Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

Os 10 principais benefícios da sala de aula com screencasting

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

A sala de aula com screencast é o tipo de sala de aula em que o método de screencasting é utilizado no ensino. Screencasting é um conceito digital onde tudo o que acontece na tela do computador é gravado com precisão. Isso significa que tudo, desde os movimentos do cursor até as guias abertas em uma janela, a narração em áudio e o vídeo na tela são gravados na íntegra.

O resultado do vídeo no final é mais ou menos devido ao screencasting. Em termos leigos, screencasting é essencialmente apenas gravações de tela. Essas gravações podem abranger objetos como texto, imagens, áudios, músicas, efeitos sonoros, gráficos ou até mesmo os movimentos do mouse. O screencasting nas salas de aula é tipicamente de vídeos instrutivos. Nesta era da tecnologia moderna, podemos usar o screencasting para educar, aprender e também trazer inovações às formas de aprendizagem tradicionais. Podemos facilmente usar o screencasting para reinventar os métodos da escola tradicional, o que ajudará muito os alunos a aprender com mais eficiência. Existem inúmeras ferramentas disponíveis que podem ser usadas para screencast. E a melhor parte? A maioria deles é tão fácil de usar que você pode usá-los sem a necessidade de qualquer experiência anterior!

O screencasting pode ser incluído no currículo e em muitas atividades de aprendizagem. Screencasting na sala de aula é um formato instrucional realmente eficaz que pode ser usado para tutoriais, demonstrações, narrativa digital e apresentações de PowerPoint narradas. Podemos adicionar videoclipes, áudio, fotos e até nossa própria narração. Ele pode ser usado não apenas para apresentar palestras detalhadas durante o horário escolar, mas também pode ser salvo para os alunos guardarem e revisarem posteriormente. Estes são apenas alguns dos benefícios do screencasting na sala de aula. E se você quiser saber como usar screencasting em sala de aula, aqui abaixo estão algumas ideias muito boas para você.

Ambiente de aprendizagem audiovisual

Um screencast pode incluir muitos elementos multimídia, como música, efeitos sonoros, áudio e gráficos, o que pode tornar qualquer aula mais interessante. Pode conter textos que sejam mais atraente para os alunos devido ao uso de recursos audiovisuais. De acordo com a teoria de aprendizado multimídia de Mayer, apresentações animadas que contêm um componente de áudio, imagens em movimento e efeitos sonoros tornam o aprendizado mais eficaz e são uma ótima alternativa ao aprendizado tradicional. Os alunos podem se beneficiar ao ouvir a narração do professor e entender os conceitos com mais clareza. Muitos tipos de pesquisa indicam que a retenção dos alunos aumenta muito por meio de vídeos, portanto, o screencast é uma etapa benéfica para o aprendizado eficaz.

Aumentar o engajamento dos alunos

Seja um tópico simples ou complexo, você pode gravar seu screencast de maneira detalhada. Um bom engajamento dos alunos na aula é considerado a marca registrada de um bom professor. O engajamento do aluno é o ingrediente chave para uma aprendizagem bem-sucedida. É aqui que o screencast entra em jogo. Ele envolve bem os alunos durante toda a aula. Você pode fazer perguntas, questionar sobre suas experiências e até mostrar histórias por meio de screencast. O screencasting pode ser usado para engajar os alunos em atividades na tela. Funciona como um quadro branco, mas melhor! Com o screencasting, você pode usar não apenas texto para envolver seus alunos, mas também imagens, vídeos e áudio!

Acesso do aluno a conteúdo digital

Com o mundo se tornando uma aldeia global, os métodos tradicionais de aprendizado estão se tornando cada vez mais obsoletos. Há uma grande necessidade de digitalização. Os alunos de hoje em dia querem ter acesso a conteúdo digital. Eles querem a tecnologia em suas mãos para que possam aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. Com o screencasting, seus alunos podem fazer exatamente isso! Com a ajuda do screencasting, podemos incutir neles o amor pelo conhecimento e pelo aprendizado. Seu aluno pode reproduzir, pausar, retroceder e encaminhar a gravação do screencast de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. O screencasting é o próximo passo quando se trata de globalização e, possivelmente, o futuro da educação.

Envolvimento dos pais

Como educadores, é responsabilidade principal de qualquer professor coordenar com os pais dos alunos. Nesta era moderna, os pais adoram se envolver nos estudos e aprendizado dos alunos, eles gostam de se envolver. O screencasting é a melhor maneira de garantir isso. Você pode envolver os pais e se comunicar com eles por meio do screencast. Você pode fazer vídeos dos alunos, como eles estão se saindo na aula, o progresso que eles fizeram e depois compartilhar com os pais. Dessa forma, eles saberão sobre o progresso de seus filhos e se envolverão na sala de aula com mais frequência e, eventualmente, saberão que tipo de apoio é necessário para ajudar seu filho a melhorar. Screencasting é uma ótima maneira de manter os pais informados, bem como envolvidos na educação da criança.

Sensação de alívio para os ausentes

Os alunos faltantes às vezes acham difícil compensar as aulas e palestras perdidas. No entanto, como o screencasting é uma maneira fácil de garantir que as lições sejam salvas para uso posterior, é um grande alívio para os que faltaram. Você pode simplesmente carregar o screencasting no portal online e os alunos podem saber o que perderam devido à ausência na aula. O screencasting também pode permitir que os alunos aprendam em seu próprio ritmo. Eles podem entender com mais clareza, compreender, absorver, aprender passo a passo e obter grande sucesso.

Fluência da linguagem oral

A fluência na leitura é uma parte importante da educação. É um importante indicador de educação de qualidade não só nos anos iniciais, mas também importante nos anos avançados de ensino. Especialmente se eles estão tentando aprender um novo idioma. Os alunos podem praticar sua fluência com a ajuda de screencasting. O professor pode ajudá-los com ferramentas como Loom e Screencastify para fazer o screencast de seus vídeos. Eles podem aprender sobre expressões e emoções durante a leitura. Entonação, volume e velocidade assistindo a seus próprios vídeos repetidamente. Torna-se muito interessante para os alunos verem-se crescer e melhorar na leitura. Desta forma, eles podem praticar a fluência na leitura.

Screencast feito pelos alunos

Outra maneira de usar o screencast em sala de aula é pedir aos alunos que o usem. Os alunos hoje em dia são mais alfabetizados em tecnologia, então por que não pedir a eles que criem seus próprios vídeos? Peça aos seus alunos para pesquisar sobre o tema, gravarem-se, compreender e resumir o tema. Dessa forma, eles aprenderão não apenas o tópico do curso, mas também outras habilidades valiosas. Os alunos podem aprender sobre como falar em público, como editar vídeos, habilidades de apresentação. Se cometerem um erro, podem voltar e regravar seus vídeos. Vídeos como este os ajudam a digerir melhor o assunto.

Criando um feedback interativo para os alunos

Vamos falar sobre outra técnica de uso de screencast em sala de aula. Por que não dar feedback aos seus alunos por meio de screencasts? Adivinhe, esta é uma maneira divertida e interativa de dar feedback e é a mais apreciada pelos alunos. Se você estiver sentado em casa, pegue a redação de um determinado aluno da pilha e leia-a cuidadosamente. Você pode fazer um screencast, com sua voz de fundo. Diga ao seu aluno quais áreas do texto precisam ser melhoradas e aprecie as melhores partes da redação. Dessa forma, os alunos estarão interagindo mais com o feedback.

Amigável de usar pelo professor

Não vamos negar que o screencasting é uma ferramenta muito amigável para você. O professor pode preparar a palestra em casa e fazer um screencast com suas imagens e vídeos relacionados ao tópico. As chances de erro durante uma palestra são reduzidas ao mínimo quando a palestra é pré-gravada. Você pode fornecer o screencast para seus alunos antes para que eles possam aprender sobre o tópico com antecedência. Também pode beneficiar o professor de tal forma que, se um professor estiver de licença, fornecer o screencast da aula e ajudará o aluno. Portanto, o screencasting é uma ferramenta amigável para o professor.

Compartilhar o screencast com colegas professores

Outra ótima maneira de usar o screencast é compartilhá-lo com seus colegas professores. Eles podem compartilhar seus métodos de ensino, ferramentas e apresentações uns com os outros. Os professores podem ajudar uns aos outros a melhorarem, fazerem críticas construtivas e progredirem em seus campos. Seria conveniente salvar todo o screencasting em um só lugar, assim como o GOOGLE DRIVE, para criar uma incrível biblioteca digital que pode ser usada por qualquer pessoa sempre que necessário.

Conclusão

Diante do exposto podemos concluir que o screencasting em sala de aula é uma grande inovação na metodologia de ensino. É evidente que os tutoriais/cursos de aprendizado de áudio e vídeo estão prontamente disponíveis para as crianças das gerações atuais e eles os consideram mais eficazes, interessantes e envolventes em comparação com as antigas formas de aprendizado em salas de aula por meio de livros e quadros brancos/negros que parecem muito chato para eles. Portanto, seria a melhor maneira de lidar com os requisitos das crianças da nova geração ao aproveitar os benefícios do screencasting em sala de aula, e as escolas devem tomar medidas para garantir a implementação do screencasting em sala de aula nas escolas para o benefício das crianças. Além disso, não há dúvida de que esta abordagem inovadora de screencasting em sala de aula é muito mais eficaz e interativa do que as tradicionais.

David

David

chief Editor