A aprendizagem assíncrona versus aprendizagem síncrona
Com a ascensão da digitalização, os métodos de ensino mudaram drasticamente. Foi-se o tempo em que alunos e professores precisavam sentar-se frente a frente em uma sala de aula para interagir. A iniciativa de salas de aula virtuais marca uma mudança inovadora na percepção da educação e torna a aprendizagem um assunto global.
Embora a sala de aula tradicional nunca possa ser substituída, o e-learning é, na verdade, uma iniciativa marcante no mundo acadêmico. A educação online pode ser dividida em duas categorias: aprendizagem síncrona e aprendizagem assíncrona.
Então, o que é aprendizagem online assíncrona e síncrona? A aprendizagem síncrona está relacionada a várias pessoas interagindo em tempo real na sala de aula ou em uma plataforma online, como em uma chamada do Zoom ou webconferência. Por outro lado, a aprendizagem assíncrona significa que a aprendizagem não envolve todos ao mesmo tempo, e não há interação em tempo real entre as pessoas.
Os recursos e materiais de estudo são compartilhados através de meios online, como aulas gravadas, e-mails, etc., e não há restrição de local ou tempo para os alunos ou professores. Bem, aqui está uma comparação detalhada do e-learning síncrono versus e-learning assíncrono:
Aprendizagem assíncrona
A aprendizagem assíncrona tem suas origens na educação por correspondência, que oferece educação a alunos que moram longe. O aprendizado por correspondência fez uso de cartas, mas quando as escolas e universidades investiram em tecnologia no início dos anos 80, o ensino a distância tomou o caminho do aprendizado online.
Vantagens da aprendizagem assíncrona
1. Liberdade e flexibilidade
O aspecto mais atraente do aprendizado assíncrono é a flexibilidade que oferece a alunos e professores. O acesso aos materiais de estudo de qualquer lugar do mundo requer apenas um computador e uma conexão com a internet. Não há restrições de tempo ou local, e os alunos podem agendar seus estudos conforme sua conveniência.
Isso estende a educação até mesmo para aqueles que têm empregos em tempo integral ou não tem a oportunidade de frequentar a escola ou a faculdade. Isso também mantém o estresse sob controle, pois as pessoas podem aprender conforme sua conveniência e não há pressão para executar em um ritmo predefinido.
2. Os alunos decidem o ritmo de aprendizagem
Esse tipo de aprendizado é individualizado, pois os alunos aprendem na velocidade em que se sentem confortáveis. Os alunos têm tempo suficiente para revisar as anotações e estudar minuciosamente, ao contrário das salas de aula tradicionais, onde a resposta deve ser imediata.
Isso aumenta a eficiência do aprendizado e também protege a auto-estima dos alunos que não conseguem acompanhar os outros alunos da turma. Assim, capacita os alunos, tornando-os controladores de sua experiência de aprendizado, e os professores também são salvos do fardo e da pressão que enfrentam principalmente no local de ensino.
3. Conforto e segurança
A ansiedade social é um problema muito comum entre os jovens atualmente, e a maioria dos alunos não gosta de interações cara a cara, mesmo quando estão online. A aprendizagem assíncrona é especialmente adequada para aqueles que preferem a interação seletiva. Os alunos têm seu próprio espaço de aprendizado confortável, removendo assim muitas barreiras sociais que dificultam o aprendizado.
Isso coloca todos os alunos em pé de igualdade, pois aqueles que são socialmente competentes geralmente se saem melhor do que não são, resultando em baixa auto-estima em alunos introvertidos. No entanto, aqui nos concentramos apenas no desempenho acadêmico e na eficiência do processamento da informação.
4. Disponibilidade de informações
O material compartilhado na aprendizagem assíncrona está sempre disponível para reutilização, e os alunos podem buscar qualquer informação, a qualquer hora e de qualquer lugar. Seu alcance também é maior em relação a outros modos, pois uma vez gravada a palestra, seja em áudio ou vídeo, ela pode ser enviada para qualquer parte do mundo, até mesmo para locais onde não há internet.
DVDs, TVs e todos os outros dispositivos eletrônicos que podem armazenar informações offline podem ser usados para aprendizagem assíncrona. Os alunos que moram nas partes mais remotas do mundo podem acessar as anotações, vídeos ou áudios dos professores.
5. Aprendizagem em massa
Aprendizagem assíncrona alcança um grande número de alunos, variando de diferentes faixas etárias a diferentes gêneros, etnias e origens socioeconômicas. Assim, o ensino e a aprendizagem podem ocorrer em uma escala muito grande, sem grandes investimentos.
Este modo de educação tornou possível o aprendizado em massa com facilidade e conforto. A estruturação desses cursos também é comparativamente mais fácil e leva muito menos tempo do que os tradicionais.
Desvantagens da aprendizagem assíncrona
1. Reclusão
Enquanto algumas pessoas podem não gostar de interação, para outras pode ser motivo de preocupação. Essa falta de uma qualidade mais humana pode isolar os alunos e limitar o crescimento das interações, feedback e discussões em tempo real. É ótimo para quem quer concluir um curso sem muitos problemas devido ao tempo ou outras restrições.
A aprendizagem assíncrona não é a escolha certa para quem deseja aproveitar ao máximo sua experiência de aprendizado. A aprendizagem por observação e outras formas de treinamento social necessárias para o pleno desenvolvimento são completamente excluídas.
2. Desinteresse e procrastinação
Este tipo de aprendizagem pode levar à falta de motivação em muitos alunos. Além disso, esse tipo de aprendizado é o mais propenso à procrastinação e outros comportamentos negligentes. Os alunos às vezes não conseguem concluir o curso levando à evasão escolar.
Na interação em tempo real, os professores, assim como os alunos, controlam uns aos outros. Em geral, eles enriquecem a experiência de aprendizagem por meio de esforços colaborativos. Embora seja rápido e conveniente, ainda pode levar ao tédio. Também pode levar a tentativas superficiais por parte de professores e alunos.
3. Requer habilidades de gerenciamento de tempo
A aprendizagem assíncrona pode parecer interessante no início, mas a maioria dos alunos perdem o interesse no meio do caminho e não conseguem concluir o curso. Não é fácil gostar do ensino a distância, especialmente sem interação direta com professores e colegas. Somente aqueles alunos que têm boas habilidades de gerenciamento de tempo, foco, comprometimento e um objetivo claro em vista podem aproveitar ao máximo o curso.
Aprendizagem síncrona
Ambiente presencial, palestra e na plataforma online, webinars, chamadas do zoom e videoconferência são exemplos de aprendizagem síncrona.
Vantagens da aprendizagem síncrona
1. Interação em tempo real
Seja em uma sala de aula real ou virtual; os benefícios da interação nunca podem ser descartados. As discussões podem ser envolventes e informativas para toda a turma, mesmo para aqueles que não gostam de participar. Ao ouvir diferentes pontos de vista, os alunos podem obter mais clareza sobre suas próprias percepções.
A extensão mais importante para o uso educacional da tecnologia é o surgimento de salas de aula globais. Isto transcende a distância e disponibiliza educação de qualidade até mesmo para estudantes que moram em áreas remotas. Além disso, a presença em tempo real, mesmo que online, leva a uma maior conscientização e envolvimento.
2. Acessibilidade
Essa modalidade de ensino é a mais acessível de todas, pois o professor não precisa estar presente pessoalmente o tempo todo. Os professores e alunos podem ter a experiência de uma sala de aula real sem realmente estarem presentes um ao lado do outro. Isso economiza muito dinheiro para os alunos e permite que eles se matriculem em vários cursos pela metade do preço.
A aprendizagem síncrona virtual garante que todos os aspectos do aprendizado tradicional sejam preservados, como feedback e discussões em grupo, economizando o dinheiro gasto em deslocamentos para quem mora longe.
3. Aprendizado dinâmico
A interação em tempo real é uma experiência dinâmica tanto para os professores quanto para os alunos. A atividade constante garante o desenvolvimento de novas competências e a valorização das já existentes. Assim, a atividade garante o progresso e aproveita ao máximo a experiência de aprendizagem. Os alunos se sentem incluídos e aprendem habilidades de colaboração mesmo sem precisar estar presente em um só lugar.
As salas de aula virtuais fornecem o mesmo ambiente competitivo que incentiva os alunos a um melhor desempenho. O uso da tecnologia também promove o conhecimento e a compreensão científica, que serão de grande utilidade em empreendimentos futuros.
4. Profundidade instrucional
A comunicação entre alunos e professores é frequente, o que garante o progresso e a conclusão do trabalho atribuído. Discussões regulares não apenas ajudam os alunos a identificar os diversos entendimentos de um assunto, mas também ajudam a saber o quão confiável é o professor.
Por sua vez, o professor também fica sabendo quais alunos estão tendo um bom desempenho e quais precisam de orientação ou ajuda extra. Isso mantém um equilíbrio no processo de aprendizagem e também garante que nenhum aluno seja deixado para trás. Além disso, os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas com frequência quando os professores estão disponíveis.
5. Melhores resultados
A melhor forma de saber o sucesso de uma aula é através dos resultados que se obtém ao final. A aprendizagem síncrona, seja por meio de modos tradicionais ou on-line, provou oferecer resultados excepcionais. Isso se deve ao esforço conjunto dos alunos e professores. Nas plataformas virtuais, os professores inferem o desempenho de cada aluno por meio dos dados disponibilizados a eles, como assiduidade, participação em discussões, etc.
O professor verifica ainda com que frequência um aluno está fazendo perguntas. Tudo isso ajuda o professor a formular um plano personalizado, mantendo as necessidades individuais em vista. Isso salvaguarda o padrão de educação e também garante que a taxa de sucesso dos alunos seja aumentada.
Desvantagens da aprendizagem síncrona
1. Cronograma rígido
A aprendizagem simultânea em casa pode ser possível, mas não oferece liberdade de tempo. As aulas, discussões e reuniões têm um cronograma rígido. Além disso, aqueles com empregos podem enfrentar certos desafios com o gerenciamento do tempo. Esse tipo de aprendizado não é ideal se a flexibilidade for um requisito importante. É para quem trabalha em período integral e em turnos.
Como os alunos dos cursos online às vezes vêm de diferentes países, os fusos horários variam. Isso pode ser difícil para alguns, porque um aluno pode ter aula às 16h e outro aluno às 18h.
2. Questões técnicas
Uma boa conexão de internet é primordial tanto para os alunos quanto para os professores. Mesmo um único erro técnico pode levar a uma inconveniência temporária. Como os trabalhos devem ser enviados online, é preciso respeitar os prazos ou as notas podem ser deduzidas estritamente. Às vezes a internet fica lenta e os alunos podem perder informações importantes. Na pior das hipóteses, isso pode acontecer durante uma prova.
3. Professor controlador
Uma grande desvantagem da aprendizagem síncrona é que o ritmo de aprendizagem é determinado pelo professor. Espera-se que todos os alunos aprendam e executem na mesma velocidade, e isso pode ser injusto para alguns. Isso envolve aqueles alunos que não têm muito tempo para investir em seus estudos.
Mas, pode ser devido a empregos ou vários cursos. Alguns alunos preferem cursos auto-regulados e se destacam melhor em ambientes mais descontraídos do que a aprendizagem síncrona proporciona.
Conclusão:
Então, listamos as vantagens e desvantagens da aprendizagem síncrona e assíncrona. Normalmente, uma combinação de ambos é preferida quando os pontos positivos de ambos os modos são empregados e os negativos são evitados. Mas ainda assim, os dois modos são bastante diferentes um do outro em termos de entrega e conduta.
Quando se trata de aprendizagem síncrona online, ela cria um ambiente presencial para uma melhor interação. No entanto, a aprendizagem assíncrona dá bastante tempo para reflexão e estudos. Além disso, pode ser moldado de acordo com a conveniência e os requisitos do aluno.
David
chief Editor