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Como mudar para o ensino on-line

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

Com a pandemia de 2020 ainda em nosso meio, espera-se que as instituições passem por ainda mais mudanças na dinâmica de ensino. Como as restrições de distanciamento social prevaleceram em ambientes sociais, as escolas tiveram que aderir às suas próprias medidas de distanciamento. Isso significa que o Zoom e outras plataformas semelhantes tiveram que assumir a liderança no fornecimento de plataformas de ensino sólidas para os alunos. Basta dizer que os professores não estavam preparados. Os alunos são conhecedores de tecnologia e estão prontos para adotar todas e quaisquer novas tecnologias, especialmente se elas giram em torno de um ambiente de aprendizado mais fácil. No entanto, os professores continuam a enfrentar desafios sem precedentes ao entrar neste mundo altamente exigente de aprendizagem online.

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A mudança para os fundamentos da educação on-line

A mudança para o aprendizado online não aconteceu da noite para o dia, embora os professores tenham achado que sim. Com um grande número de alunos para atender e vastos materiais didáticos para divulgar, o ensino on-line não é um passeio no parque. Essa mudança do aprendizado em sala de aula para as instruções on-line se concentra em algumas dinâmicas interessantes, que permitem um aprendizado contínuo.

Aprendizagem Síncrona

Os alunos se reúnem em horários definidos online. Todos os participantes, incluindo os palestrantes, estão presentes nesse horário para a sessão completa. Isso é um pouco semelhante às configurações tradicionais de sala de aula, embora os alunos tenham acesso a tutores, amigos e pais durante as sessões. A aprendizagem síncrona apresenta seus desafios em termos de tempo, em que alguns alunos podem não estar disponíveis nos horários programados. Entre no aprendizado assíncrono.

Aprendizagem Assíncrona

Este é o oposto do mencionado acima. Considerando que os alunos devem se encontrar em um determinado horário, remotamente, esse tipo de aprendizado dá aos alunos a liberdade de aprender conforme sua conveniência. Ele dá às pessoas a liberdade de visualizar vídeos pré-gravados, analisar conceitos em seu próprio ritmo e enviar feedback quando terminar. Não há tempo alocado para o aprendizado, portanto, os alunos são livres para não aprender nada até que sejam forçados a fazê-lo ou os prazos sejam estabelecidos.

Essa mudança esmagadora, embora bem-vinda, para a educação on-line forçou os professores a revisar seus métodos de ensino e a criar planos estratégicos de ensino.

Guia do professor para aprendizado on-line

Desde o início, os professores iniciantes no aprendizado online devem estar cientes dos seguintes benefícios do ensino online. Estimula o aprendizado ativo, proporciona tempo adequado para as tarefas, dá margem de manobra em termos de técnicas de aprendizagem e ensino e desenvolve talentos. Nesse sentido, aqui estão algumas dicas sobre como os professores podem melhorar seus desempenhos de ensino on-line.

Shift Online: Simplificando, reúna seus materiais de ensino, incluindo tutoriais e trabalhos anteriores no google drive ou em qualquer outro armazenamento em nuvem. Isso ajudará tremendamente a baixar informações para fins de ensino e também abrir caminho para a disseminação contínua das mesmas para os alunos. Afinal, é ensino online.

Shift to Digital: Refere-se a uma mudança de cópias em papel para uma forma digital do mesmo. Tire fotos, escaneie o material ou troque de formato para fazer upload de material didático para plataformas online. Essa é a única maneira de fornecer aos seus alunos a literatura de que precisam, on-line. Siga com cuidado ao selecionar os formatos a serem usados. Alguns alunos podem assistir às sessões ou visualizar este material em um software diferente e não compatível.

Inclusões de grupo: Ênfase em grupos. O aprendizado on-line apresenta o cenário perfeito para os alunos se encontrarem e trabalharem uns com os outros como grupos. Ao compilar os materiais de estudo, é importante levar em consideração formas criativas que forçarão os alunos a trabalhar em grupos. Isso evita que os preguiçosos andem nas costas dos outros enquanto constroem interações humanizadas.

Crie técnicas de avaliação: à medida que você começa a ensinar online, as técnicas de avaliação podem ser deixadas de lado até que seja tarde demais. Lembre-se que os alunos agora têm mais liberdade em termos de tempo. Isso exige que você, o palestrante, encontre novas técnicas para revisar seu desempenho geral, seja ele voltado para resultados ou participativo. Essas técnicas, como o CATS, devem ser incorporadas on-line sem problemas, caso contrário, haverá muitos aproveitadores entre seus alunos.

Melhor maneira de mudar para o ensino on-line

Uma das maneiras pelas quais o ensino online se destaca dos métodos de ensino tradicionais é o uso de vídeos para fins educacionais. Esta aplicação de recursos visuais abrange muito mais do que as apresentações textuais jamais fizeram. Os vídeos podem ser usados de várias maneiras para obter os melhores resultados.

Vídeos de introdução: Estas são as formas mais legais, informais e profissionais de apresentar aos alunos um curso no início de um período ou semestre. Eles não precisam ser sofisticados em sua estrutura. Pelo contrário, os vídeos introdutórios devem deixar os alunos à vontade para fazer o curso, introduzindo o aspecto humano da aula longe das interações físicas.

Vídeos do guia do curso: esses clipes apresentam o programa enquanto fornecem um guia para os alunos sobre como enviar tarefas, encontrar tutoriais on-line, ler materiais de ensino e envolver os palestrantes. Os vídeos precisam ser curtos e abrangentes. Além disso, um palestrante pode colocar pontos de bônus a serem ganhos ao assistir ou responder a perguntas no mesmo vídeo.

Vídeos de tópicos: Como as novas semanas devem trazer novos tópicos, os palestrantes devem criar vídeos apresentando o que será abordado na próxima semana. Isso também pode levar em consideração qualquer seção de perguntas e respostas relacionadas à semana anterior. Visto que pode ser um aprendizado mais assíncrono do que síncrono, esses vídeos facilitam o agendamento dos alunos. Eles podem ter uma visão geral do escopo do trabalho a ser coberto e planejar adequadamente.

Apresentações e feedback: P as apresentações serão rápidas usando o software de gravação de tela. Eles podem ser incorporados a tudo, desde PowerPoint a fotos e clipes de biblioteca de ações. O feedback é mais fácil usando vídeos curtos que podem abranger projetos de grupo como um todo ou apresentações individuais. Esses vídeos de feedback devem ser criados para destacar as legendas usadas na avaliação, bem como as rubricas ou esquemas de avaliação.

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Conclusão

A mudança para o ensino online não poderia ter ocorrido em um momento melhor tecnologicamente, e provavelmente é por isso que aconteceu de qualquer maneira, porque a tecnologia permitiu. Software em abundância, o setor educacional pode facilitar o aprendizado em áreas remotas aparentemente melhor do que as salas de aula. Com o software certo e os recursos da Internet, a adoção do ensino on-line pode significar a ruína do ensino tradicional em sala de aula. Nós vigiamos este espaço.

David

David

chief Editor