Habilidades de ensino online para professores
Para criar a experiência de aprendizagem digital mais ideal, os professores precisam desenvolver habilidades de ensino online. Essas habilidades são essenciais para permitir que o professor faça os planos de aula tradicionais de salas de aula tradicionais e os aplique ao ambiente digital. Ao fazer isso, o professor também precisará usar as habilidades recém-adquiridas para garantir que seus alunos possam assistir às aulas facilmente e possam acompanhar os materiais do curso.
Tecnologia e recursos tecnológicos certamente podem tornar o processo muito mais fácil. Mas há algumas novas habilidades que o educador terá que ganhar para efetivamente ensinar uma aula online. Seguem-se as principais competências que um professor deve adquirir para facilitar a aprendizagem digital:
Habilidades de comunicação
Uma das habilidades de ensino online mais importantes que você terá que ganhar para tornar a aprendizagem digital acessível é a comunicação. Para que um ambiente de aprendizagem online seja bem-sucedido, é necessário que haja uma disseminação clara e concisa de informações. Se você está usando vídeos, arquivos digitais ou mesmo gráficos, é muito importante ter certeza de que a linguagem usada é direta e fácil de entender.
Os educadores que estão acostumados a um ambiente de aprendizagem presencial podem ter que se inclinar para desenvolver técnicas de comunicação mais diretas e concisas. Isso ocorre porque a comunicação pessoal muitas vezes será acompanhada por linguagem corporal que pode oferecer mais clareza. O mesmo pode não ser verdade quando o principal modo de comunicação é e-mail, texto ou vídeos de fluxo de tela.
Alfabetização tecnológica
Isso não é preciso dizer, mas é muito importante que os educadores que estão migrando para o espaço de aprendizagem digital estejam familiarizados com as ferramentas e recursos que estarão usando. Para facilitar o processo, os professores devem ser competentes nas seguintes áreas:
- Eles precisam ter conhecimento completo do requisito de acessibilidade para a tecnologia na sala de aula, tanto pessoalmente quanto online
- Eles precisam ser capazes de avaliar os recursos da internet
- Eles precisam ter total compreensão dos privilégios e violações de direitos autorais
- Eles também precisam monitorar e modelar a etiqueta adequada e as políticas de uso online aceitas
- Eles também precisam projetar e implementar planos de aula para estudantes online
- Eles precisam ter o conhecimento necessário para solucionar problemas técnicos menores e ter acesso ao pessoal de suporte técnico quando necessário
Gestão de tempo
A gestão adequada do tempo é necessária tanto em aulas presenciais quanto em aulas online. Mas é mais crucial desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo mais rigorosas para um ambiente de aprendizado online. Isso ocorre porque o ambiente de aprendizagem digital pode mudar rapidamente e com frequência. Os professores devem, portanto, ser capazes de avaliar as informações e atualizar os cursos conforme necessário para garantir que o conteúdo que compartilham com os alunos permaneça relevante e oportuno.
É igualmente importante garantir que os alunos recebam feedback do instrutor o mais rápido possível. Recomendamos avaliar todas as tarefas dentro de uma semana após o envio. Fazer isso motivará os alunos a revisar e fazer perguntas sobre o material do curso.
Uma vez que a maioria dos alunos que frequentam aulas online não frequentam as aulas durante o horário escolar normal. Portanto, o agendamento deve ser feito com isso em mente e você pode optar por agendar o tempo offline durante os fins de semana ou à noite.
Compaixão e empatia
Você pode descobrir que os alunos são mais propensos a se abrir sobre sua luta de aprendizagem em uma sala de aula online. Você pode até descobrir que eles poderão lhe dizer algumas informações pessoais e confidenciais surpreendentes. Quando um aluno confia em você com tais informações confidenciais, eles estão fazendo isso porque eles confiam em você e é aí que a compaixão e a empatia podem entrar em jogo.
Quando um aluno perde um prazo, você vai saber que não é porque eles são preguiçosos ou incompetentes, mas é porque algo pode estar acontecendo em sua família, como um membro da família que está doente. Compaixão, permite que você dê a tal aluno uma pausa.
Paciência
Outra grande habilidade que você precisará aprender como educador digital é a paciência. Na sala de aula online, o ensino pode ser assíncrono e nada ir de acordo com o plano. As coisas e situações podem mudar muito rapidamente e você pode achar que precisa ser flexível e paciente com os alunos para facilitar o aprendizado.
Às vezes, seus alunos podem ficar tão sobrecarregados e ansiosos com algumas das coisas que acontecem em casa que podem não ser capazes de entender uma tarefa simples. Em vez de reagir com raiva à situação, você pode ser paciente o suficiente para ajudar a obter o avanço que eles precisam.
Especialização no assunto
Sempre que você ensina um determinado assunto, sua própria experiência no assunto aumenta. Portanto, a melhor maneira de obter uma boa compreensão sobre um determinado assunto o suficiente para ensiná-lo facilmente online é ensiná-lo. Isto é, tente, mesmo se você já tenha uma boa compreensão do assunto para começar. Você pode descobrir que, como professor, você desenvolve muito conhecimento dos diferentes assuntos que ensina. Quanto mais conhecimento você mostrar sobre um assunto em particular, mais provável é que seus alunos confiem em você para ensiná-lo.
Estratégias para o ensino online eficaz
Uma vez que você desenvolver as habilidades necessárias para o ensino online eficaz, as seguintes estratégias devem ajudá-lo a se tornar um educador online mais eficaz:
Conhecer a tecnologia
É importante saber como usar e solucionar problemas simples com a tecnologia que você está usando. Mesmo que sua escola ou empresa ofereça treinamento sobre a tecnologia a ser usada, ainda pode ser uma boa ideia levar algum tempo para ver como tudo funciona antes de encarar as aulas.
Você também pode querer ter certeza de que os alunos estão cientes de quem consultar sobre suporte técnico quando seus dispositivos ou as tecnologias que usam falharem.
Estar preparado
Os desafios da aprendizagem online são numerosos e você precisa estar preparado para enfrentar esses desafios quando eles ocorrem. Por exemplo, em algum momento, a tecnologia que você está usando falhará de uma forma ou de outra, como um bate-papo por vídeo que não está conectando, ou um link de tarefa que não está funcionando corretamente.
Uma das coisas que você pode fazer é ter um plano de backup para todos os conteúdos e tarefas que dependem da tecnologia. Quando eles falharem, seja transparente sobre os motivos e planeje ações para a conclusão de tarefas que não puderam ser concluídas devido a problemas tecnológicos.
Criar e manter uma presença forte
Certifique-se de que seus alunos possam vê-lo e alcançá-lo quando precisarem. Você pode enviar uma mensagem de vídeo para dar as boas-vindas a todos os alunos e garantir que a aula prosseguirá normalmente. Em vez de usar mensagens instantâneas básicas, você pode organizar um bate-papo por vídeo que você pode usar para interagir com os alunos e permitir que eles façam perguntas. Também pode ser uma boa ideia ter um perfil profissional completo que os alunos possam acessar facilmente. Isso irá ajudá-los a desenvolver um relacionamento com você que pode ser fundamental na construção de confiança.
Definir expectativas de curso
Como o aprendizado online pode ser novo para seus alunos também, você vai querer deixar muito claro para eles a forma que você vai avaliar o curso. Estabeleça expectativas claras sobre outros aspectos do processo de aprendizagem, incluindo tempo de resposta. Por exemplo, você pode deixá-los saber que você espera respostas de e-mail dentro de um dia.
Dar um exemplo
Seus alunos estão esperando que você forneça orientação. Se você demonstrar o nível certo de empolgação e entusiasmo pelo assunto, é mais provável que seus alunos apareçam e participem da aula de uma maneira que os beneficie.
Você também deve incentivar seus alunos a falar mais e fazer perguntas na aula. Você pode fazer isso chamando todos os membros da classe para ter a chance de falar. Quando eles fizerem perguntas, responda a toda a comunidade em vez da pessoa que fez a pergunta para incentivar a participação da classe.
Solicitar feedback regular
Também é muito importante garantir que você faça o check-in com seus alunos regularmente. Você pode fazer isso usando pesquisas formais e informais, questionários e tarefas. Quando você encontrar uma seção com a qual os alunos parecem ter dificuldades e reservar um tempo para rever o material do curso novamente.
O aprendizado online pode ser desafiador, especialmente se for novo para o professor e para o aluno. É nossa esperança que, com as habilidades e estratégias acima, você será capaz de criar e manter facilmente uma experiência de aprendizagem online para seus alunos que é propícia para a aprendizagem.
Ensino online assíncrono
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David
chief Editor