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Revisão sobre teletrabalho: O novo normal na esfera do trabalho

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre negócio

A situação atual e o surto repentino do COVID 19 nos confinaram em nossas respectivas casas. Nosso estilo de vida mudou consideravelmente. Como escolas, faculdades e locais de trabalho são mantidos fechados para conter a propagação do vírus altamente contagioso, as pessoas estão optando por técnicas de teletrabalho eficientes e trabalhando em casa.

Teletrabalho refere-se à técnica através da qual as pessoas podem trabalhar sem ter que ir ao escritório, simplesmente fazendo login em seus sistemas, como computadores ou celulares. Os funcionários estão bastante satisfeitos com o advento do teletrabalho, pois oferece a flexibilidade de trabalhar de acordo com sua conveniência, e eles aceitaram prontamente o novo normal. Também ajuda a evitar distrações no local de trabalho.

O que é Teletrabalho?

Definição de teletrabalho: É uma tecnologia que elimina efetivamente o incômodo de os funcionários terem que se deslocar para seus locais de trabalho para realizar suas tarefas. A maioria das empresas está optando pelo teletrabalho para evitar reuniões sociais e conter a propagação da COVID 19.

Atualmente, a maioria das ferramentas e recursos que as empresas usam para realizar suas tarefas estão disponíveis online. Isso aumentou o escopo do teletrabalho ou do trabalho remoto.

Algumas tarefas populares, como desenvolvimento web, design gráfico, redação de conteúdo e contabilidade, podem ser realizadas através do teletrabalho, sem que o funcionário precise ir ao local de trabalho.

Enquanto alguns funcionários trabalham de forma remota em tempo integral, os outros têm a chance de teletrabalhar apenas em determinadas ocasiões, como doença, gravidez e assim por diante.

Benefícios do teletrabalho

  • O teletrabalho é benéfico para organizações e indivíduos de várias maneiras. Quando se trata de benefícios do teletrabalho, ele oferece uma vantagem para as empresas, pois as ajuda a reduzir os gastos com infraestrutura. Quando os funcionários não vão aos locais de trabalho, as despesas gerais, como consumo de eletricidade, consumo de água e outros custos com infraestrutura, são eliminadas automaticamente.
  • Não só isso, até mesmo os funcionários não precisam gastar com despesas de viagem.
  • Quando os funcionários têm permissão para trabalhar no conforto de suas casas, eles tendem a trabalhar melhor.
  • Também os ajuda a realizar várias tarefas e a acompanhar melhor todas as reuniões e colaborações de que precisam participar.
  • O teletrabalho resultou em maior produtividade. Portanto, é uma situação de ganho para ambos os lados, tudo graças à internet.

Como o teletrabalho funciona?

A ideia da substituição dos locais de trabalho convencionais pelo trabalho remoto pode parecer irrealista. Se você estiver se perguntando como funciona o trabalho remoto, este parágrafo fornece uma ideia clara sobre o mecanismo do teletrabalho. Além da ampla gama de benefícios oferecidos pelo teletrabalho, ele tem alguns pré-requisitos básicos.

Para que o teletrabalho seja eficiente, é preciso ter uma conexão de Internet de alta velocidade. Os funcionários que fazem teletrabalho precisam interagir com sua equipe e com outros funcionários de forma eficiente. Alguns dos elementos básicos do teletrabalho são os seguintes:

Uma conexão de banda larga estável

Uma conexão de internet de alta velocidade é obrigatória para todo profissional que faz trabalho remoto. Estudos mostraram que mesmo a banda larga residencial é suficiente para o teletrabalho adequado. O teletrabalho pode ser feito de forma eficaz usando notebooks e celulares.

E-mail

O e-mail é a principal fonte de comunicação. Ele ajuda uma empresa a se comunicar com clientes e indivíduos sem precisar de um bate-papo em tempo real. O e-mail é uma fonte imediata de comunicação. Ele também oferece uma vantagem sobre a comunicação através de telefone, pois é mais fácil acompanhar as conversas feitas por e-mail.

Comunicação através de telefone

Pode haver momentos em que você precisa se comunicar imediatamente. A comunicação por e-mail pode ser um pouco demorada, pois você terá que esperar o destinatário visualizar seu e-mail e responder. Se você não pode esperar, você pode simplesmente optar por um modo de conversação por telefone. São rápidos e muito mais acessíveis.

A videoconferência substituiu as reuniões convencionais

Quer saber o que os teletrabalhadores fazem quando precisam marcar reuniões? Eles simplesmente organizam videoconferências. Existem várias ferramentas e softwares disponíveis no mercado que tornaram a videoconferência mais fácil. Essas ferramentas permitem que os indivíduos não apenas se vejam enquanto conversam, mas também podem compartilhar apresentações. As reuniões também podem ser gravadas e usadas no futuro como referência.

Bate-papo e mensagens

Embora o e-mail e a ligação possam parecer uma tarefa árdua, o bate-papo e o envio de mensagens é muito mais conveniente. Além disso, alguns assuntos podem parecer muito insignificantes para serem discutidos por telefone ou e-mail. Em tais casos, uma mensagem rápida é uma maneira prática. Os trabalhadores remotos também usam ferramentas de mensagens para comunicação em tempo real com sua equipe.

Qualquer pessoa que tenha as facilidades mencionadas acima pode facilmente iniciar sua carreira como teletrabalhador. O teletrabalho também tornou mais fácil para as pessoas seguirem suas carreiras em empresas em lugares distantes, mesmo no exterior.

Consequentemente, as possibilidades de emprego estão aumentando. O teletrabalho também é benéfico para as empresas, pois as empresas que possuem uma forte equipe de teletrabalho podem sobreviver a desastres que podem prejudicar outras empresas que não possuem uma equipe técnica desenvolvida.

Prós e contras do teletrabalho

Prós do teletrabalho

O teletrabalho provou ser benéfico para indivíduos e empresas de várias maneiras. Aqui estão algumas das vantagens mais notáveis ​​do teletrabalho:

  1. Ajuda uma empresa a reduzir o custo da infraestrutura

Possuir e administrar uma empresa é um negócio caro. As empresas gastam muito com o imóvel, equipamentos, manutenção, segurança, limpeza, eletricidade, cantina, e assim por diante. Ao implementar o teletrabalho em tempo integral, as empresas podem economizar muito dinheiro. Caso contrário, isso é gasto quando os funcionários retornam aos escritórios e trabalham em suas mesas.

Portanto, a presença física reduzida dos funcionários nos escritórios é benéfica para o patrimônio de uma empresa! Também ajuda a eliminar os custos de energia, pois o número de notebooks e impressoras será menor. Além disso, haverá menos sistemas de refrigeração, luzes e assim por diante.

  1. Custo reduzido de transporte

Este é um grande benefício para os funcionários. Não ter que ir para o escritório todos os dias os ajuda a economizar muito dinheiro que é gasto em viagens.

  1. Produtividade melhorada

Apesar de algumas pessoas poderem prever que trabalhar em casa pode causar problemas aos empregados, os resultados apresentam um quadro diferente. O teletrabalho resultou no aumento da produtividade entre os funcionários. A principal razão por trás disso pode ser que trabalhar em casa resultou em menos distrações entre os funcionários.

Trabalhar em escritórios significa pausas para café, socialização, almoços em equipe e muito mais. Embora a socialização seja uma parte essencial da natureza humana, ela reduz a produtividade. Trabalhar em casa erradicou essas coisas. Com menos distrações, os funcionários podem se concentrar melhor em seu trabalho e entregar resultados saudáveis!

  1. O teletrabalho resulta em um melhor networking

A Internet transportou o mundo inteiro até a nossa porta. Se em algum momento, você sentir que precisa entrar em contato com uma determinada pessoa que possua as habilidades apropriadas para realizar a tarefa, você pode entrar em contato online com ela.

À medida que os funcionários se acostumam com os diferentes aspectos do teletrabalho, eles podem construir melhores conexões. Ao contrário da cultura de trabalho baseada no escritório, não é necessário ter relações pessoais.

As pessoas não estão mais confinadas às paredes do escritório. Elas nem hesitam em conversar com estranhos em outros países e cumprir as tarefas.

  1. Torna-se mais fácil para os empregadores gerenciar várias equipes ao mesmo tempo

Um empregador não pode estar fisicamente presente para monitorar todas as equipes ao mesmo tempo. Com o teletrabalho, os empregadores podem comandar várias equipes simultaneamente. Também aprimorou o escopo da presença dos funcionários, pois eles podem trabalhar em todo o mundo, no conforto de suas casas!

  1. São relatados menores números de licenças dos funcionários

Quando um funcionário liga para dizer que está doente, as chances são altas de que ele não esteja realmente doente. Eles se demitem por algum outro motivo pessoal. Com o teletrabalho, isso diminuiu consideravelmente. Mesmo que os funcionários estejam doentes, eles podem trabalhar.

Além disso, se tiverem alguns compromissos pessoais para fazer, eles procuram administrá-los entre as horas de trabalho. O teletrabalho também beneficia os funcionários em geral, pois elimina o risco de os funcionários adquirirem uma doença contagiosa de um colega de trabalho infectado.

  1. Teletrabalho abriu as portas para os melhores talentos em todo o mundo

A barreira geográfica sempre foi uma restrição para as empresas e as impediu de contratar os melhores talentos. Como o teletrabalho permite que os funcionários trabalhem em suas casas, oferece às empresas a flexibilidade de contratar os funcionários mais competentes, independentemente de sua localização geográfica.

  1. Redução do estresse no local de trabalho

Estudos têm demonstrado que o teletrabalho resultou em menor estresse entre os funcionários. Trabalhar no escritório às vezes pode levar a confrontos e política, que prejudicam a paz mental de um indivíduo. Além disso, ficar sentado na mesa do escritório por horas pode resultar em problemas como dor nas costas, dor no pescoço e muito mais. O teletrabalho oferece aos funcionários a liberdade e a flexibilidade de fazer uma pausa, ou até mesmo uma soneca, para se refrescar e aliviar o estresse.

Em poucas palavras, o teletrabalho tornou a vida profissional muito flexível. Se você tem uma reunião para participar às 9h30, pode acordar às 9h15 e ainda não entrar em pânico por estar atrasado! Os funcionários agora podem utilizar o tempo que de outra forma gastavam sem fazer nada no escritório por outros motivos pessoais.

Eles têm mais tempo para se exercitar ou passar mais tempo com a família. Horários de trabalho flexíveis ajudam os funcionários a assumir mais responsabilidades domésticas. Isso, no entanto, não tem um impacto negativo em seu desempenho, pois eles estão altamente satisfeitos com esse estilo de trabalho baseado em tecnologia. O teletrabalho ou o trabalho a partir de casa também reduz o risco de acidentes rodoviários e outros.

Contras do teletrabalho

O teletrabalho tira o funcionário do ambiente de trabalho físico e o ajuda a se adaptar aos modos digitais de comunicação. No entanto, toda moeda tem dois lados, assim como o teletrabalho. Existem algumas desvantagens do trabalho remoto. São as seguintes:

  1. O teletrabalho só funciona se os funcionários forem responsáveis ​​e autodisciplinados

Embora se diga que o teletrabalho aumenta a satisfação no trabalho entre os funcionários e, portanto, resulta em melhor produtividade, isso nem sempre acontece. Se um funcionário não for responsável o suficiente, ele se distrairá facilmente com as coisas que acontecem em casa. Por exemplo, visitas e crianças em casa causam grandes distrações e impedem que o indivíduo trabalhe.

Muitos funcionários não conseguem definir o limite entre sua vida profissional e pessoal. Como resultado, seu desempenho é afetado.

  1. Às vezes, o custo da configuração pode ser esmagador para o funcionário

Embora alguns empregadores forneçam todo o equipamento que um empregado precisa para trabalhar de forma remota, outros não fazem o mesmo. Eles assumem que um empregado será capaz de usar seus próprios aparelhos e tecnologia. Entretanto, alguns empregados podem não ser capazes de arcar com os custos extravagantes da instalação. Como resultado, eles são forçados a ir para o escritório. Portanto, o teletrabalho não é benéfico para todos.

  1. Menos escopo de socialização

O homem é um ser social. Quando vamos aos escritórios, conhecemos nossos colegas de trabalho e socializamos com eles. O teletrabalho restringe o alcance da interação social. Quando as pessoas trabalham juntas e interagem umas com as outras, elas desenvolvem um senso de confiança, apoio e compreensão. Isso promove um ambiente de trabalho saudável e um senso de trabalho em equipe. Os que trabalham de forma remota, por outro lado, são incapazes de experimentar essas coisas.

Mesmo quando trabalham em equipe, carecem de coerência. Isto pode até afetar a qualidade do trabalho produzido por eles. Também resulta em ansiedade social entre as pessoas e dificulta sua capacidade de interagir socialmente.

  1. Falta de inovação

Quando as pessoas conversam entre si pessoalmente, algumas vezes elas podem fornecer uma inspiração para uma explosão de ideias inovadoras. O teletrabalho pode tornar os funcionários mais produtivos; muitas vezes eles tendem a perder a criatividade. Além disso, a presença física torna mais fácil para os indivíduos afirmarem suas opiniões e tornarem sua presença proeminente. Os funcionários do teletrabalho muitas vezes se atrasam nestes aspectos!

  1. Lacuna na comunicação entre o empregador e o empregado

Os empregadores muitas vezes desconhecem as condições em que um empregado tem que realizar sua tarefa. Às vezes, as condições na casa de um funcionário podem ser desfavoráveis e ele pode estar trabalhando em locais e circunstâncias inseguras.

  1. Violação de privacidade

O pré-requisito mais importante para que uma empresa implemente técnicas de telecomunicações é que elas devem oferecer proteção de rede segura e eficaz aos funcionários. Os funcionários são muitas vezes céticos quanto ao fato de que acessar a rede interna a partir de um local externo pode representar uma ameaça à sua segurança. Uma pequena brecha pode causar uma perda imensa de dados.

Para evitar uma situação semelhante, as empresas devem emitir todas as medidas preventivas possíveis. Além disso, os funcionários devem evitar o acesso a seus dados a partir de sistemas das empresas.

  1. Funcionários podem ser obrigados a fazer horas extras

Enquanto o modo convencional de trabalho, ou seja, trabalhar no escritório, define um horário de trabalho específico, esse não é o caso do teletrabalho. Às vezes, os funcionários acham difícil desconectar e são forçados a trabalhar além do horário de trabalho. Isso pode afetar a vida pessoal de um indivíduo. Quem trabalha de forma remota também sentem pressão constante e se sentem obrigados a entregar mais produção.

  1. As pessoas têm medo de fraudes

Hoje em dia, tornou-se muito fácil ganhar dinheiro usando meios fraudulentos. Existem vários órgãos que usam meios antiéticos para obter dinheiro das pessoas. Eles cobram taxas de cadastro de indivíduos e prometem a eles uma oportunidade de trabalhar em casa. Uma vez que o indivíduo paga a taxa de cadastro, o empregador desaparece. Portanto, tais esquemas estão gerando uma má reputação para o teletrabalho.

Nem tudo o que reluz é ouro. Embora o teletrabalho lhe ofereça o privilégio de trabalhar a partir do conforto de sua casa, estas desvantagens certamente irão acompanhá-lo. Para qualquer funcionário capaz de lidar com as lacunas mencionadas acima, o teletrabalho é uma bênção. Ele não somente facilitou o trabalho, mas também permitiu o surgimento de muitas novas oportunidades.

Conclusão:

Não importa de onde o indivíduo trabalha, desde que trabalhe com eficiência e produza resultados efetivos. O teletrabalho abriu novas portas para diferentes classes sociais, especialmente mulheres e mães.

Algumas pessoas muitas vezes encontram dificuldades para sair de suas casas e procurar novos empregos. Como resultado, elas sacrificam suas carreiras. Com o teletrabalho, as pessoas têm agora toda uma nova gama de oportunidades para dar início às suas carreiras.

Os trabalhadores domésticos são diferentes dos trabalhadores autônomos, pois são indivíduos assalariados que são contratados por empresas diferentes para satisfazer certas funções. Um grande número de empresas e organizações sem fins lucrativos estão adotando métodos de teletrabalho para empregar funcionários eficientes e competentes de todo o mundo.

Como as empresas não precisam mais se preocupar em fornecer um espaço separado para os funcionários, e os funcionários não precisam mais se preocupar em viajar longas distâncias. O teletrabalho é um meio-termo onde empresas e funcionários podem se reunir.

David

David

chief Editor