Como melhorar o aprendizado misto
Uma sala de aula mista oferece aos alunos e professores a oportunidade de usar ferramentas digitais para melhorar significativamente a experiência de aprendizado. Um dos principais benefícios do aprendizado misto é que ele permite que os alunos evitem salas de aula lotadas enquanto ainda encaixam seus cursos em seus horários. Mas, quando configurado incorretamente, o aprendizado misto pode ser mais um obstáculo do que uma solução.
Existem várias técnicas que você pode implementar para ajudá-lo a melhorar o aprendizado misto. Neste guia, compartilharemos com você algumas dessas estratégias de como melhorar o aprendizado misto.
Determine a interatividade do seu curso
A primeira coisa que você precisa fazer ao otimizar ou configurar uma sala de aula mista é determinar quanto do curso será interativo. As salas de aula mistas são projetadas para incorporar a experiência de e-learning ao curso e usar a internet para alcançar os alunos onde quer que estejam. Mas não foi projetado para ser totalmente online.
Portanto, a primeira coisa que você deve determinar é quanto do curso será realizado em sala de aula e quanto será feito online. Por exemplo, você pode decidir qual parte do curso será feita exclusivamente em sala de aula e qual parte do curso será feita exclusivamente online.
Saber isso ajudará você a planejar o curso com eficiência, incluindo o planejamento das aulas e o agendamento. Seus alunos saberão quando devem estar na sala de aula fisicamente e quando podem aprender on-line.
Experimente uma sala de aula invertida
Também é uma boa ideia experimentar diferentes modelos de aprendizagem se você pretende implementar uma sala de aula mista. Um desses modelos é a sala de aula invertida, que envolve assumir os papéis tradicionais em uma sala de aula e revertê-los.
Em uma sala de aula tradicional, o professor dará uma palestra durante a aula e os alunos podem usar seu próprio tempo para estudar e revisar os materiais do curso. Em uma sala de aula invertida, os alunos podem revisar as aulas pré-gravadas em seu tempo livre e usar o tempo da aula para discutir e concluir as tarefas.
Este é um modelo particularmente bom se seu objetivo é fazer com que os alunos se envolvam ativamente com o material de estudo em seu tempo livre. A configuração invertida também significa que eles serão muito mais ativos na sala de aula física do que em um ambiente tradicional.
Use vídeos como auxiliares de ensino e aprendizagem
Uma das melhores maneiras de tornar sua sala de aula mista mais bem-sucedida é usar tutoriais em vídeo. Eles podem ser fundamentais para alcançar a configuração de sala de aula invertida sobre a qual falamos acima, mas seus benefícios vão muito além de palestras pré-gravadas.
Os tutoriais em vídeo podem ser uma ótima maneira de explicar um assunto difícil para os alunos. Um vídeo de demonstração em particular é uma das maneiras mais ideais para tornar mais fácil para seus alunos lidarem com um tópico difícil. Eu recomendaria que você usasse o DemoCreator Video Recorder, uma ferramenta profissional para os professores gravarem tutoriais e vídeos de demonstração.
Por exemplo, se você estiver ensinando uma aula de web design mista, seria muito mais benéfico compartilhar um vídeo com o básico de codificação, em vez de documentos do mesmo. É muito mais provável que seus alunos se envolvam com o vídeo e aprendam com muito mais rapidez e eficiência do que com um documento de mil páginas.
Os vídeos também oferecem uma das melhores maneiras de seus alunos interagirem com você. Você pode perguntar a eles mesmos implementando o curso ou fazendo perguntas sobre o material do curso. Dessa forma, os alunos se envolvem com a turma e com você como professor por meio de um meio interativo e fácil de usar.
Uma das melhores maneiras de usar o vídeo para fins de aprendizado é pedir aos alunos que façam uma apresentação em vídeo de sua compreensão do material do curso como uma tarefa. Em seguida, você pode reproduzir os vídeos que eles enviaram e avaliar o trabalho deles.
Colaboração e interação em grupo
Para que uma sala de aula mista seja eficaz, não basta que o aluno e o professor interajam, também é vital que os alunos interajam entre si. Embora isso possa ser muito fácil em uma sala de aula física, não é tão fácil em uma sala de aula online.
Para configurar efetivamente a colaboração em grupo on-line, várias ferramentas e softwares multimídia precisam ser usadas. Mas assim que isso seja feito, os alunos poderão se comunicar e colaborar com muita facilidade fora da sala de aula.
Felizmente, existem muitos sistemas de gerenciamento de aprendizado projetados para essa finalidade. Escolher uma plataforma pré-projetada em vez de tentar criar uma conectando várias ferramentas é mais benéfico para a sala de aula. Os alunos podem fazer login em qualquer sistema que esteja sendo utilizado e usar o bate-papo para se comunicar e os gravadores de tela para apresentações em grupo.
Atribuições e revisões
Como qualquer outra sala de aula, o propósito de uma sala de aula mista seria incompleto com apenas palestras e projetos. É igualmente importante incorporar as atribuições à estratégia geral.
Existem plataformas digitais que podem facilitar muito isso para o professor. Existem alguns que até permitem que você ofereça tarefas digitais em tempo real e, depois de avaliar as tarefas, defina tarefas de revisão digital que os alunos possam revisar. Essa é apenas uma das muitas maneiras pelas quais as plataformas online podem facilitar a comunicação constante entre professor e aluno. Os alunos aprendem com seus erros, um fator que também melhora a capacidade de compreender novos trabalhos do curso.
Dicas para criar o ambiente de aprendizado misto perfeito
Uma coisa é decidir que você gostaria de ter uma sala de aula mista e outra é garantir que a sala de aula mista seja bem-sucedida o suficiente para ser mantida a longo prazo. Veja a seguir algumas dicas para ajudar você a manter um ótimo ambiente de aprendizado misto;
Encontre a combinação certa
A maioria dos projetos de aprendizado misto falhará devido à falta de eficiência ao criar a estrutura do curso. A estrutura do curso precisa ser projetada de forma a equilibrar o aprendizado independente e as aulas presenciais, e esse equilíbrio precisa incorporar todas as partes envolvidas. Por exemplo, pode não ser possível para um professor dar atenção individual a uma turma de 30 pessoas.
Mantenha pessoal
Ao criar a estrutura do curso para aprendizado misto, é muito importante levar em consideração os estilos de aprendizagem pessoais dos alunos. O aprendizado presencial permite que o professor personalize o aprendizado para as necessidades individuais do aluno, e isso onde o aprendizado misto pode ser absolutamente mágico. Mas mesmo isso precisa ser planejado corretamente, pois o conteúdo do curso precisa ser relevante para o aluno e o tempo precisa ser conveniente para o professor.
Também é vital possibilitar que o trabalho do curso esteja disponível online e em sala de aula. Isso ocorre porque nem todos os alunos podem responder igualmente aos mesmos estilos de aprendizagem.
Flexibilidade é a chave
Realizar aulas físicas pode não ser suficiente, pois pode limitar os alunos a aprender apenas em determinados dias da semana e em horários específicos. Para os alunos que podem ter outros compromissos, como trabalho ou família, essa é uma forma rígida de aprendizado que pode não ser muito útil para eles.
Por outro lado, o aprendizado on-line permite que todos os alunos, independentemente de seus compromissos, se envolvam totalmente com o trabalho do curso, pois podem fazê-lo em seu próprio tempo e ritmo. Os sistemas de gerenciamento de aprendizado social podem agilizar ainda mais o processo de aprendizado, permitindo que alunos e professores usem o bate-papo para explicar o trabalho do curso que os alunos podem achar desafiador.
Envolva as pessoas certas com cursos on-line
É muito importante garantir que você envolva as pessoas certas nos cursos online, principalmente no início. Seria muito difícil para um aluno concluir todos os cursos on-line sozinho sem a orientação de professores que possam apontá-lo na direção certa em termos de por onde começar,
A integração bem-sucedida de um novo aluno no sistema só pode ser realizada com a ajuda de outras pessoas.
Para alunos e professores que procuram o melhor ambiente de aprendizado interativo, flexível e adaptável, o aprendizado misto é uma das melhores soluções. Mas para que seja bem-sucedido, uma estrutura de curso flexível e equilibrada precisa estar no centro da estratégia.
As ferramentas certas também farão toda a diferença para seu projeto de aprendizado misto. Quando se trata de ferramentas, no entanto, você pode achar vantajoso escolher uma ferramenta que seja um sistema completo de gerenciamento de aprendizado, permitindo que seus alunos acessem os materiais do curso e participem de discussões em grupo via chat. um software de gravação de vídeo também será muito útil para você na busca de criar a sala de aula mista perfeita.
David
chief Editor