Wondershare DemoCreator
  • 1. Instantaneamente converta o texto em diferentes narrações, eliminando a necessidade de gravar a mesma coisa várias vezes.
  • 2. Encontre uma diversidade de recursos e avatares para atender às diferentes necessidades na produção e edição de vídeos.
  • 3. Inclua ou retire efeitos de cursor de maneira instantânea durante a gravação para manter o interesse da audiência.

As melhores atividades para envolver seus alunos no ensino online

David
16/01/2024 • Arquivado para: Dicas sobre educação

O mundo ao nosso redor passou por uma grande mudança e talvez essa tenha sido uma mudança irreversível e pode acabar levando a várias mudanças que irão criar para sempre uma impressão de como o mundo entrou nessa década e nos anos seguintes. Uma das mudanças que mais impactaram o mundo atual ocorreu no setor da educação, o que fez ser inevitável a mudança para o ensino online, onde aulas à distância tornaram-se o novo normal. Porém, existe um grande desafio que vem sido enfrentado pelos professores e ele tem sido a forma de envolver os alunos no ensino online. Aqui nós iremos oferecemos algumas sugestões sobre como transformar as suas aulas online em algo mais envolvente e divertido para seus alunos.

Dar prioridade às necessidades do aluno

Para garantir com que os seus alunos estejam envolvidos ativamente nas aulas online, é muito importante de que os professores e educadores façam questão de dar prioridade para as necessidades dos seus alunos sobre suas próprias necessidades e é aí que os fundamentos do ensino teriam que ser modificados. Enquanto que em uma aula física presencial, os alunos estão chegando no mesmo lugar onde o professor está, aqui o professor vai estar entrando virtualmente na premissa do aluno.

Isso exige uma abordagem onde as necessidades dos alunos são analisadas e também que o conteúdo que é feito é preparado adequadamente. Os professores precisam ser bastante criativos com os seus conteúdos para garantirem com que todos os membros da turma consigam fazer parte da sessão online.

O professor precisa evitar que aconteça comunicação unilateral e também deixar bem claro de que os alunos que estão entrando na aula podem muito bem pertencer a diferentes realidades e podem estar vindo de diferentes espaços e podem não conseguir ter a chance de esclarecer as suas dúvidas se qualquer uma surgir. Eles precisam garantir com que exista espaço suficiente para eles e não continuem avançando sem terem esclarecido todas as suas dúvidas.

Estender uma mão reconfortante

O mundo está vivendo momentos que nunca antes foram vistos e a saúde mental é algo que tem sido bastante discutido e os alunos não estão isentos desse stress que é causado por causa dessa pandemia e por causa disso, se torna uma parte muito importante do ensino garantir com que essa mudança para uma nova forma de ensino seja algo sutil e que ela seja feita sem nenhum problema para as crianças se sentindo confortáveis com os conceitos do ensino online. Também é algo muito importante de que os professores sejam um pouco mais tolerantes quando se trata da forma como os alunos respondem às perguntas nas aulas, pois muitos deles podem não se sentirem muito confortáveis com a ideia de aulas online.

Os alunos precisam também olhar para os seus professores e serem livres e abertos com os alunos ao compartilhar as suas questões sobre as sessões online e, assim que essas perguntas iniciais tenham sido esclarecidas, eles vão poder ser gerenciar as aulas online e entender o que está sendo ensinado de uma forma que seja a mais conveniente possível. Eles irão precisar que os seus professores segurem em suas mãos para fazerem uma transição suave para esta nova fase de aprendizado online e como a comunicação bidirecional ocorre no mundo atual.

Simplificar as lições as dividindo

Os alunos podem achar difícil se ajustar às aulas se elas forem muito longas e monótonas e os professores precisam fazer questão de dividir essas aulas em lições que sejam menores e mais factíveis, isso irá ajudar a reduzir a enormidade da lição e tornar o aluno mais confiante de ser capaz de concluir esta lição sem qualquer dificuldade. Aulas menores ajudam a reduzir a carga de trabalho dos professores e também a dos alunos, o que acaba tornando mais acessível e também focado no tópico em que precisa ser abordado naquela aula específica.

O tempo de atenção dos alunos, particularmente dos alunos mais novos, frequentemente é muito menor e isso significa que geralmente os alunos acabam achando muito difícil manter o foco sobre um conceito por muito tempo sem fazer uma pausa. Isso significa que geralmente os alunos acabam por perder os conceitos mais importantes quando os vídeos são grandes e exigem uma atenção contínua; portanto, um vídeo menor seria mais eficaz para transmitir o conhecimento para os alunos. Portanto, fazer vídeos mais curtos e também simplificar as aulas dividindo-as em componentes menores significaria que os vídeos terão uma eficácia maior do que os vídeos mais longos e monótonos.

Usar demonstrações

Uma aula presencial muitas vezes permite com que as pessoas pensem e ponderem sobre a lição que elas estão lendo, mas o mesmo não acontece com uma aula online e os vídeos com textos mais longos e em movimento contínuo são mais difíceis de se interpretar e internalizar pelos alunos, porque é mais do que apenas uma tarefa de ficar atento a um texto, em vez de tentar captar uma demonstração ou uma ilustração que está aparecendo na tela. Os professores definitivamente deveriam fazer questão de incluir o máximo de ilustrações possíveis nos seus trabalhos.

As ilustrações oferecem uma forma de memória visual que não será apenas retida, mas também oferece uma forma muito mais simples de se explicar o conceito para os alunos que, de outra maneira, achariam mais difícil interpretar os conceitos relacionados a um texto longo. Os gráficos, em particular, acabam por oferecer uma compreensão muito mais simples e apropriada sobre como um determinado conceito deve ser compreendido e, por isso, todo professor deveria ao menos tentar incluir esses gráficos em suas aulas online. As aulas online são ferramentas em que cada vez mais os alunos podem acessar informações, por isso, essas ilustrações precisam ser livres de qualquer jargão e serem compreensíveis para a maioria das pessoas sem nenhum viés e sem dificuldade. Isso acaba por tornar a aula online muito mais envolvente.

Definir metas para os alunos

Os alunos acham mais fácil de realizarem seus trabalhos e também de agendarem um plano quando têm uma meta à sua frente. Testes e exames ao longo dos anos vem sendo os principais exemplos desses objetivos, onde um programa maior acaba sendo dividido em unidades menores e as informações são então testadas para os alunos por meio de exames periódicos. Quando eles têm um exame para fazer, os alunos acabam se concentram muito mais no programa que está sendo ensinado. Os alunos precisam se certificarem que seus objetivos são alcançáveis e não devemos pressionar os alunos em excesso devido à ansiedade de viver nos tempos da pandemia.

Os professores também precisam orientar os seus alunos a respeito dos objetivos que foram definidos e que devem ser alcançados de uma forma que seja eficaz sem ter que causar muita pressão por parte dos alunos e como seu padrão de estudo deve ser estruturado de acordo. Esta é a forma mais simples de manter os alunos envolvidos no processo de ensino e também de monitorar o seu progresso continuamente e de também garantir com que eles não tenham que se estressar muito para concluir o curso e alcançar os seus objetivos.

Esforços interativos

Algumas vezes, a interação precisa ser um esforço voluntário que o professor precisa assumir, e isso vai significar de que o professor vai estar genuinamente tentando se envolver com os alunos na sessão e tornando sua sessão interativa. Quando ensinamos online, os professores acabam por muitas das vezes cometer erros de falarem sem parar e sem dar aos alunos a oportunidade de que eles se envolvem, e os alunos uma vez que são novos nesse conceito de ensino online, acabam achando um pouco difícil de interromper o professor e acabam sentindo essa inércia. Porém, se o professor tomar as medidas extras necessárias e fizer com que os alunos possam interagir e também participar das atividades em aula, isso ajudará realmente bastante com a criação de uma atmosfera que pode envolver muito mais os seus alunos na discussão.

Isso inclui fazer perguntas ou também fazer com que os alunos compartilhem as suas experiências de vida sobre os mesmos tópicos, assim como fariam na aula física. Os alunos vão se sentir muito mais envolvidos dessa maneira e uma outra forma muito eficaz de se fazer isso seria organizando atividades em grupo online que faria os alunos se envolverem da forma mais eficaz e tornando-se parte das discussões que estão acontecendo. A comunicação precisa ser mantida pelos dois lados o tempo todo.

Sessões de Feedback

O professor precisa se certificar de que ele ou ela seja uma espécie de prestador de serviço e tratar os alunos como os destinatários desse serviço e isso significaria que eles teriam que seguir continuamente o processo de feedback. O feedback aqui não significa apenas perguntar para os alunos se eles conseguiram entender o que está sendo ensinado em aula ou não, mas sim um processo contínuo que garante com que eles sejam capazes de compreender continuamente o que está acontecendo e responder de acordo também. Este processo também envolve muita auto-análise e também para fazer as perguntas mais pertinentes que às vezes podem ser mais difíceis de se fazer a si mesmo.

O professor não deve presumir a sua posição de uma leviana e garantir que eles continuem aprendendo sobre essa nova forma de educação de forma constante e também inovando o máximo possível. É aqui que eles precisariam continuar se avaliando com base na sua taxa de sucesso dos seus alunos e também precisariam ser responsáveis continuamente pelas ações dos alunos, especialmente aqueles que não estão tendo um desempenho muito bom. Eles teriam que se perguntar por que tal situação surgiu em que cada aluno não está tendo um bom desempenho por igual.

Tornar as aulas divertidas e apresentando jogos

Os alunos aprendem ainda mais quando o processo de aprendizagem é divertido e essa diversão que eles acabam tendo nesse processo de aprendizagem é muitas vezes fundamental para o quanto eles aprenderam. Um aluno feliz geralmente é aquele que está gostando das suas aulas e também aprendendo e isso o faz querer sintonizar com as aulas e se interessar pela aula, em vez de ser uma ação forçada que ele está fazendo por compulsão. A necessidade de transformar as aulas em algo mais divertido fica ainda maior quando as aulas são online e o professor não tem como acompanhar tudo o que acontece na aula.

Isso também torna ainda mais importante que o professor se envolva nessas atividades como jogos e em outros aspectos que sejam interessantes para os alunos e os deixem mais interessados sobre as aulas que estão acontecendo em sala de aula e não queiram desviar a sua atenção. Isso faz com que os professores ganhem uma atenção diferente e também respeito pelos alunos, eles passam a ouvir muito mais o seu professor, assim como a obedecer às suas ordens, tornando esta uma das técnicas mais importantes para tornar as aulas interessantes.

Ser apresentável e enérgico

Um professor com uma boa aparência e também que consegue falar com muita energia, faz com que os alunos concentrem a sua atenção naquilo que o professor está falando, além dos conceitos do que o professor está dizendo. É muito importante que o professor use a sua voz de forma modular entre diferentes tópicos para apresentar o máximo de conceitos da maneira mais interessante possível. O professor precisa ser extremamente energético e manter o interesse dos alunos reforçando a importância dos aspectos dos assuntos e também conseguir prender a atenção deles quando for necessário o que pode fazer com que os alunos notem tudo o que está acontecendo durante a aula.

Um professor que não tem muita energia faz toda a turma perder o interesse pela aula, e numa aula online, uma vez que o aluno perde o interesse, fica muito difícil recuperá-la e fazer o aluno voltar a focar em estudar. Os professores precisam estar no seu melhor estado em todos os momentos e isso os envolvem em procurar por cuidar de sua voz e de outros aspectos de seu ensino, a fim de estarem no topo de seu jogo. De qualquer maneira, por essa ser uma nova experiência de ensino, acaba envolvendo um pouco mais de energia. Esta é uma resposta para a pergunta que muitas pessoas se fazem sobre como você pode envolve os alunos no aprendizado online, o que será mais significativo.

Lidar cuidadosamente com os alunos

Como já mencionamos, este é um formato novo de ensino e também de aprendizagem e por causa disso, alguns alunos podem acabar demorando um pouco mais do que outros para se ajustarem aos conceitos de ensino online e, portanto, os professores também devem ter muita paciência durante a aula. Os alunos precisam ser tratados com muita humanidade e com cuidado enquanto eles estão se adaptando à nova forma de aulas. O professor vai estar vacilando nos seus deveres se eles esperar cedo demais muito dos alunos e, portanto, é muito importante para eles incentivá-los a aprender em seu próprio ritmo e confiar que eles eventualmente os alcançarão.

Ensino online assíncrono

Antes da aula começar, os professores podem criar um vídeo de introdução sobre a estrutura da aula usando o gravador de tela online do Wondershare DemoAir gratuito. A criação de um screencast permite que os alunos assistam à aula do dia podendo voltar e pausar. Isso vai ser ainda mais incrível se você adicionar a sua voz nas apresentações de suas aulas. Criar uma apresentação narrada pelo Google Slides ou Docs permite com que todos os alunos entendam as informações.

[匹配渠道块数据有误demoair-install-button.html]

Quando os alunos encaram uma tarefa mais complexa, você pode também gravar uma orientação explícita para eles. Dar feedbacks verbais para o trabalho dos alunos vai fazer com que eles fiquem mais focados e compreendam melhor o processo de revisão. Dar um feedback mais pessoal através de vídeo também melhora o pensamento crítico dos alunos. Os professores também podem querer incentivar os seus alunos a praticar sua pronúncia, fala, ilustração e assim como a sua fluência em leitura com o gravador de tela DemoAir baseado na web.

Conclusão

Não existe nenhum aluno que não queira ir bem e essa tentativa dos professores de se envolverem faz muita diferença no psicológico dos alunos e os envolve na aula enquanto tentam entrar no molde das aulas online. Basta alguns cuidados para ajudar muito no desenvolvimento dos alunos de forma a torná-los melhores alunos mesmo no formato de aulas online. Este pequeno passo precisa ser dado pelos educadores.

David

David

chief Editor