Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

As melhores dicas para aulas remotas

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

Conforme o mundo avança em direção ao crescimento do ensino remoto, um debate cresce sobre como se obter um sucesso maior no ensino remoto está crescendo agora mais do que nunca. Mas os fundamentos de qualquer tipo de aprendizado precisam ser levados em consideração para que o aprendizado remoto seja bem-sucedido. Entre eles estão inclusos a clareza, verificar a compreensão, revisão e feedback.

Mas também está cada vez mais claro de que o ensino remoto possui os seus próprios desafios. Ao contrário de uma experiência de aprendizado em sala de aula que exige apenas que o aluno e o professor estejam presentes na mesma sala para o ensino ocorrer, existem diversos componentes de hardware e software que entram no aprendizado remoto. Isso significa lugares diferentes e até mesmo alunos diferentes poderão ter níveis diferentes de preparação.

Por causa disso, fique sabendo de que o seu nível de preparação, assim como as ferramentas que você vai usar, não poderão ser as mesmas com qualquer outro aluno, então como você poderia fazer o ensino à distância funcionar para você? As dicas para o ensino à distância a seguir poderão te ajudar a aproveitar ao máximo suas aulas remotas.

Dicas de ensino à distância para professores

Independentemente de qual seja a forma que o ensino à distância vai assumir, não há dúvida de que pode apresentar desafios únicos. As dicas a seguir vão ajudar aos professores a superarem com facilidade esses desafios e também fazer com que o aprendizado remoto funcione para seus alunos:

Incentive os alunos a participarem

É de experiência entre a maioria dos professores de que menos da metade dos seus alunos realmente comparece às aulas online. Mesmo que isso possa indicar que existe um problema que pode estar além do controle do professor, como a disponibilidade de conectividade com a Internet ou talvez a falta de um hardware, como computadores, também pode indicar falta de interesse por parte do aluno.

O primeiro passo para maximizar o aproveitamento da sua experiência de aprendizado é participar. Os professores portanto podem aumentar a eficácia das suas aulas remotas, incentivando os seus alunos a fazerem login e participar das aulas. Uma das melhores formas para se fazer isso é especificar quando os alunos deverão aparecem e exatamente quais as tarefas que eles precisam concluir.

Concentre-se no conteúdo

Também é muito mais benéfico para o professor se ele se focar mais no conteúdo do curso do que nas habilidades de compreensão dos seus alunos. Em vez de tentar explicar profundamente um assunto que é complexo, o professor pode se concentrar em garantir com que os seus alunos entendam os conceitos básicos desse assunto. A maioria dos professores descobriu também de que discutir o que está acontecendo atualmente pelo mundo é uma excelente maneira de se manter os alunos envolvidos.

Mantenha tudo simples

Mesmo este conselho seja um que pode ser útil em qualquer situação de ensino, é muito mais importante em ambientes de aprendizado remoto. Isso se deve porque é muito mais difícil para o professor avaliar se os alunos estão confusos com a matéria ou não. Por isso, professores devem tentar simplificar o material o máximo possível para eliminar a possibilidade de confusão.

Também é muito importante que o professor seja cauteloso quando introduzir um material novo. Se algum material novo precisar ser introduzido no curso, o processo precisa ser gradual feito com atenção extra em como os alunos estão reagindo ao conteúdo novo.

Uma das melhores formas para se garantir de que os seus alunos se envolvam adequadamente com o novo conteúdo é conectando essas novas ideias com as antigas que eles possam ter encontrado ou fornecer exemplos que eles já conheçam. Isso não apenas vai ajudar eles a entenderem esse novo material, mas também vai permitir com que eles revisem o seu conteúdo antigo e se lembrem do assunto que podem ter esquecido.

Mantenha tudo breve

Para evitar muita confusão, é melhor sempre manter as informações do curso o mais breves possível. Isso é algo particularmente aplicável em qualquer nova informação cujo o aluno não tenha tido acesso antes. Também precisa ser aplicado em relação à duração das aulas; os alunos deverão ser mais receptivos a uma aula de 45 minutos do que a uma aula de 60 minutos. Também é muito importante observar alguns outros aspectos sobre o ambiente de aprendizado que podem acabar distraindo os alunos e como as aulas são online, não existe um limite para o número de distrações.

Transforme o aprendizado online em algo mais interativo possível

Para facilitar um ambiente para a aprendizagem, é importante de se garantir com que os alunos estejam sempre envolvidos e em um ambiente de aprendizagem online, isso poderá ser alcançado somente tornando o processo o mais interativo possível. Existem certas plataformas que permitem com que os professores apliquem um pequeno questionário para os seus alunos com resultado imediato. Mesmo que você possua acesso a uma dessas plataformas, questionar os seus alunos de forma regular é uma das melhores estratégias para se garantir que eles permaneçam engajados com o conteúdo.

Além disso, você também vai poder usar esse conteúdo de vídeo para o ensino à distância. Você vai poder gravar pequenos videoclipes para explicar um determinado assunto, para demonstrar um experimento científico ou talvez uma apresentação em PowerPoint que deixe os alunos interessados. Eu recomendaria usar o Wondershare DemoCreator para você gravar a tela do seu computador junto com a webcam para fazer esses vídeos por conta própria.

Use aprendizado síncrono e assíncrono

O ensino à distância poderá ser realizado de uma maneira síncrona (com todos os alunos online ao mesmo tempo) ou assíncrona (com os alunos acessando a aula em horários diferentes). Já que as aulas síncronas são muito mais difíceis de configurar e de se acompanhar, pois nem sempre todos os alunos podem ter acesso à Internet ao mesmo tempo. Para tornar o aprendizado remoto o mais eficiente possível, é importante usar esses dois métodos de aprendizado. Isso vai permitir com que todos os alunos estejam no mesmo nível na mesma turma, mesmo quando não possam acessar a sala de aula online.

Dicas para o ensino à distância para alunos

Existem também algumas coisas que um aluno pode fazer para tornar o seu aprendizado remoto mais eficaz para eles mesmos. A seguir são apenas alguns deles:

  • Planeje uma rotina diária. Isso vai te ajudar a estipular um horário em específico para as aulas, o que permite que você chegue sempre no mesmo horário e permaneça durante a aula.
  • Mantenha todas as distrações longe de interfiram na sua aula, isso incluindo comunicação com outros colegas e também as distrações de mídia social.
  • Também é uma boa ideia terminar as tarefas e depois receber um feedback para as tarefas ou para os questionários. Um feedback vai permitir com que você não apenas se lembre das coisas que você aprendeu, mas também interaja melhor com os professores.
  • Se certifique de se envolver com seu professor e também com os outros alunos da classe. Mas também é igualmente importante colaborarmos com os outros alunos da turma. As ferramentas para bate-papo podem ser muito eficazes para permitir com que você debata sobre um assunto complexo com seus colegas.
  • Não se esqueça de pedir ajuda quando você sentir que precisa e como o ensino à distância pode ser algo mais flexível nesse sentido do que as aulas presenciais, você pode tirar dúvidas durante a aula ou até mesmo a qualquer outro momento por e-mail.

Dicas para aprendizado remoto para os pais

Os pais também podem ajudar e muito os seus filhos a se manterem engajados nas aulas de aulas à distância. A seguir são apenas alguns deles:

  • Como um pai, é algo muito importante que você entenda que as expectativas sobre o aprendizado à distância. Você precisa saber quanto tempo é esperado de que os seus filhos fiquem online para que você possa planejar tudo de acordo.
  • Você também precisa determinar qual o tipo de atividade que irá funcionará melhor com o seu filho. Como por exemplo, o seu filho vai poder se beneficiar melhor com as atividades que incluam um instrutor ao vivo do que aquelas que eles terão que ser obrigados a fazer sozinhos. Entendendo as necessidades dos seus filhos, você estará em uma posição melhor para ajudar o professor a planejar.
  • Reduza quaisquer que sejam as distrações em casa que possam acabar interferindo no processo de aprendizagem da criança.
  • Você também precisa ajustar a sua programação conforme for necessário para garantir com que nenhuma atividade em casa venha a interferir durante a aula ou nas atividades de aprendizado da criança.
  • Se certifique de que o seu filho tenha intervalos ocasionais entre o aprendizado. Isso não apenas vai dar ao seu filho um descanso que é tão necessário, mas também vai garantir com que ele esteja animado para ingressar na próxima aula.
  • Provenha ao seu filho um feedback positivo para mantê-lo motivado. Algo tão simples quanto uma marca de seleção em uma tarefa pode ajudar manter o seu filho motivado.

O Gravador de Tela tudo-em-um e Editor de Vídeo

  • Gravar simultaneamente o tela do ambiente de trabalho e a webcam
  • Edite clipes gravados rapidamente com uma ampla gama de ferramentas profissionais
  • Muitos modelos e efeitos integrados
  • Exporte para MP4, MOV, MKV, GIF e vários formatos
Teste Gratís
Para Win 7 ou posterior (64 bits)
Teste Gratís
Para macOS X 10.13 ou posterior
Download seguro

Mesmo que o aprendizado à distância possa ter seus desafios específicos, e que alguns deles estejam fora do seu controle, quando os alunos, professores e pais trabalham juntos, o aprendizado remoto é muito acessível. Na verdade, com colaboração, isso pode ser feito facilmente e pode até funcionar muito melhor do que o aprendizado presencial.

As dicas que nós descrevemos acima foram projetadas para te ajudar a usar o ensino à distância de uma maneira eficaz. Mas como para a maioria das pessoas isso pode ser uma experiência nova, sua própria adaptabilidade vai ser muito útil. Não existem duas famílias, situações e até mesmo dois alunos iguais e, por isso, é muito provável que existam alguns desafios a serem enfrentados que sejam únicos.

David

David

chief Editor