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Top 8 principais métodos de treinamento de funcionários

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre negócio

Antes de falar sobre diferentes métodos de treinamento, vamos falar sobre o que é treinamento de funcionários? Fornecer treinamento aos trabalhadores não é o que o empregador deseja. É o que os funcionários precisam para ter um melhor desempenho.

O treinamento os ajuda a obter experiência no trabalho e os ensina como realizar uma tarefa específica corretamente. Minimiza as chances de erro e aumenta a produtividade. O treinamento é baseado em objetivos de curto prazo e como alcançá-los.

O treinamento de funcionários tem vários benefícios. Maior satisfação no trabalho, maior lealdade organizacional – a formação profissional é extremamente importante. Mas qual é a maneira certa de treinar seus funcionários? Como treinar funcionários de maneira eficaz? Bem, existem vários tipos de métodos de treinamento de trabalho. Embora as tarefas possam variar de empresa para empresa, a estrutura básica permanece a mesma. Se você é um empregador e está confuso sobre qual método de treinamento de funcionários é ideal para você, não se preocupe!

Aqui estão alguns métodos diferentes de treinamento de funcionários que você pode dar uma olhada antes de escolher qualquer!

Top 8 melhores métodos de treinamento de funcionários

1. E-learning

Com a pandemia em andamento, uma das escolhas mais populares para treinamento de funcionários é o E-learning. Você começa a usar uma ampla gama de métodos e técnicas de treinamento de funcionários. O objetivo do e-learning é criar engajamento online com seu funcionário.

Isso pode ser feito por meio de clipes de áudio, vídeos, discussões em grupo e muito mais. É um dos métodos preferidos, pois você não precisa pensar na disponibilidade do local. Basta escolher qualquer plataforma digital e pronto.

Existem algumas vantagens do e-learning. A primeira vantagem é que é extremamente rentável. Você não tem que pagar pelo local ou custos de documentação. A segunda vantagem é que é extremamente flexível, pois seu funcionário pode encaixar esse treinamento na agenda. Além disso, é altamente personalizável. Portanto, você pode ajustá-lo de acordo com as necessidades atuais do seu funcionário.

2. Discussões e atividades em grupo

Discussões e atividades em grupo são uma maneira divertida de treinar vários funcionários ao mesmo tempo. Ajuda você a quebrar a monotonia e permite que seus funcionários aprendam uns com os outros. Se seus funcionários precisam trabalhar em equipe com frequência, essa é uma ótima maneira de treiná-los para o futuro.

Fornece a seus funcionários a chance de aprender e fornece uma plataforma para eles interagirem uns com os outros. Além de treinar os funcionários, dá a você a chance de obter informações sobre o comportamento e as características pessoais de seus funcionários. Permite treiná-los melhor e aumentar o rendimento da sua empresa.

As discussões em grupo podem avançar através de atividades divertidas onde o grupo tem que enfrentar desafios. Isso ajuda a impulsionar o espírito de equipe e a conectividade. Além disso, ajuda a aumentar a confiança e a aprender habilidades importantes. As discussões em grupo podem parecer dispendiosas, mas é uma ótima maneira de construir os esforços de colaboração da equipe. Se você tiver um bom treinador, você poderá selecionar este método. 

3. Programa de treinamento em sala de aula

É um dos métodos mais tradicionais de treinamento de funcionários. O treinamento em sala de aula tem ênfase na aprendizagem em grupo, trabalho em equipe, bem como habilidades valiosas. É importante se você deseja aumentar a interação social e ajuda a adotar uma abordagem de resolução de problemas.

A abordagem de treinamento em sala de aula ajuda o instrutor a estar fisicamente presente em torno dos funcionários. Comparado ao treinamento online, é um método de treinamento mais dinâmico. O formador pode alterar a sua abordagem durante a formação, de acordo com as necessidades dos colaboradores.

O treinamento em sala de aula ajuda os funcionários a se abrirem e conversarem com os outros. Isso os motiva e os funcionários podem receber treinamento no trabalho. Além disso, dá a você a chance de interagir com seus funcionários e avaliar seus pontos fortes e fracos. É extremamente importante, pois permite que você tome boas decisões para sua empresa. Se o dinheiro não for um problema, esse método tradicional pode ser escolhido por qualquer empregador.

4. Aprendizagem social

O aprendizado social está se tornando o favorito entre a maioria dos empregadores da nova era. Nesse método de treinamento de funcionários, espera-se que os funcionários aprendam uns com os outros. Você precisa observar os outros e é livre para fazer perguntas nesse tipo de aprendizado. Não apenas de seus colegas, mas você também pode aprender com blogs, vídeos, diretórios relacionados ao seu assunto por diferentes indivíduos de sucesso em seu campo. Permite que os indivíduos sejam mais responsáveis ​​por seu próprio trabalho.

Além disso, você não precisa reduzir seu horário de trabalho para agendar o programa de treinamento. Eles podem aprender com os outros enquanto trabalham. Promove o aprendizado contínuo, pois você não precisa se afastar do trabalho para participar do programa de treinamento.

Os seres humanos são animais sociais, e o aprendizado social permite que os funcionários se misturem com seus colegas e desenvolvam grandes ideias. Se você deseja aumentar o esforço colaborativo de seus funcionários, é o melhor método para treinamento de funcionários.

5. Treinamento conduzido por instrutor

O treinamento de funcionários conduzido por instrutor coloca uma enorme responsabilidade sobre os ombros do instrutor. O instrutor é o único meio de aprender um trabalho, bem como habilidades sociais para os funcionários.

O instrutor não apenas deve treinar os funcionários, mas também avaliar seu progresso. A maior vantagem de uma abordagem conduzida por instrutor é que os funcionários são livres para fazer perguntas. Se você selecionar o instrutor certo para o trabalho, os conceitos básicos dos funcionários serão atendidos.

Proporciona aos funcionários uma plataforma para a troca de ideias e grande criatividade. Pode haver oportunidades para os funcionários onde eles também podem se engajar em jogos. O papel do instrutor é crucial, pois um mau instrutor pode causar muitos danos. Se você decidir escolher esta abordagem, certifique-se de selecionar o instrutor certo. Ele garantirá que os funcionários estejam engajados no programa.

6. Simulação de treinamento de funcionários

O treinamento de funcionários por simulação é um novo método de treinamento de funcionários que está lentamente ganhando muita popularidade. Nesse tipo de treinamento, os funcionários têm uma amostra das atividades relacionadas ao trabalho no mundo real. Esses programas são altamente personalizáveis ​​e extremamente eficazes. Normalmente, é realizado em uma plataforma virtual. O treinamento de funcionários de simulação tem muitos benefícios. Mantém os funcionários constantemente motivados durante todo o procedimento. Mais do que apresentações, o treinamento de simulação é mais eficaz para prender a atenção do funcionário.

Pesquisas sugerem que as habilidades cognitivas mais elevadas são estimuladas na simulação de treinamento devidamente planejado. Também impulsiona a criatividade entre os funcionários quando se trata de resolver um problema. Os funcionários podem obter feedback orgânico, que se baseia exclusivamente em seu desempenho e comportamento. Este feedback pode ser bastante construtivo para sua carreira. Se você quiser experimentar um método não convencional de treinamento de funcionários, este é o caminho certo a ser seguido. Mas só escolha este método se você tiver os recursos necessários.

7. Atuação conjunta

Outro método de treinamento de funcionários é a atuação conjunta. É um método importante, pois permite que um funcionário aprenda mais sobre as perspectivas dos outros. Os funcionários podem se revezar e desempenhar papéis como empregador ou outros funcionários. É um método de aprendizado ativo que é conduzido sob o olhar atento de um treinador. Ele promove a interação social e promove o trabalho em equipe. As pessoas se reúnem e trabalham para encontrar uma solução comum para um problema.

Um problema é atribuído a uma equipe, e a equipe deve representar a função para a qual foi designada. Ele atua como um estágio de preparação para as pessoas enfrentarem o mundo real. Também permite que o empregador avalie o nível de habilidade atual do empregado. Os pontos fracos e fortes de todos os funcionários são avaliados, e o treinador pode passar algum tempo trabalhando neles. Os pontos fortes podem ser maximizados, enquanto os pontos fracos podem ser minimizados.

8. Estudos de caso

Os estudos de caso são relatos reais de pessoas de uma determinada indústria. Os funcionários podem ler sobre eles e discuti-los uns com os outros. Isso permite que os funcionários realizem uma análise SWOT sobre esses relatos pessoais. Os estudos de caso não precisam ser sobre funcionários anteriores, mas também podem ser sobre o comportamento do cliente. Isto ajuda os funcionários atuais a obter uma visão do setor.

Também, é um método de treinamento de funcionários que economiza tempo e é menos dispendioso. Portanto, é preferido por muitos empregadores. Estudos de caso só são eficazes se os funcionários derem feedback após a leitura de cada estudo de caso. O instrutor precisa garantir que os funcionários discutam adequadamente os estudos de caso durante os programas de treinamento. Além disso, os estudos de caso ajudam os funcionários a saber mais sobre situações excepcionais. Tais situações são difíceis de recriar na realidade e, portanto, um estudo de caso é uma ferramenta perfeita em tais casos. 

Conclusão:

Portanto, esses são alguns dos poucos métodos de treinamento que podem ser usados ​​para treinamento de funcionários. Enquanto alguns métodos se concentram na interação social, outros se concentram em fornecer experiências da vida real. O e-Learning é um ótimo método se você deseja alcançar muitos funcionários ao mesmo tempo.

Discussões em grupo e treinamento em sala de aula ajudam a aumentar a interação social. A aprendizagem social se concentra na aprendizagem observacional. As técnicas de simulação e dramatização são eficazes para proporcionar uma experiência da vida real. Os estudos de caso são eficazes se você deseja que seus funcionários analisem cuidadosamente. Escolha seu método depois de analisar os prós e contras de cada método mencionado acima. 

David

David

chief Editor