Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

Quanto tempo devem ter os vídeos instrutivos

David
16/01/2024 • Arquivado para: Gravadores e editores de áudio

Em uma época em que o tempo de atenção pode ser escasso, pode ser difícil determinar a duração correta de um vídeo. Quanto tempo um vídeo precisa ter para fornecer as informações necessárias sem entediar os espectadores? A resposta mais simples para essa pergunta é que não existe uma duração ideal para todos os vídeos e muitos fatores devem ser considerados ao determinar a duração do vídeo.

O que está claro é que os espectadores definitivamente têm uma preferência e essa preferência varia de acordo com o gênero e o conteúdo. Neste guia, esperamos te ajudar a determinar quanto tempo seu vídeo instrutivo deve ter.

Qual deve ser a duração dos vídeos instrutivos?

Estudos mostraram que muitos espectadores desejam que os vídeos informativos e instrutivos tenham menos de 20 minutos, com uma preferência de cerca de 3 a 6 minutos. Quando analisamos 50 dos vídeos instrutivos mais populares online, descobrimos que a duração média é de 3,13 minutos.

Mas há uma ressalva; a duração ideal de um determinado vídeo deve ser determinada pelo seu conteúdo e público-alvo. Também é importante notar que vimos durações diferentes nos vídeos do YouTube e do Facebook.

Mesmo os vídeos que você criar terão durações variadas. Às vezes, você precisará criar um vídeo mais longo e, outras vezes, um vídeo mais curto será mais ideal. Mas isso não significa que não haja maneiras de garantir que cada vídeo que você fizer tenha o tamanho certo.

O sucesso do vídeo não é determinado pela duração

Sempre que a questão da duração do vídeo é levantada, a resposta correta padrão é sempre mais curta é muito melhor. Mas embora você deva ter em mente a duração ao criar um vídeo, pode não ser uma boa ideia remover o conteúdo do vídeo apenas para torná-lo mais curto.

Um estudo recente mostrou que mais de 50% dos espectadores preferem vídeos com duração de cerca de 5 a 6 minutos. Isso não é realmente surpreendente, pois a maioria das pessoas não tem tempo para assistir a vídeos online.

O interessante é que a segunda maior duração preferida para vídeos foi de 10 a 19 minutos. Essa é uma indicação clara de que os espectadores podem estar abertos a assistir a vídeos mais longos do conteúdo que estão procurando. O estudo também analisou mais de 100 vídeos que os participantes classificaram como ótimos vídeos. Desses 100 vídeos, 22 tinham cerca de 10 a 19 minutos de duração e outros 22 tinham cerca de 3 a 4 minutos.

Nossa conclusão, portanto, é que as pessoas estão abertas a assistir a vídeos mais longos e até os classificarão como ótimos. Portanto, a duração do vídeo é importante, mas não determina o sucesso do vídeo.

O conteúdo, por outro lado, determina o sucesso do vídeo

O conteúdo deve determinar a duração do vídeo e não o contrário. Desta forma, o vídeo é muito parecido com cozinhar, a quantidade de tempo que você gasta no vídeo será determinada pelo que você está fazendo. O prato e seu sucesso em prepará-lo determinarão o tempo que levará para cozinhar.

Como o conteúdo determina a duração do vídeo, as duas perguntas a seguir podem te ajudar a definir quanto tempo seu vídeo precisa ter;

  • O que meus espectadores precisam saber?
  • Como posso cobrir o tópico da maneira mais eficaz e útil?

Assim que tiver a resposta para essas duas perguntas, você terá seu vídeo. Pode parecer que eles simplificam muito esse processo, mas podem fazer mais do que apenas te ajudar a determinar a duração do vídeo; eles também ajudam a determinar o conteúdo a ser incluído no vídeo.

Como fazer seus vídeos do tamanho certo

A questão de quanto tempo um vídeo instrutivo precisa ter é realmente perguntar qual é a melhor maneira de manter a atenção do espectador por tempo suficiente para fornecer as informações necessárias. Em um mundo onde a falta de atenção continua diminuindo, pode ser fácil tentar remover parte do conteúdo para tornar o vídeo mais curto.

Mas o mesmo estudo a que falamos anteriormente também descobriu que o motivo pelo qual alguém pode parar de assistir a um vídeo geralmente não tem nada a ver com a duração do vídeo. De fato, até 83% dos participantes disseram que continuariam assistindo a um vídeo se estivessem genuinamente interessados ​​no assunto.

Em vez de pensar na duração do vídeo, você pode se concentrar na criação de conteúdo que seja envolvente e interessante para seu público. Para criar o melhor conteúdo, há algumas coisas que você precisa saber, incluindo o seguinte;

  • Quem é seu público alvo?
  • Qual é o problema que você pode resolver para eles?
  • Quais são seus objetivos?
  • Como você pode os ajudar a atingir essas metas?
  • Qual é o nível de habilidade deles ou o que eles já sabem?

Essas perguntas ajudarão você a determinar os objetivos do vídeo e a saber como fazer o vídeo para atender às necessidades do seu público da maneira mais eficaz e eficiente.

Agora você está pronto para planejar o conteúdo do vídeo

Depois de determinar as necessidades do seu público-alvo, você está pronto para planejar o conteúdo do vídeo de acordo. Mas quando você está empolgado com um determinado tópico, pode ser muito fácil continuar falando sobre ele, tornando o vídeo desnecessariamente longo.

A coisa mais importante a lembrar ao criar qualquer tipo de conteúdo é que você está tentando resolver um problema específico. Isso é tudo o que o conteúdo do vídeo deve fazer e, quando você se desviar do assunto, talvez seja hora de controlar o vídeo e editar parte do conteúdo.

Certifique-se de que um vídeo aborda um único problema. Se o seu público tiver mais de um problema que você pode resolver, você sempre pode criar mais formas de vídeos. Em vez de criar um vídeo longo, considere criar vários vídeos mais curtos que podem ser distribuídos como uma série.

Como chamar a atenção do seu público e mantê-la

Como a duração não determina os motivos pelos quais seu público pode parar de assistir ao seu vídeo, você pode estar se perguntando sobre algumas das coisas que pode fazer para capturar e reter a atenção deles. Quando uma pessoa não está obtendo as informações de que precisa em um vídeo, é mais provável que pare de assistir ao vídeo, seja um minuto ou trinta minutos.

Segue, portanto, que a única maneira de reter a atenção do espectador é certificar-se de que o vídeo está realmente dando a eles o que eles procuram. Você só pode fazer isso criando conteúdo que não apenas resolva o problema deles, mas também seja interessante e envolvente.

Mas também há a questão de chamar a atenção deles em primeiro lugar. Nesse caso, o título e a descrição do seu vídeo podem ajudar bastante. O título deve descrever exatamente o que o espectador deve esperar ao assistir ao vídeo. Pode ser tentador usar títulos clickbait , mas mesmo que um milhão de pessoas cliquem no vídeo, porém menos de 10 realmente assistam ao vídeo até o fim, é improvável que interajam com sua marca.

Além do título e da descrição, há outras coisas que você pode fazer para reter a atenção do espectador. Estes incluem o seguinte;

  1. Ser interessante

Usar uma técnica de contar histórias para entregar o conteúdo pode fazer até mesmo os tópicos mais complexos parecerem interessantes. Injete sua própria personalidade no vídeo para permitir que seu público se identifique não apenas com o conteúdo, mas também com você.

Usar experiências da vida real é outra ótima maneira de tornar os vídeos mais interessantes para o público. Quando puder, adicione recursos visuais como imagens e ícones para explicar o conceito.

  1. Use Humor

Quando aplicável, fazer as pessoas rirem é uma das melhores maneiras de mantê-las engajadas. Mas isso obviamente vai depender do tipo de conteúdo que você está fazendo e do tipo de público com o qual está interagindo. Algo que é engraçado em seu próprio país pode falhar para uma audiência internacional.

  1. Usar linguagem simples diária

A menos que seu conteúdo exija o uso de um jargão específico, você deseja garantir que seu vídeo seja facilmente compreensível para a pessoa comum. Evite usar frases longas e arrastadas que o público possa achar entediantes.

A conclusão é que não existe a duração perfeita do vídeo. Em vez de gastar tempo pensando em quanto tempo seu vídeo precisa ter, reserve um tempo para garantir que ele seja informativo, envolvente e, acima de tudo, resolva o problema do seu público. Essa é a única maneira de manter o público assistindo ao vídeo.

David

David

chief Editor