Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

As 7 principais dicas de ensino à distância para professores

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

O ensino remoto ou a distância acontece quando o professor e o aluno estão em locais diferentes, de outra forma não poderia ocorrer a familiar experiência de ensino presencial.

Muitos professores de escolas, faculdades e universidades mudaram para o ensino a distância por considerá-lo mais atraente. É possível que um grande grupo de alunos seja ensinado ao mesmo tempo ou monitoramento de alunos com os acompanhamentos necessários, mas tudo isso deve ser bem-sucedido se os tutores seguirem as dicas de aprendizado remoto.

Alguns alunos se inscreveram para o ensino a distância de várias instituições que oferecem esse tipo de ensino, pois há pais que preferem educar seus filhos em casa.

ensino remoto ou a distancia

Por que existe o ensino remoto ou à distância?

Globalmente, a recente pandemia de COVID-19 interrompeu as condições normais de aulas. Escolas e universidades não pararam de ensinar e a maioria dos professores optaram pelo plano B, que é o ensino a distância.

Algumas escolas já tinham um equipamento funcional de ensino a distância instalado e tinham as dicas certas de ensino a distância à sua disposição. Para que os professores iniciantes tenham sucesso nessa nova modalidade, eles precisam seguir as instruções usuais: ser claro, avaliar o progresso, verificar a compreensão dos alunos e dar feedback.

Algumas escolas estão fornecendo apenas papel para seus alunos em casa, enquanto outras chegaram ao ponto de garantir que seus alunos tenham Wi-Fi, equipamentos e currículos online bem delineados. Bem, alguns provedores de currículo fizeram um esforço extra para fornecer materiais gratuitos de ensino à distância após esta pandemia.

A distância trouxe muitos desafios e uma pesquisa indicou que o ensino à distância não funciona tanto quanto o padrão de aulas presenciais. Os alunos que têm dificuldade acharam muito difícil lidar com o progresso da classe; portanto, foram prejudicados academicamente. Mas alguns tutores e especialistas criaram maneiras que ajudarão o aprendizado remoto a ser alcançável.

Como tornar o aprendizado remoto mais eficaz?

Dicas para os professores, para que façam do ensino remoto super fácil, sendo iniciante ou não, na hora de complementar o trabalho em sala de aula.

Várias plataformas oferecem ensino a distância, como Google Classroom, SeeSaw, Moodle, Learning Management Systems (LMS). Para um professor atingir seu objetivo no ensino online, tem que haver uma plataforma que possa ser acessada facilmente pelos alunos.

É melhor definir expectativas para seus alunos. Certifique-se de que os alunos saibam o que se espera deles e quando devem concluir seu aprendizado. Aqui estão os sete truques de ensino à distância para professores.

1. Prenda a atenção e conquiste a participação dos alunos

Os tutores estão se perguntando como fazer o ensino a distância funcionar; bem, um professor tem que se certificar de que os alunos estão participando das aulas online. O mais importante é motivar seus alunos e agendar um horário específico que seja confortável para todos os alunos.

Um professor deve expressar gratidão aos alunos quando eles oferecem soluções e encorajá-los a contribuir e participar do aprendizado, para todos estejam atentos durante a aula. Dê aos alunos tempo para escrever e elaborar soluções e, posteriormente, fazer correções juntos; isso garantirá que todos participem das aulas.

2. Concentre-se no conteúdo, não nas habilidades de compreensão

O foco no conteúdo é uma das principais dicas do ensino a distância. Em vez de confiar no ensino de habilidades de compreensão aos alunos, alguns podem achar difícil, pois têm pouco tempo para praticá-las. Um professor deve ensinar até mesmo outras disciplinas, como ciências, história e estudos sociais.

Disciplinas como ciências e biologia despertam a curiosidade dos alunos e eles acabam querendo aprender mais. Isso afeta significativamente seu conhecimento geral e até melhora a maneira como eles olham para o ambiente e conhecem mais sobre coisas diferentes que não são familiares.

Os professores devem dedicar-se a alguns tópicos de outras disciplinas que potencializam o vocabulário do aluno e os conhecimentos vitais para a compreensão.

3. Simplifique

Não há nada melhor do que aprender dando instruções claras e concisas aos alunos. Entre as principais dicas de ensino a distância, um professor deve ser capaz de saber quando os alunos estão confusos ou não estão entendendo as instruções, e isso fará você progredir sem deixar nenhum aluno para trás.

Se um tutor decidir usar uma plataforma específica, é melhor introduzi-la antes, para evitar confusão. E um professor deve continuar lembrando aos alunos o que eles aprenderam e reforçar os tópicos, dando um resumo claro das questões abordadas para que não se esqueçam.

4. Conecte o novo conteúdo ao antigo usando exemplos

O aprendizado é um processo, e uma dica de aprendizado é, antes de passar para um novo tópico, o professor deve relacioná-lo com um tópico anterior. Isso também se aplica ao aprendizado em sala de aula; portanto, deve ser praticado no ensino a distância.

Em outras disciplinas como matemática, antes de dar aos alunos um exercício para resolver, o professor deve ter um exemplo já resolvido em forma de vídeo ou resolvê-lo com os alunos assistindo. Um tutor deve explicar aos alunos as razões pelas quais eles estão fazendo isso e os passos a seguir para chegar à resposta. Quando isso acontecer, os alunos não terão dificuldades em fazer as tarefas que lhes foram deixadas.

5. Torne o aprendizado online o mais interativo possível

Os professores que estão iniciando no aprendizado remoto e procurando como o tornar interativo, devem observar que deverá ser o mais interativo possível, assim como é em sala de aula.

Existem algumas plataformas que os professores podem usar para avaliar o ensino após a conclusão de um tópico, onde ele aplica um questionário e obtém feedback imediato de cada aluno.

Mesmo que o professor não tenha essa plataforma como opção, fazer perguntas durante a aula e obter as respostas dos alunos tornará mais interativa, ao contrário de quando um professor fala com os alunos e lê as anotações da aula.

6. Use vídeos para interagir com alunos

Alguns alunos podem achar difícil entender o trabalho de classe sem as ilustrações adequadas. Um professor pode usar o Wondershare DemoCreator para gravar as aulas, editá-las e disponibilizá-los aos alunos posteriormente. Isso daria aos alunos acesso a materiais de aprendizagem e os assistiria durante seu tempo de lazer ou quando quisessem revisar.

O Wondershare DemoCreator está disponível para dispositivos Windows e em breve para Mac. O professor pode optar pelo download gratuito do Windows para usar em seus materiais de aprendizagem. Só é necessário configurá-lo e escolher as preferências de gravação de tela, e pronto. Depois, é possível editar os vídeos e remover partes que não agregam informações aos alunos.

A conexão com a Internet pode tornar-se instável e atrapalhar a conferência ao vivo do professor com os alunos. E para evitar isso, um professor pode preparar slides ou vídeos usando o Wondershare DemoCreator para mostrar durante a aula ou fazer o upload para uma plataforma, como no LMS, para dar acesso ao aluno.

Você também pode querer saber: Como fazer um vídeo para ensino à distância no Wondershare DemoCreator?

7. Torne seu conteúdo móvel

Os tutores devem ter materiais de revisão e de aprendizagem prontamente disponíveis para as aulas que terão. Em vez de fazer novos materiais todos os anos, um professor deve ter um material guardado e fazer pequenas alterações para torná-lo relevante.

Os materiais móveis podem ser acessados pelos alunos em qualquer lugar usando qualquer dispositivo, e isso facilitará o encaminhamento do aprendizado, e até mesmo os alunos mais velhos podem usar os materiais nas aulas atuais. Com os avanços da tecnologia, os conteúdos podem ser armazenados na nuvem e sincronizados em todos os dispositivos utilizados pelo aluno para facilitar o acesso.

Conclusão

Pode ser difícil colocar em prática truques de ensino à distância, mas tê-los em mente pode impactar significativamente o aprendizado do aluno. Durante esse período de pandemia, muitos tutores e escolas aprenderam a oferecer educação a distância e, com o passar do tempo, vão surgir outras maneiras melhores de aprimorar essas dicas. E mesmo após a pandemia, o ensino a distância veio para ficar.

O Gravador de Tela tudo-em-um e Editor de Vídeo

  • Gravar simultaneamente o tela do ambiente de trabalho e a webcam
  • Edite clipes gravados rapidamente com uma ampla gama de ferramentas profissionais
  • Muitos modelos e efeitos integrados
  • Exporte para MP4, MOV, MKV, GIF e vários formatos
Teste Gratís
Para Win 7 ou posterior (64 bits)
Teste Gratís
Para macOS X 10.13 ou posterior
Download seguro

David

David

chief Editor