Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

Aproveitando a videografia corporativa para maximizar o potencial e os lucros

David
16/01/2024 • Arquivado para: Editores de vídeo

O tempo médio de atenção humana caiu para menos do que o de um peixinho dourado, nos tempos atuais, e esse declínio foi acionado desde da chegada da tecnologia; particularmente com os smartphones, entrou no mercado mainstream e trouxe uma mudança de paradigma global na maneira como as pessoas vivem suas vidas.

Atualmente, para as pessoas em geral, isso pode parecer um detalhe insignificante com o qual estamos pedindo que se preocupem, no entanto, foi relatado no Reino Unido, em 2018, que a falta de concentração causou danos ao setor da indústria em cerca de 1,6 milhões de libras.

Os dados são significantes e bastante estranhos, pois alguém pode se perguntar como a falta de atenção pode gerar problemas financeiros desse tamanho?

A resposta é a curva acentuada de informações que os humanos produzem a cada segundo de cada dia nos dias atuais. Os dados que geramos são usados para melhorar a saúde, promover melhores opções de roupas e tecidos, promover o acesso à educação e provocar uma revolução que estabelecerá como se viverá nas gerações futuras.

Isso também gerou e deu origem a uma série de problemas enfrentados pelas indústrias de negócios corporativos na sociedade contemporânea. À medida que o mundo continua evoluindo, um dos setores mais importantes é o empresarial corporativo, que se expande e cria oportunidades para muitas pessoas, com ou sem experiência.

Os problemas enfrentados pelo setor corporativo:

O setor corporativo tem sido pressionado com o dever duplo e triplo para alcançar os clientes nos dias atuais, pois a sobrecarga de informações resultando em falta de atenção aos serviços e notícias divulgadas pelas organizações significa que vendas e marketing precisam mudar suas estratégias e se adaptarem as ideias mais inclusivas e inovadoras sobre como obter lucros.

Uma maneira infalível de aumentar as vendas usando videografia corporativa. A videografia corporativa envolve a utilização de todos os benefícios de criar conteúdo atraente e obter visualizações e tráfego ainda melhores no seu site, os transformando em vendas e popularidade.

Com a videografia corporativa, você pode comunicar adequadamente a sua oferta, de maneira que o seu público-alvo entenda. O que é vital, pois os profissionais de marketing devem ser sucintos nas mensagens que enviam e empacotá-las em um ativo, em que os clientes em potencial consumirão.

De várias maneiras, o material de vídeo corporativo promove a empresa. É um investimento inteligente que aumentará a felicidade dos funcionários e vai melhor os seus resultados. As pessoas podem fortalecer os esforços de comunicação corporativa das suas empresas, enquanto aprimoram os seus esforços de marketing de vídeo, criando um conteúdo corporativo envolvente.

Com a videografia corporativa, as empresas podem desenvolver conteúdo eficaz e interativo, que surpreenderá clientes em potencial e os transformará em consumidores fiéis!

Mas primeiro, vamos nos aprofundar no básico:

O que é videografia corporativa, exatamente?

A videografia corporativa refere-se ao negócio e à prática de fazer vídeos, animações e produtos cinematográficos para aumentar a produtividade e aumentar o envolvimento do cliente em todas as plataformas de mídia.

Em um passado não tão distante, a mídia impressa era a maior plataforma para anunciar e engajar as pessoas, mas com o surgimento das mídias sociais, se tornou mais importante ser "entendido em tecnologia"; tudo mudou agora, o foco para capturar a atenção dos mais jovens, gerações e gerações que também estão se envolvendo mais no mundo tecnológico, o que acontece no mundo todo.

videografia corporativa

As empresas contratam equipes de marketing experientes que se concentram exclusivamente no objetivo de alcançar da melhor maneira o seu potencial cliente.

A videografia corporativa inclui fazer vídeos curtos, que incluem material de treinamento para integração de novos funcionários e desenvolvimento profissional contínuo dos funcionários existentes; conteúdo motivacional; anunciar novos conteúdos, serviços e produtos; vídeos explicativos e de "como fazer"; avaliações de clientes, jornada, depoimentos e muito mais.

Quais benefícios dos vídeos corporativos?

De acordo com um estudo da HubSpot, 54% dos consumidores querem ver mais conteúdo de vídeo de uma marca ou empresa que eles apoiam, portanto, os filmes corporativos tornaram-se cada vez mais importantes nos últimos anos. No ambiente digital de hoje, se a sua empresa não estiver produzindo, com certeza você ficará para trás.

Exemplos de videografia corporativa:

1. RIPO:

A RIPO, uma designer e fabricante de móveis da Letônia, filmou um curta-metragem no início de 2018 para impulsionar a marca. Ela ilustra, em vez de contar ao público tudo o que eles fazem, o espírito da marca e o que os torna uma empresa única, tudo em apenas 2 minutos. Em vez de usar uma narração vocal, eles optaram por usar texto em inglês na tela, que conecta rapidamente essa modesta empresa ao resto do mundo. Considere quantas pessoas deixariam de assistir o vídeo, se eles colocassem um narrador nativo do país.

videografia corporativa

Foto tirada de: https://www.spielcreative.com/blog/corporate-videos/

Além disso, eles combinaram de maneira inteligente uma fotografia simples e um elegante áudio, sutil, que aumenta ao longo do filme, enfatizando a noção de que eles realmente valorizam o design e a eficiência escandinavos.

2. COCA-COLA:

A Coca-Cola lançou um filme, em 2011, de estratégia de conteúdo em duas partes chamado "Conteúdo 2020". Foi a visão estratégica da Coca-Cola para o futuro da empresa e durou 17 minutos ao todo. Está dividido em nove capítulos e aborda tópicos como a mudança para focar na excelência do conteúdo a partir da criatividade, o compromisso em ajudar as pessoas e melhorar as suas vidas e sua imensa influência na cultura popular, para citar alguns.

Dado que se tratava de um vídeo corporativo destinado ao uso interno e não ao público, o fato de ter quase 700.000 visualizações no YouTube é impressionante! A influência do marketing da Coca-Cola é bem exemplificada com esse conteúdo.

videografia corporativa

Vale destacar também o estilo artístico do vídeo. Foi usada animação de quadro branco, uma forma de arte na qual o espectador vê a história tomar forma observando as mãos do artista que a desenha. Se você precisa explicar algo complicado, como dito anteriormente, essa estratégia é comprovada cientificamente como uma das formas mais bem-sucedidas de envolver atenção do público.

3. PRACTICUS:

A Practicus, uma empresa de consultoria e gerenciamento de projetos, desenvolveu um filme de animação de 73 segundos em 2016. "Another Way" é o título do vídeo, e é um ótimo exemplo de um vídeo Hub corporativo que se encaixa perfeitamente na sua rota de destino. O seu estilo limpo, claro e informativo complementa o espírito colaborativo da marca e dá ao visitante a impressão de que trabalhar com a Practicus é simples, fácil e confiável.

Este vídeo corporativo é chamado de "explicador", pois cumpre exatamente o que diz: explica o que a Practicus faz e como faz. Depois de escrever um roteiro brilhante, crie métodos criativos para usar a animação e retratar figurativamente os pontos e ideias mais importantes do roteiro.

Como elevar a sua videografia corporativa:

Existem algumas etapas básicas que você precisa seguir para realmente entender como a videografia e a geração de conteúdo para o setor corporativo funcionam. Aqui estão alguns pontos para lhe ajudar a criar o melhor conteúdo para sua organização:

1. Planejamento ganha metade da batalha:

Um bom planejamento é provavelmente o aspecto mais importante da criação de conteúdo para videografia. Ele coloca em perspectiva quais são os seus objetivos e o que você precisa de conteúdo, e como você precisa que seja. A parceria com uma boa equipe de videografia e também ter um bom olho para visualização e outros aspectos ajudam muito a estabelecer uma boa base para o seu trabalho.

Nesta "fase de pré-produção", você basicamente precisa ser objetivo para (principalmente) para si mesmo e para os animadores, equipe de câmera ou artistas de efeitos digitais, sobre o que você tem em mente e como precisa traduzir para uma tela em movimento.

Preparar materiais como anotações, rascunhos e desenhos, ou marcar uma sessão de brainstorming com a sua equipe para obter as melhores ideias são algumas maneiras de fornecer informações suficientes para que a produção comece com o pé direito e você tenha o conteúdo que deseja.

Coisas como localização (ões); paletas de cores; temas subjacentes; expressão de palavras; imagens transmitidas; áudio requerido; scripts e outros detalhes devem ser cuidadosamente examinados e discutidos nesta etapa.

videografia corporativa

2. Fase de produção:

Na fase de produção, o time começa a pensar no conteúdo do vídeo. O objetivo da equipe ou equipes envolvidas na produção é que o conteúdo esteja alinhado e promova os valores da empresa e os objetivos de longo prazo para os quais é necessário produzir o conteúdo. Trabalhar com pessoas experientes e gentis também é um aspecto muito importante, ninguém vai querer arriscar tempo e recursos preciosos e acabar tendo uma filmagem malfeita.

Você pode até mesmo fazer bom uso da sofisticada tecnologia contemporânea de Inteligência Artificial (IA) e utilizar avatares humanos nas suas filmagens, bem como empregar as "deep fakes" para introduzir um elemento de novidade e humor, para capturar e manter o interesse dos espectadores e potenciais clientes.

3. Finalizando a pós-produção:

Quando a fase de produção termina e você tem a filmagem em mãos, começa a fase de esculpi-la e refinar os pequenos detalhes, o que fazem brilhar. É um processo feito por muitas etapas, que incluem edição; adicionar efeitos visuais; adicionar áudio ou música e/ou narração; corrigir aspectos visuais, renderizar o vídeo e muito mais.

Você pode importar os vídeos para programa de processamento externo e/ou dispositivos; adicionar legendas, anotações, adesivos e outros tipos de efeitos para deixá-lo mais bonito. No final da edição de pós-produção, você pode exportar o vídeo para a plataforma relevante.

Certifique-se de sempre fazer backup dos seus dados em todas as etapas do processo de trabalho, tanto em plataformas de armazenamento em nuvem quanto em dispositivos de hardware, como CD-ROMs, USBs, discos rígidos, etc; para que você não perca nenhum dado crucial a qualquer momento, se houver um problema ou mau funcionamento do equipamento ou dos sistemas.

Como fazer sua videografia corporativa com o programa DemoCreator:

O programa DemoCreator da Wondershare é uma ferramenta completa, ele é um gravador de tela e editor de vídeo, que permite aos usuários gravar telas para uma variedade de fins, incluindo apresentações, jogos, aulas e muito mais. Com uma interface de usuário fácil de usar e direta, você pode editar facilmente as suas gravações de tela. Ele é muito mais que um gravador de tela. Ele permite que você administre as suas gravações usando uma variedade de ferramentas para torná-las visualmente mais atraentes e compreensíveis para o seu público.

videografia corporativa

O programa e as ferramentas do DemoCreator são as soluções perfeitas para pessoas que desejam gravar tela e precisam de alguns recursos de edição simples para tornar a gravação mais atraente e compreensível. Professores, tutores e autores de cursos online são os beneficiados com o DemoCreator.

Com etapas fáceis, você pode usar os incríveis recursos do programa DemoCreator para elevar o seu negócio ao próximo nível:

1- Grave o seu vídeo:

Crie um plano para seus vídeos. Então, você pode entrar no ambiente do DemoCreator e fazer uso dos seus recursos amigáveis, como criar o seu próprio avatar e outros, para dar um toque único aos seus vídeos. O avatar humano do DemoCreator usa o aprendizado da máquina para rastrear a sua mandíbula, olhos, audição e pupilas. Se você mover a cabeça, o seu avatar te seguirá. Quando você fala no microfone, o avatar sincroniza os lábios em tempo real ou até mesmo imita os sons gravados.

videografia corporativa

2 - Importe os seus vídeos para edição:

Você pode importar para o editor DemoCreator e começar a implementar qualquer alteração que desejar.

videografia corporativa

3 - Adicione legendas, anotações, adesivos ou outros efeitos:

Faça vídeos animados de forma rápida e fácil com uma variedade de elementos e cenas prontas para usar! Personagens, adereços, texto e recursos de áudio podem ser arrastados e soltos. Transforme um roteiro de ação ao vivo em vídeos animados com apenas um clique; personalizando o estilo do personagem, características faciais, trajes e acessórios.

videografia corporativa

4 - Exporte o vídeo:

Por fim, basta exportar o vídeo para qualquer plataforma integrada com o DemoCreator ou qualquer outra de terceiros, na qual você deseja obter visualizações.

videografia corporativa

Coisas para ter em mente:

Como esses processos, e essencialmente todo o processo de videografia, requerem recursos extensos, você também precisa dedicar algum tempo organizando e gerenciando a alocação desses recursos da melhor maneira possível. É muito melhor, a longo prazo, contratar outra pessoa para fazer isso, em vez de fazer você mesmo, pois pode resultar em imagens danificadas e desperdício de recursos.

Quanto custa fazer um vídeo corporativo?

O custo de produção de um filme corporativo começa em torno de $5.000 e pode ir muito além disso, para todos e quaisquer serviços e recursos adicionais que você precisar usar. Tudo depende de como você quer que fique o seu vídeo. O estilo e a qualidade da animação ou ação ao vivo, a duração do vídeo e o calibre da empresa com a qual você trabalha são fatores que determinam o investimento.

Qual é a sua situação financeira?

Seus KPIs estão intimamente relacionados ao seu orçamento. Como resultado, você deve calcular seu retorno sobre o investimento (ROI) se seus KPIs forem alcançados. Considere o seguinte cenário:

Se um dos seus principais indicadores de desempenho é aumentar as vendas com novos clientes em 25%; estime quantos novos consumidores você ganhará a cada ano. Calcule o valor vitalício de cada novo cliente. Em seguida, calcule o retorno sobre o investimento multiplicando a resposta da etapa 1 pela resposta da etapa 2.

Isso não apenas lhe ajudará a criar um orçamento razoável, mas também a priorizar o trabalho e demonstrar a relevância do vídeo para as partes interessadas.

Como localizar a melhor produtora de vídeo corporativo?

Examine portfólios e avaliações para verificar se eles já fizeram vídeos semelhantes antes e se colaboraram com empresas respeitáveis. Reúna alguns exemplos para ajudar na comunicação do vídeo que você está imaginando. Se você quiser conhecê-los pessoalmente, limite sua pesquisa àqueles que são locais: "empresa de vídeo corporativo perto do meu local", por exemplo.

Os principais temas e objetivos da marca devem ser bem informados a eles. Se eles fornecerem uma cotação com base em recursos/comprimento básicos quando você os contatar pela primeira vez, entenda que eles visam uma venda rápida, em vez de uma verdadeira parceria para obter resultados comerciais reais.

Para produzir um roteiro cativante, converse com o diretor criativo e com a equipe de vendas. Quando se trata de interagir com a equipe, confie nos seus instintos. Eles são receptivos, apaixonados e compreensivos com a mensagem que você quer passar, por exemplo? Permita-se ser influenciado pelos conhecimentos deles. Mantenha seu calendário e finanças sob controle.

Qual é o estilo de arte mais adequado para o meu vídeo corporativo?

O estilo de arte para o seu vídeo deve ser escolhido com lógica, ou seja, para atender ao objetivo do conteúdo, do orçamento planejado, do DNA da marca e um estilo que ressoe com o seu público, em vez de se basear em um pressentimento, ou seja, adivinhação.

Desconfie das agências que tentam empurrá-lo para estilos de arte mais caros e intrincados que você não precisa. Independentemente do que digam, o objetivo principal da obra de arte é comunicar uma mensagem de maneira eficaz.

Quando se trata de vídeos de marketing, estilos de arte mais caros nem sempre significam o melhor resultado comercial. Na realidade, um alto valor de produção frequentemente acaba em resultados desfavoráveis, como pode ser mais caro e demorado testar e trocar o filme depois de finalizado, diminuindo o retorno do investimento; pode prejudicar as ideias principais do vídeo; e devido ao tempo de produção estendido, o prazo pode ser adiado.

Relação entre vídeo marketing corporativo e funil de vendas:

Quando você está projetando sua estratégia de marketing de vídeo, é especialmente importante manter o funil de vendas em mente. É o caminho que um potencial cliente deve percorrer para se tornar seu cliente. Para aproveitar ao máximo seu orçamento de marketing, pense em como os vídeos corporativos podem usar cada estágio para levar o máximo possível de pessoas ao fundo do funil (transformando em venda). A estrutura 'Hero, Hub, Hygiene' do Google é um método extremamente benéfico para otimizar o conteúdo de vídeo para seu funil de vendas.

Hero (Atração):

Os vídeos Hero são fortes para promoções de marketing e emocionais que são vistas apenas de vez em quando. Eles são projetados para apresentar a empresa a um novo público ou para lançá-la em um novo setor de mercado. Eles estão no topo do funil de vendas porque o estágio de atração trata de apresentar sua empresa a leads em potencial e convencê-los a investigar mais.

Como resultado, eles geralmente precisam do investimento mais pessoal de qualquer formato de vídeo. Os vídeos de marca são os melhores nesta categoria.

Hub (Captura):

Os vídeos de Hub são peças de conteúdo integradas e recorrentes que mantêm o seu público interessado, fornecendo novas visualizações sobre seus interesses. O objetivo desses vídeos é tornar a marca mais conhecida, aumentar a confiança, o engajamento e as assinaturas entre os novos visitantes que foram atraídos pelo seu conteúdo de reconhecimento.

Eles são ideais para o estágio de captura do seu funil de vendas, pois estabelecem você como um líder de pensamento do setor, respondendo com eficácia a quaisquer dúvidas ou objeções que os consumidores possam ter em relação ao seu produto ou serviço. Depoimentos de clientes, explicações e entrevistas com especialistas do setor, são excelentes opções para sua campanha de vídeo corporativo.

Hygiene (Atração e Nutrição):

Os vídeos de Hygiene (também conhecidos como "Ajuda") garantem que você seja encontrado quando as pessoas fazem buscas e usam palavras-chave na internet relacionadas ao seu setor. Você pode criar conteúdo que aborde especificamente esses termos mais procurados usando o Google para saber quais são. É uma estratégia metódica que o levará ao topo da primeira página do Google.

Esses filmes servem como atração e ferramenta de nutrição, pois geram novos leads por meio de pesquisas na internet e também dissipam quaisquer preocupações remanescentes com informações relevantes e educacionais. Demonstrações de produtos e vídeos educativos são perfeitos para gerar conversões para sua campanha.

Conclusão:

Há muito espaço para pessoas e empresas melhorarem suas receitas com o marketing de vídeo. Uma empresa de produção de vídeo profissional deve mostrar a você os estilos de arte com maior probabilidade de funcionar com seu vídeo. DemoCreator é um programa incrível com elementos exclusivos e atraentes que podem aumentar a qualidade dos seus vídeos corporativos e gerar mais visualizações e vendas do que antes.

David

David

chief Editor