Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

Como tornar conteúdo acessível para os alunos

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

O conteúdo é um dos aspectos mais importantes do aprendizado remoto e criar o conteúdo que seus alunos precisam provavelmente ocupará muito do seu tempo. Mas depois que o conteúdo é criado, você ainda precisa encontrar uma maneira de disponibilizá-lo para seus alunos. Ao tornar o conteúdo acessível a eles, há uma série de fatores que você precisa ter em mente, como o fato de que nem todos os alunos aprendem da mesma maneira. Alguns alunos não estão no mesmo nível que todos os outros e alguns podem ter uma deficiência que pode impedir seu acesso aos materiais de aprendizagem.

Quaisquer que sejam os desafios que você e seus alunos enfrentem, este guia oferece estratégias simples sobre como tornar o conteúdo acessível a seus alunos.

Usando vídeos acessíveis

Quando seu conteúdo é acessível a todos os alunos, todos eles têm a oportunidade de se envolver com o tópico, tendo assim uma chance igual de entender o material do curso. Como até 20% de todas as pessoas vivem com deficiências, é provável que alguns de seus alunos não consigam saber que há um problema ou mesmo como falar sobre ele.

Portanto, é uma boa ideia ter opções acessíveis disponíveis para tornar mais fácil para o aluno entender o material do curso, quer você ache que ele precisa ou não. Os vídeos são um meio de aprendizagem interativo e altamente acessível, mas apenas quando feitos corretamente.

Para tornar os vídeos ainda mais acessíveis a todos os alunos, veja a seguir algumas coisas que você pode fazer;

Incluir legendas: as legendas facilitam o acesso ao material do curso para alunos com deficiência auditiva ou surdos. Eles são mais eficazes quando seguem os aspectos visuais do vídeo com mais precisão.

Incluir transcrições de áudio: as transcrições de áudio são descrições dos elementos visuais do vídeo. Elas podem tornar mais fácil para os alunos cegos ou deficientes visuais obterem acesso ao material do curso.

Usar um reprodutor de vídeo compatível com 508: também é uma boa ideia permitir que seus alunos usem a navegação por teclado ou um dispositivo auxiliar para navegar no reprodutor de vídeo.

Nesse caso, a ferramenta de criação e edição de vídeo que você usa pode desempenhar um papel crítico. O Wondershare DemoCreator possui um editor de vídeo que atende a todos os requisitos e pode ser acessado em todos os dispositivos, incluindo Chromebooks. Você pode usar o DemoCreator para adicionar vários tipos de legendas aos seus vídeos de forma fácil e rápida.

Os benefícios de usar vídeos acessíveis

Além do fato óbvio de que os vídeos podem ser úteis para tornar o conteúdo do curso mais acessível a todos os alunos. Existem vários outros benefícios no uso de vídeos como ferramentas de aprendizado. A pesquisa mostrou que os vídeos podem ser muito eficazes na forma como uma pessoa processa as informações.

A seguir estão alguns benefícios do uso de vídeos acessíveis como ferramenta de aprendizado;

  • O cérebro humano pode processar imagens até 60.000 vezes mais rápido que o texto. Isso significa que os vídeos podem facilitar mais a compreensão do material do curso do que se você compartilhasse milhares de páginas de documentos.
  • Os vídeos também são a maneira mais benéfica para 20% das pessoas com deficiência aprenderem, principalmente porque tornam o aprendizado mais acessível.
  • O uso de vídeos na sala de aula também pode economizar muito tempo, às vezes até 25% do tempo da aula, que pode ser usado para discussões mais profundas.
  • Um vídeo bem produzido também pode aumentar o interesse, a compreensão e a retenção do aluno do que mais de 1,8 milhão de palavras escritas.
  • O vídeo também é um dos poucos modos de comunicação que facilitam o engajamento individual
  • Vídeos acessíveis também podem ajudá-lo a nivelar o campo de jogo para todos os alunos

Como criar um ambiente de aprendizado acessível

Os benefícios de criar um ambiente de aprendizado acessível são muitos. Portanto, você pode se perguntar como pode criar facilmente esse ambiente de aprendizado acessível para seus alunos. Você pode usar players de vídeo compatíveis com 508, legendas e transcrição de vídeo conforme descrito acima, mas há mais coisas que você pode fazer. Eles incluem o seguinte;

Use vídeo assíncrono: dizer que coordenar todos os seus alunos em uma longa aula online ao vivo é um desafio neste momento é um eufemismo. O uso de métodos de ensino assíncronos, como uma combinação de screencasts pré-gravados e palestras em vídeo no estilo cabeça falante, pode ser mais conveniente para todos.

Ofereça os materiais do curso em mais de um formato: Você descobrirá que fornecer aos alunos o material do curso em vários formatos é uma das melhores maneiras de ajudar no processamento das informações. Isso ocorre porque dois alunos não aprendem exatamente da mesma forma. Por exemplo, você descobrirá que alguns alunos terão problemas para ler, mas vão achar o vídeo muito benéfico.

Portanto, substituir as instruções escritas por conteúdo audiovisual pode ajudar muito os alunos a permanecerem envolvidos com o material do curso. Também pode ajudar um aluno que tem problemas com o conteúdo escrito a melhorar suas habilidades de leitura.

Torne o conteúdo acessível a partir de vários dispositivos, tanto online quanto offline: é muito importante garantir que o conteúdo que você cria seja acessível a seus alunos nos dispositivos que eles têm em casa. Isso é especialmente importante se sua escola não tiver um programa de laptop individual. Certifique-se de que o texto no vídeo seja claro o suficiente para que seu aluno veja, mesmo em um dispositivo móvel. Use fonte grande e fácil de ler.

Também é igualmente importante ter em mente que alguns alunos podem não conseguir acessar a internet o tempo todo. Portanto, torne o material do curso acessível online e offline. Por exemplo, você pode dar a seus alunos a opção de baixar o material e os vídeos do curso se eles não tiverem uma conexão boa de internet.

Dicas para criar conteúdo de curso acessível para seus alunos

Quer você esteja usando vídeo ou não, criar conteúdo de curso acessível para seus alunos pode ser um pouco trabalhoso, especialmente quando você não sabe por onde começar. Antes de compartilharmos com você algumas dicas que podem ajudar a facilitar o processo, as três perguntas de estrutura a seguir podem ajudá-lo a decidir o tipo de conteúdo necessário e como começar;

  • Como o formato e o conteúdo do curso suportam ou limitam a acessibilidade?
  • Que conhecimento prévio, se houver, os alunos precisam ter para serem bem-sucedidos?
  • Que limitações podem impedir os alunos de alcançar seus objetivos de aprendizagem?

Com essas questões de enquadramento em mente, as dicas a seguir devem ajudá-lo a melhorar a acessibilidade para seus alunos;

1. Planejar a estratégia de ensino-aprendizagem online

Sem um plano, pode ser muito difícil garantir que seus alunos possam acessar facilmente o material do curso. O primeiro aspecto do planejamento da estratégia de ensino-aprendizagem online é garantir que haja consistência em todo o curso.

No estágio de planejamento, você também precisará levar em conta os estilos de aprendizagem de seus alunos e quaisquer experiências anteriores que eles possam ter. Isso vai facilitar a criação de conteúdo que os alunos acharão útil e, portanto, fácil de se engajar.

Por fim, o estágio de planejamento deve levar em conta o tempo que seus alunos levarão para aprender. Dê tempo adequado a eles para examinarem o material do curso e concluir as tarefas.

2. Use alinhamento construtivo do curso

O alinhamento construtivo é garantir que os alunos possam vincular facilmente o que estão aprendendo com o conhecimento e as experiências anteriores que adquiriram. Para fins progressivos, é importante garantir que qualquer novo conteúdo se integre perfeitamente com o conhecimento antigo sobre o mesmo tópico.

3. Desenvolvimento Adequado de Avaliações e Avaliação

Em seguida, você precisa garantir que quaisquer avaliações não apenas correspondam ao nível de aprendizado que o aluno alcançou, mas também sejam projetadas para determinar o quanto o aluno aprendeu.

4. Use títulos e cabeçalhos de página consistentes

Isso é particularmente importante se seus alunos dependem de leitores de tela para interagir com o conteúdo. Títulos e cabeçalhos de página consistentes e claros podem facilitar para os estudantes se encontrarem no material do curso. É também uma das melhores maneiras de ajudar os alunos com deficiência visual que podem não conseguir ver o layout completo do site.

Neste momento em que o ensino híbrido se tornou uma necessidade, criar um conteúdo de curso confiável e acessível tornou-se muito importante. Esperamos que as dicas acima o ajudem a planejar, criar e distribuir uma experiência de aprendizado que não estará disponível apenas para seus alunos, mas que tornará o processo de aprendizado mais fácil e gratificante.

David

David

chief Editor