instituições.

Benefícios do Blended Learning

Aqui estão alguns dos benefícios que o Blended Learning oferece para alunos, instrutores e organizações.

Liberdade e Flexibilidade

O aspecto mais atraente do blended learning é a flexibilidade que ele oferece aos alunos e aos instrutores. Tudo o que é necessário é um computador e uma conexão de internet para acessar o material de estudo.

Em modelos que dependem muito de modos online, não há restrição de tempo ou lugar, e os alunos têm a liberdade de aprender de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso amplia o alcance do aprendizado e dá uma chance mesmo para aqueles que têm empregos em tempo integral ou outras responsabilidades.

Ritmo de aprendizado personalizado

Com o aprendizado misto, os alunos aprendem na velocidade em que se sentem confortáveis ​​e, portanto, esse aprendizado é individualizado. Há tempo suficiente para os alunos revisarem seus trabalhos e estudarem minuciosamente. Não há pressão para responder instantaneamente. Os alunos têm tempo para pesquisar e enviar trabalhos de qualidade.

Assim, mesmo os alunos que não conseguem acompanhar os outros alunos da turma também têm a chance de mostrar seu trabalho árduo. Portanto, é uma maneira poderosa de transmitir a experiência de aprendizado em que os instrutores também têm a chance de trabalhar de forma eficiente em seu próprio ritmo, sem a pressão que um ambiente tradicional exerce sobre eles.

Disponibilidade de informações

O material compartilhado em uma plataforma online está sempre disponível, e os alunos têm o poder de consultar qualquer informação a qualquer hora e de qualquer lugar. O alcance da educação online é mais amplo e pode ser transmitido de qualquer lugar para qualquer lugar do globo. Os alunos também têm a chance de fazer aprendizado assíncrono off-line por meio de DVDs, TVs e todos os outros dispositivos eletrônicos que podem armazenar informações.

Qualquer aluno pode acessar as notas, vídeos ou áudios que, de outra forma, não estariam disponíveis para eles. O aprendizado misto oferece uma oportunidade de aprendizado mais unificada e abrangente.

Melhoria das habilidades de comunicação

A fusão de diferentes abordagens amplia o espectro de experiência para alunos e instrutores. Essa versatilidade ajuda no desenvolvimento geral da comunicação e das habilidades sociais. Alguns alunos não podem fazer perguntas pessoalmente por causa de desajuste social ou ansiedade.

Eles têm a chance de fazer perguntas diretamente por e-mail, bate-papo e outros meios de comunicação on-line. Os instrutores podem organizar reuniões de zoom, sessões de bate-papo, discussões on-line e até mesmo organizar reuniões tradicionais para garantir que os alunos não se sintam isolados uns dos outros.

Econômico

O modo misto de aprendizado é muito econômico, tanto para alunos quanto para organizações. Envolverá o custo de deslocamento, acomodação e salas de aula. As organizações não precisam se preocupar em fornecer instalações para os instrutores ou alunos.

Não há necessidade de uma infraestrutura enorme, pois os alunos aprenderão em seus lugares preferidos, enquanto os professores ensinarão nos deles. Também economiza recursos e é favorável ao meio ambiente. O desperdício de papel, canetas e outros materiais de estudo podem ser reduzido a um nível impressionante.

Melhora o engajamento

Como o aprendizado opera em duas frentes, alunos e colaboradores se envolvem em um trabalho mais produtivo em vários níveis. A variação significa que mais alunos e funcionários se envolverão no aprendizado e mostrarão progresso nos resultados. Essa eficiência será refletida no trabalho realizado pelos funcionários para a organização.

Além disso, isso se refletirá nas notas que os alunos obterão em suas instituições de ensino. As organizações podem usar webinars, chamadas de zoom e discussões em grupo e aumentar a interação e o engajamento.

Fácil gerenciamento e supervisão

Como todos os dados coletados estão no modo online, é comparativamente mais fácil armazená-los. Além disso, é mais fácil acompanhá-lo. Para computadores, a avaliação é uma tarefa automática e os instrutores podem verificar facilmente qual aluno está se destacando. Eles também podem verificar qual aluno precisa de ajuda extra.

Os dados coletados também podem ser usados ​​para avaliar o sucesso do modelo. Isso pode ajudar a determinar se o modelo atual é a escolha certa ou deve ser substituído. A internet possui inúmeras ferramentas que fornecem resultados automáticos e, portanto, nenhuma informação pode ser extraviada ou mal calculada.

Experiência de aprendizagem dinâmica

Um modelo como o modelo Flex oferece uma experiência de aprendizado muito dinâmica, pois há interação em tempo real. Além disso, existem exercícios online para estimular o cérebro. Os alunos se envolvem em atividades colaborativas e aprendem a trabalhar em equipe. Os funcionários também aprendem a trabalhar coletivamente. Eles também aprendem a buscar o sucesso não apenas em nível individual, mas para toda a equipe.

Além disso, a inclusão da tecnologia na aprendizagem também ajuda os alunos a construir uma melhor compreensão da própria tecnologia. Assim, há um impacto de vários níveis no progresso e no resultado geral, regulado pelos instrutores de acordo.

Desvantagens do Blended Learning

Equívoco na escolha do modelo certo

Um dos maiores erros que alguém pode cometer em um empreendimento de blended learning para sua organização/instituição é escolher o modelo errado. O modelo deve ser determinado pelo tipo de alunos que vão fazer o curso. A preferência deles deve ser de importância central e, se forem mais orientadas para a tecnologia, o modelo adotado também deve ser o mesmo.

Os instrutores também devem receber o ambiente e a carga de trabalho certos. Se os alunos desejarem mais interação aluno-instrutor, as reuniões off-line e as sessões de chamada de zoom devem ser realizadas com mais frequência. Deve haver um equilíbrio entre as reuniões on-line e off-line para garantir um fluxo suave de experiência de aprendizado.

Poucas habilidades tecnológicas

Como a educação online abre portas para alunos de todas as partes do mundo, nem todos os alunos estão igualmente equipados para as sessões online. Portanto, antes de matricular um aluno no curso, deve-se garantir que ele seja bem versado em habilidades básicas de informática. Eles devem ter uma conexão com a internet e acesso permanente ao material de estudo.

As instituições podem ajudar os alunos fazendo vídeos instrutivos sobre como fazer o curso online e os equipamentos básicos necessários. Alguns alunos podem até ser vítimas de cópias não intencionais da internet e ter sérios problemas. Todos devem ser bem informados sobre atividades éticas e antiéticas na internet e como devem sempre dar referências caso tenham copiado algo de algum lugar.

Má gestão do tempo

Como os alunos têm mais controle no eLearning misto, o gerenciamento do tempo é uma qualidade crucial. Algumas pessoas apresentam padrões de procrastinação e, quando não há restrição de tempo e disciplina, as pessoas tendem a acumular o trabalho.

Tarefas, testes e questionários devem ser agendados e conduzidos de forma que os alunos não tenham a chance de negligenciar seu trabalho. Os resultados e a avaliação dos alunos também devem ser feitos com frequência para identificar aqueles que estão ficando para trás.

Desinteresse

Se o curso depender muito do modo online, os alunos podem se distrair facilmente e, eventualmente, perder o interesse. As atividades de aprendizagem não devem ser executadas de forma que os alunos se sintam isolados.

Alguns alunos funcionam bem em um ambiente mais social e, portanto, as sessões interativas devem ser uma parte crucial do curso. Assim, os alunos devem ser mantidos motivados e discussões frequentes entre professores e alunos são uma ótima maneira de fazer isso.

Implementação do Blended Learning por meio de webinars

Uma vez que foi estabelecido que um modelo misto de aprendizagem é eficaz, implementá-lo é a próxima tarefa. Por ser um conceito novo, nem todos se adaptarão a ele tão rapidamente. Além disso, os instrutores exigiriam treinamento prévio antes de iniciar o ensino. Até os alunos precisariam de vídeos instrutivos sobre como acessar o curso e consumir as informações.

Aqui estão algumas dicas sobre como executar com sucesso um curso de Blended Learning que garante o sucesso da organização e dos alunos.

O primeiro passo seria elaborar um plano tendo em mente as preferências dos alunos e dos instrutores. Este plano deve incorporar aspectos positivos e negativos da aprendizagem. Isso é implementado para que um contraplano possa ser elaborado para cada armadilha. Depois, há a questão do financiamento. Embora o eLearning seja comparativamente mais barato, ainda requer uma fonte financeira adequada para sobreviver. A próxima etapa seria criar o conteúdo on-line para oferecer por meio dos cursos.

Quanto mais interativas e interessantes forem as aulas, mais fácil será para os alunos aprenderem. Isso, por sua vez, atrai mais alunos e o curso ganha popularidade. Por fim, escolha o LMS (Learning Management System) perfeito que facilita o seu curso.

Os webinars provaram ser uma ótima ferramenta para os instrutores realizarem discussões e ministrarem palestras. A escolha do seu Webinar deve depender do tamanho da sua turma e de suas necessidades de aprendizado. Os webinars podem ser realizados por meio do Zoom, AnyMeeting, Google Hangouts e muitas outras ferramentas disponíveis na Internet.

Você deve escolher aquele que se adapta a todas as suas necessidades e integrá-lo ao seu LMS. Dessa forma, você pode agendar as sessões de aprendizado e acompanhar a frequência dos alunos. Além disso, você pode monitorar facilmente o curso e os dados de todas as áreas.

Conclusão

A aprendizado misto ainda é um conceito incipiente e ainda não foi completamente aceito no mundo da educação. A prática recomendada de aprendizado misto tem muito a oferecer, pois oferece o melhor dos modos tradicional e on-line. Esse modelo oferece suporte e oportunidades adicionais para estudantes e organizações.

Ele foi corretamente denominado como aprendizado misto, pois é uma alternativa avançada e equilibrada para a sala de aula e os métodos de aprendizado on-line. Além disso, tem a capacidade de impactar drasticamente os sistemas educacionais do mundo todo.

David

David

chief Editor