Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

As 9 melhores maneiras de ensinar à distância

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

Um sistema de ensino à distância é um tipo de sistema de aprendizado em que a educação é oferecida aos alunos por meio de texto, áudio ou vídeo. É o uso da tecnologia para fazer com que os alunos entendam o conteúdo que os professores desejam passar, e que acontece de forma remota.

Historicamente, os cursos de ensino à distância significava que os alunos receberiam as instruções e o conteúdo, em formato apostila, através dos Correios. No início, o material chegava através dos Correios e depois começou a chegar no e-mail.

Depois, o aluno tinha que ir fazer as provas em centros educativos credenciados. Mas tudo mudou, principalmente depois da pandemia, que as escolas e faculdades para não pararem de vez, optaram pelas aulas online. Os professores se viram fazendo um enorme esforço para ensinar na modalidade online. Então, qual é a melhor maneira de ensinar à distância?

Aqui estão algumas dicas sobre ensino à distância, que ajudarão os professores a fornecer ou tornar o aprendizado interessante para os seus alunos.

Como ensinar à distância

1. Opções para passar o seu conteúdo

Esta é uma das principais coisas que você precisa saber antes de pensar nas suas aulas de ensino à distância. A maneira como você fará para que o conteúdo chegue aos seus alunos. Você tem muitas opções para concretizar isso e buscar um bom meio para entregar conteúdo aos seus alunos, tornará o aprendizado mais interessante.

  • Leituras: Você pode entregar as suas classes ou conteúdo em formato PDF. Como você sabe, é fácil de usar. Você também tem a opção de usar arquivos em Word ou Google Docs para o material de leitura. Além disso, existem vários sites onde os alunos podem encontrar material de estudo relacionado ao assunto. Você deve direcioná-los, enviando links, essas páginas.
  • Áudio: O material de estudo também pode ser compartilhado em formato de áudio. Se trata de uma boa ferramenta para os alunos que estão acostumados com livros didáticos e videoaulas. Também é uma boa opção para aqueles alunos que possuem internet lenta, pois se trata de um arquivo leve.
  • Vídeo: Os vídeos são a melhor opção para compartilhar conteúdo online. O maior benefício desse tipo de conteúdo é que ele pode ser salvo para ser assistido posteriormente. Você tem dois tipos de vídeos que pode criar para os seus alunos, do tipo feito por outras pessoas, como do YouTube, por exemplo, e o outro, criado por você em um programa de captura de tela de vídeo.

2. Escolha a sua plataforma de ensino online com sabedoria

A maneira mais fácil de criar conteúdo em formato de vídeos é usando aplicativos que ofereçam gravador de tela. Wondershare DemoCreator é o melhor e mais popular programa que você pode escolher para criar esse tipo de material. É um programa gratuito e fácil de usar, especialmente para quem está começando ou para pessoas que não tem nenhuma experiência com tecnologia.

É um produto extraordinário para os alunos, e a melhor parte desse programa é a sua interface, muito fácil de usar, e que oferece todos os recursos também fáceis de aplicá-los. Além de permitir que você faça modificações nos seus vídeos, ele pode gravar qualquer coisa da tela do seu computador ou de uma webcam.

Com esse programa, você pode criar um ótimo vídeo de aula para os seus alunos. Juntamente com o recurso de gravação de tela, o programa também oferece o recurso de edição de vídeo, portanto é possível cortar e girar o vídeo, adicionar anotações, personalizar o cursor, entre outras modificações.

Você pode facilmente editar, cortando o seu vídeo e depois salvá-lo, usando esse programa. Ele tem a opção de tela verde. O que permite que o usuário troque o fundo de tela por qualquer imagem ou vídeo que prefira colocar. Então agora, vamos falar sobre como preparar uma aula para os seus estudantes usando o programa Wondershare DemoCreator.

Teste Grátis
downlaod democreator100% seguro
Teste Grátis
downlaod democreator100% seguro
    • Passo 1. Baixe o Wondershare DemoCreator do Google Chrome e configure o programa.

democreator gravador tela

    • Passo 2. Grave o seu áudio e vídeo clicando em começar gravação.

comece a gravar a sua tela

    • Passo 3. Edite a sua vídeo aula, adicionando anotações no seu vídeo, faça cortes, rotação da filmagem, e o que mais quiser.

cortes no vídeo

  • Passo 4. Compartilhe o vídeo pronto com os estudantes depois de exportá-lo para o seu computador no formato MP3, MP4 ou GIF.

3. Comunique com os seus alunos

A comunicação com os seus alunos através de canais acessíveis é fundamental. Estabelecer diferentes maneiras de comunicação com os alunos é muito importante para deixar o conteúdo claro. Felizmente, você pode se comunicar com os seus alunos sem encontrá-los fisicamente, sem precisar do cara a cara. Nos dias de hoje, existem diferentes maneira de comunicação entre professor e alunos.

  • Sincronizar o aprendizado a distância: Na modalidade a distância com sincronização, você pode fazer com que seus alunos entendam as instruções e as aulas online ao mesmo tempo, por exemplo, por meio de reuniões ao vivo ou videoconferências.
  • Ensino à distância sem sincronização: No tipo de ensino à distância sem sincronização, você pode criar vídeos gravados ou gravar tela em um programa apropriado para isso e escrever as instruções usando aplicativos como o Google Docs.

4. Defina as expectativas

Assim como no início do ano, em classe, você deve preparar o cenário para os seus alunos. Você precisa deixar claro sobre o que é apropriado e o que não. Como será a sua aula independente de ser ou não virtual. Dependendo da tecnologia que você pretende usar, você precisa seguir em frente e compartilhar todos os recursos e ideias com os seus alunos. Forneça todas as instruções antes da aula, como a que horas eles precisam estar conectados ou as coisas que precisam ter para participar da aula.

O que também inclui coisas como a roupa que deveriam usar, como devem proceder para fazer uma pergunta, etc. Além disso, pode ser ainda mais fácil se você fornecer uma captura de tela de vídeo para os seus alunos e explicar o que eles devem fazer para navegar nela. Definir as expectativas não eliminará todas as dúvidas dos alunos, mas pelo menos ajudará a diminuir o número de perguntas que eles fariam.

5. Realize uma verificação de expectativas

Você precisa primeiro pensar sobre quais são as suas expectativas em relação aos seus alunos. Assim como nas salas de aula físicas, você não tem nenhum controle sobre como será o ambiente de aprendizado do seu aluno. Para atender às suas expectativas, dê aos alunos as coordenadas do seu trabalho, espaço e ambiente ao longo do dia.

Prepara classes o mais curtas possíveis, que sejam interessantes, concisas e diretas. Dessa forma, quando os seus alunos tiverem que trabalhar de forma independente, com base no que você instruiu e mostrou para eles, eles serão capazes de ir em frente e concluir as tarefas.

6. Prepare as suas aulas

Para um aprendizado à distância de sucesso, você precisa, antes de mais nada, preparar as suas aulas. Você precisa planejar as suas aulas, a estrutura, e para poucos dias ou semanas, para que os seus alunos se acostumem e se sintam confiantes. É óbvio que, se as aulas forem organizadas da mesma maneira por um longo período de tempo, isso fará com que os seus alunos se sintam entediados. Portanto, quando você for em frente e mudar, certifique-se de reservar um tempo para modelar a nova estrutura antes de mergulhar nela.

7. Prepare e domine a tecnologia que você vai usar

Uma coisa legal que aconteceu durante a pandemia é que muitas pessoas tiveram que entrar nessa nova era digital. Independentemente da tecnologia que você usar no ensino à distância, é muito importante, pelo menos, colocar o seu rosto ou a sua voz. É uma maneira para estabelecer conexão com eles, e seria ótimo se você filmasse as suas aulas ou até mesmo fizesse um vídeo de check-in uma vez por semana.

8. Faça com que os seus alunos também se comuniquem

Elimine o isolamento da educação que pode será gerada pela tecnologia, permitindo que os seus alunos se comuniquem com frequência, e não apenas sobre o trabalho de classe! Aqui estão algumas técnicas:

  • Os bate-papos ao vivo permitem que você proponha conversas ao longo das aulas online. Certifique-se de definir algumas regras para garantir que todos alunos sejam ouvidos.
  • No momento em que seus alunos compartilharem trabalhos de classe de forma online, peça que os outros alunos cometem. É uma comunicação de suporte e cria uma rede.
  • Você também pode propor uma atividade fora do tema, onde os alunos possam postar sobre o que estão pensando.

9. Mantenha forte a sua relação com os seus estudantes

Seja caloroso e animado quando falar com os seus alunos. Mantenha as coisas dinâmicas com GIFs e emoticons, para que eles tenham uma ideia da sua voz e o seu humor. O ensino pela internet pode estimular a falta de atenção de qualquer um. Se você perceber que um aluno não está interessado na aula, entre em contato com ele para verificar se você pode ajudar. Você pode compartilhar as suas experiências com os alunos.

Familiarize-os com os seus animais de estimação, compartilhe algumas histórias do seu passado ou mostre a eles uma atividade de lazer que você gosta de fazer nas suas horas vagas. É uma atitude que faz com que os alunos se sintam confortáveis durante as aulas e estreitem o relacionamento com o professor.

Conclusão

O ensino à distância certamente provou que é uma benção para os alunos e professores, especialmente em tempos tão desastrosos. Mas o método regular de aprendizagem tem o seu lugar. É necessário se adaptar aos novos métodos de aprendizado, pois parece que o destino final do aprendizado será tão diferente no tempo e no local quanto nos pensamentos.

O aprendizado online tem muito potencial que ainda não foi descoberto no que diz respeito a interação entre professor e estudante. O ensino baseado na internet apresenta as suas próprias dificuldades. É tudo menos difícil sentir-se distanciado da aprendizagem do seu aluno ou acabar anotando mensagens sem parar. Você também pode ficar na dúvida do que é necessário, e se ver diante de muitas incertezas.

Continue sendo um educador que sintoniza, auxilia e apoia os alunos. Você é necessário agora tanto quanto era antes. Muitas fundações de aprendizagem estão utilizando a tecnologia e oferecendo treinamento online de alto nível. Programas de ensino à distância são adequados para vários tipos de alunos com diferentes necessidades.

Pode ser uma boa opção para especialistas auto-persuasivos que desejam criar a para eles mesmos, mas não conseguem ter o descanso necessário por causa das responsabilidades que carregam. Isso diminui essas dores cerebrais e evita que você gaste todos os seus recursos disponíveis, pois você pode economizar dinheiro aprendendo no seu próprio ritmo.

David

David

chief Editor